AlvaiázereEduca
O projecto AlvaiázereEduca integra um conjunto de acções que visam contribuir para a optimização do processo de ensino-aprendizagem no concelho de Alvaiázere e que permite que o Município de Alvaiázere se assuma como parceiro activo de cada um dos estabelecimentos de ensino do concelho por forma a contribuir para a operacionalização do respectivo projecto educativo.

Iniciativa:
AlvaiázereEduca
Entidade: Câmara Municipal de Alvaiázere
Entidades parceiras: Agrupamento de Escolas de Alvaiázere; Escola Tecnológica e Profissional de Sicó; CEARTE; Juntas de Freguesia do Concelho de Alvaiázere; Guarda Nacional Republicana; Bombeiros Voluntários de Alvaiázere; Associações do concelho.
Destinatários/Beneficiários potenciais:População Escolar do concelho de Alvaiázere.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Em relação ao ano lectivo 2007/ 2008, o projecto AlvaiázereEduca encontra-se concluído, embora tenha continuidade nos anos lectivos subsequentes.


A Câmara Municipal de Alvaiázere, consciente das fragilidades que se fazem sentir neste território, à semelhança do que se verifica na maioria dos concelhos de interior, como sendo a dificuldade em conseguir a fixação da população e, consequentemente, o seu envelhecimento, tem vindo a assumir, em parceria estreita com os diversos estabelecimentos de ensino do concelho, no âmbito das suas atribuições e competências, uma política de acção pró-activa que permite perspectivar Alvaiázere como o melhor município para estudar.

Todos os anos lectivos, então, estrutura-se um plano de acção, sob a denominação “AlvaiázereEduca”,que resulta de um trabalho de parceria com as Juntas de Freguesia, os diversos Estabelecimentos de Ensino e associações culturais e desportivas por forma a garantir um trabalho cooperativo que optimize os recursos existentes e para assegurar uma oferta educativa diversificada que vá ao encontro dos interesses dos alunos e das necessidades que se fazem sentir, em termos de formação profissional, no mundo empresarial local/ regional.

Este projecto transversal, desenvolvido ao longo de todo o ano lectivo, acolhe um conjunto de iniciativas que visam dar resposta às várias necessidades que se fazem sentir, em matéria de educação, no concelho de Alvaiázere.

Actividades do AlvaiázereEduca

No âmbito do projecto AlvaiázereEduca (edição 2007/ 2008) efectuaram-se diversas obras de requalificação, manutenção e embelezamento das várias escolas de 1º CEB e de Educação Pré-escolar por forma a garantir o conforto e o bem-estar das crianças. Para além destas intervenções, os diversos estabelecimentos de ensino foram equipados com ferramentas de trabalho que asseguram a ligação das escolas ao mundo global que habitamos (através da instalação de computadores, Internet e outros periféricos informáticos de suma importância).

Em matéria de transportes foram também assumidas medidas que garantem o apoio aos educandos e respectivas famílias: o município organiza e assegura, gratuitamente, os transportes escolares necessários para o desenvolvimento das AEC’s e de outras actividades complementares de acção educativa. Foram também atribuídas carrinhas às diversas Juntas de Freguesia para proceder ao transporte dos alunos.

Ao nível das Actividades de Enriquecimento Curricular, o Município assegura uma formação pedagógica de qualidade que promova a fixação de jovens no concelho. Assim, procede à celebração de um Contrato a Tempo Certo com professores detentores de formação adequada (que desta forma sentem maior motivação e envolvimento). Para além disto, estabeleceu um protocolo com a Universidade de Aveiro que acompanha o desenrolar das actividades e que procede à respectiva coordenação científica e pedagógica.

As instalações desportivas municipais foram colocadas ao dispor dos diversos estabelecimentos de ensino para assegurar as aulas de Educação Física de todos os graus de ensino.

