Assistente Virtual "pergunte à ANACOM"
O serviço Assistente Virtual "pergunte à ANACOM"" destina-se a todos os utilizadores do portal do consumidor da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) que queiram esclarecer dúvidas sobre temas do sector das comunicações.

 

 

Título

Assistente Virtual "pergunte à ANACOM"

Entidade
Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM)

Entidades parceiras
Empresa que desenvolveu a tecnologia – Inbenta (https://www.inbenta.com/)
Representante em Portugal – Decision (http://www.decision.pt/)

Destinatários/Beneficiários potenciais
O serviço destina-se a todos os utilizadores do portal do consumidor da ANACOM  (www.anacom-consumidor.com) que queiram esclarecer dúvidas sobre temas do sector das comunicações.

Ponto de Situação
Concluído.

 
Taxionomia
Informação ao consumidor

Descrição breve
Pretendeu-se criar um atendimento virtual que respondesse, automaticamente, às questões mais frequentes dos utilizadores do portal do consumidor da ANACOM.
 
Descrição pormenorizada
Trata-se de uma área informativa interativa, que permite esclarecer as dúvidas sobre diversos temas, como o roaming, a portabilidade, os serviços de valor acrescentado baseados em SMS, entre outros.

A utilização do serviço processa-se de forma simples: basta escrever a questão na área de texto para que, de imediato, sejam devolvidas uma ou várias respostas, dependendo o resultado da forma como a questão é colocada.

A exposição da pergunta não obriga ao uso de termos técnicos específicos, podendo o utilizador escrever de forma semelhante àquela que utilizaria para falar com um operador de call-center.

Este serviço permite que a ANACOM monitorize a utilização das perguntas colocadas pelos utilizadores e, sempre que necessário, adite novas perguntas e respostas à base de conteúdos que suporta o Assistente Virtual. Esta informação está também disponível para consulta a partir da Lista de temas, na interface principal do Assistente Virtual "pergunte à ANACOM".

Recomendações
É especialmente importante a análise dos dados recolhidos no backoffice do serviço. A análise destes dados permite perceber o desempenho da ferramenta e conhecer a percentagem de sucesso das respostas devolvidas pelo sistema às perguntas dos utilizadores. Permite ainda identificar quais as perguntas que não originaram resposta e, dessa forma, completar a informação em falta.

É através desse acompanhamento que o serviço se vai tornando mais robusto e com um melhor desempenho.

Próximas Acções
Outras informações complementares que indiquem quais as próximas acções de desenvolvimento e/ou disseminação da Iniciativa.

Em 2016 está prevista a alteração da imagem do serviço mantendo-se as funcionalidades atualmente existentes.
 
Ponto de Contacto
info@anacom.pt

Anexos
Lista de perguntas e respostas sobre o assistente Assistente Virtual "pergunte à ANACOM" -  http://www.anacom-consumidor.com/pergunte-anacom#_48_INSTANCE_SP52PIfTru64_=http://anacom-consumidor.inbenta.com/
 
Site
Portal do Consumidor da ANACOM em http://www.anacom-consumidor.com/pergunte-anacom#_48_INSTANCE_SP52PIfTru64_=http://anacom-consumidor.inbenta.com/

Última atualização: 05-09-2016