Balcão Único da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP)
Iniciaram-se a 24 de Setembro de 2009 obras no rés-do-chão da Biblioteca Pública Municipal do Porto, destinadas a criar um novo serviço de acolhimento e atendimento aos leitores. Através de uma profunda requalificação do local que, nas últimas décadas, tinha sido utilizado apenas como portaria e bengaleiro da Biblioteca, surgiu um espaço acolhedor que disponibiliza novas valências, concentrando funções que até agora estavam dispersas em vários locais. O projecto de arquitectura e obra ficaram a cargo da empresa municipal DomusSocial.

Iniciativa: Balcão Único da Biblioteca Pública Municipal do Porto (BPMP)
Entidade: Câmara Municipal do Porto – Biblioteca Pública Municipal do Porto
Entidades parceiras: DomusSocial, E.M.
Destinatários/Beneficiários potenciais: Actuais e futuros leitores da BPMP
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Concluída
Site: www.cm-porto.pt


Este novo serviço, criado com o apoio da candidatura SAMA (Sistema de Apoio à Modernização Administrativa) – Medida 4, é o primeiro ponto de paragem onde o leitor poderá depositar os seus objectos pessoais, obter informações sobre a Biblioteca, sobre as suas actividades e os seus serviços.

Trata-se de um novo espaço de acolhimento onde estão concentradas funções de atendimento, de orientação para os diversos serviços de leitura, alargando-se a outras valências técnicas, tais como, entrega de pedidos de reprodução documental, pedidos de inscrição de leitor, devolução de documentos, marcação de visitas, venda de publicações, entre outras.

Recomendações

Ao acolhimento e acompanhamento de novos leitores é dada uma particular atenção, o mesmo acontecendo com os leitores com mobilidade reduzida. A inscrição de leitores e a emissão dos respectivos cartões e a devolução de livros ou renovação de empréstimo domiciliário são algumas das funções que o público, de forma mais cómoda, encontra neste balcão, sem necessidade de se deslocar às Salas de Leitura do 1º piso.

Próximas Acções

Esta medida está interligada com a Medida 13 – Desmaterialização do processo de requisição de leitura da BPMP (em fase de desenvolvimento), com a qual se prevê a desmaterialização do circuito, público e interno, de requisições de leitura em regime presencial e, consequentemente a melhoria do serviço de atendimento do Balcão de Atendimento ao Leitor.

Anexos

Imagens alusivas ao Projecto BPMP - antes e depois das obras (pdf, 472 KB)

Resultados


As novas funções do Balcão de Atendimento ao Leitor, a nova imagem do local onde os utilizadores têm o seu primeiro contacto com a Biblioteca e a melhoria das condições de comunicação com o público traduzem-se já num acréscimo da qualidade dos serviços prestados e consubstanciam uma primeira etapa de um processo mais vasto de modernização dos serviços da Biblioteca Pública Municipal do Porto. 

Horário e Contactos do BAL

O horário de funcionamento do Balcão de Atendimento ao Leitor (BAL) é das 10:00h às 18:00h, segunda-feira e sábado e das 9:00h às 19:30h, de terça a sexta-feira.

A prestação dos vários serviços do BAL também poderão ser solicitados através do telefone 225 193 480, do fax 225 193 488 e/ou por e-mail: bpmp@cm-porto.pt.

Ponto de Contacto

Agostinho Cardoso agostinhocardoso@cm-porto.pt
 
Adília Almeida adiliaalmeida@cm-porto.pt

Isabel Santos isabelsantos@cm-porto.pt 

 Última Actualização: sexta-feira, 23 de Julho de 2010