Balcão Multiserviços
O Balcão Multisserviços (BMS) é um posto de atendimento (balcão único) que agrega a prestação de vários serviços de entidades diferentes. Com uma só senha, o cidadão pode tratar de múltiplos assuntos de uma só vez, de forma cómoda e expedita. O BMS encontra-se presente na maioria das Lojas do Cidadão e em vários pontos de atendimento municipal.

Iniciativa: Balcão Multiserviços
Entidade: AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
Destinatários/Beneficiários: Cidadãos nacionais e estrangeiros
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de situação: Em curso
Site: www.portaldocidadao.pt e www.ama.pt

Descrição pormenorizada

O Balcão Multisserviços (BMS) foi criado em 17 de Dezembro de 2007, na Loja do Cidadão de Odivelas, para prestar um atendimento multifuncional e generalista, para serviços com um nível de especialização reduzida.

O BMS é a natural evolução dos PAC (Ponto de Atendimento ao Cidadão), que combinam serviços da Administração Central e Local, agregando ainda mais serviços e parceiros de acordo com as especificidades de cada localidade.

Nestes balcões, os cidadãos podem tratar de assuntos relacionados com vários serviços públicos, com uma só senha. Podem renovar ou alterar dados da Carta de Condução, pedir o cartão europeu de seguro de doença, requerer licenças municipais, e, nalguns casos, aceder a serviços da Segurança Social.

Algumas das entidades parceiras do BMS,  são, entre outras, as Câmaras Municipais, Administração Regional de Saúde, Instituto Mobilidade Transportes Terrestres, Instituto da Segurança Social, ADSE - Direcção Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública e Caixa Geral de Aposentações.

A partir de 2010 o BMS também passou a incentivar a utilização dos serviços electrónicos. Os balcões foram dotados de dois ecrãs (um para o funcionário e outro para o cidadão) e de leitores de CC permitindo-lhes assim, não só aumentar a transparência e oferta de serviços prestados, mas também demonstrar ao cidadão como pode tirar partido dos serviços disponíveis em linha.

Próximas Acções
Está estipulado que, até final de 2012, todos os PACs (Ponto de Atendimento ao Cidadão) sejam substituídos por um Balcão Multisserviços, oferecendo mais serviços ao cidadão e melhores condições aos funcionários que prestam o atendimento, criando assim uma rede nacional com cerca de 120 Balcões Multisserviços.  

Site
www.portaldocidadao.pt www.ama.pt

Resultados
Em Fevereiro de 2012 existem mais de 55 Balcões Multisserviços em Portugal continental oferecendo, em média, 70 serviços de 11 entidades. Em 2011 a rede BMS  registou cerca de 338 mil atendimentos.

Ponto de Contacto

Ana Luísa Neto Guerra
Coordenadora do Departamento das Lojas do Cidadão e da Empresa
AMA
Tel: (+351) 217 231 200
ana.l.guerra@ama.pt

Última Actualização: 28 de Fevereiro de 2012