Ao nível da Componente de Apoio à Famiília, fornecimento das refeições (quando os alunos se encontram em formação e quando se deslocam à sede de Concelho para participar em actividades), o Município fornece refeições, através da cozinha própria, a cerca de 62% dos alunos a frequentar o pré-escolar e o 1º CEB; para os restantes assina protocolos com três Instituições de Solidariedade Social (ASCRA – Almoster, ACREDEM – Maçãs de Dona Maria e Centro Cultural e Recreativo da Freguesia de Pussos). Por sua vez, para garantir o Prolongamento de Horário, realizaram-se diversas obras para preparar as salas e foram equipadas a nível pedagógico e lúdico.

Para que os jovens tenham capacidade de resposta às exigências do mercado de trabalho, o Município promoveu uma série de actividades e formação (contratando uma empresa especializada na área e mobilizando os professores) que culminou na realização de feiras do empreendedor.

Alvaiázere VIVA

O Município de Alvaiázere implementou um programa de ocupação de jovens - Alvaiázere VIVA destinado aos alunos a frequentar o 1º e 2º CEB; funciona aos sábados e durante uma semana na interrupção lectiva do Natal e da Páscoa e durante um mês nas do Verão. Divididas em duas componentes (desportiva e cultural - incluindo oficinas diversas: letras; património; línguas; empreendedorismo, Música e Desporto), as actividades estimulam uma atitude de respeito pela identidade e história do município, ao mesmo tempo potenciam maior autonomia, assertividade, espírito crítico e iniciativa empreendedora.

O Município visa fomentar também a aquisição de conhecimentos na área da segurança e esclarecer a comunidade escolar do Concelho acerca dos cuidados a ter em matéria de protecção, pelo que promove a Semana da Protecção Civil e da Segurança Rodoviária (as actividades são preparadas numa estreita colaboração entre o Gabinete da Protecção Civil e Técnico Florestal da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Bombeiros Voluntários, Agrupamento de Escolas e Escola Tecnológica e Profissional de Sicó).

Destaque para a distribuição de kit’s de 1os socorros (em todas as escolas de 1ºCEB e Jardins de Infância), para a sensibilização dos Pais a que se procedeu nas escolas para a utilização dos sistemas de retenção e das cadeiras. As crianças foram trazidas à sede do concelho para visionar um filme temático referente a uma situação de sismo e visitaram exposições diversas no espaço do Museu Municipal.

Educação e do Ambiente

O Município de Alvaiázere realiza a “Semana da Educação e do Ambiente”. Destaque para as peças de teatro, para os espectáculos, para as palestras sobre a defesa do património florestal, alcoolismo e tabagismo, para os workshops diversos e para a tertúlia Letras ao seu Café. Esta semana culmina com a realização de um Sarau Cultural totalmente assegurado pelos alunos do concelho em que mostram os seus talentos ao nível da música, da dança, do teatro e da leitura.

Ainda a nível ambiental, o Município colocou ecopontos para depósito de materiais recicláveis em todas as EB1 e implementou, no início deste ano lectivo, um projecto que potencie a prática de compostagem nas Escolas Básicas do Concelho. O Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal desenvolveu o projecto de Carvalho Cerquinho, que consiste na plantação destas árvores em terrenos baldios cedidos pela Câmara Municipal.

A Biblioteca colabora no tratamento documental dos fundos das Bibliotecas Escolares, assegura a animação das mesmas e tem vindo a rentabilizar os seus recursos através de uma acção concertada resultante da organização da Rede de Bibliotecas de Alvaiázere. Ainda no que se refere à actualização do fundo documental das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas, o Município de Alvaiázere assume o financiamento de 5.700,00€ para aquisição de livros recomendados pelo PNL.

Cultura e Parcerias
 
Através dos Serviços Educativos, o Museu Municipal, no ano lectivo 2007/2008, promoveu visitas guiadas no Museu e ao património cultural do concelho, assinalou efemérides (Jornadas Europeias do Património, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e Dia Internacional dos Museus - através da realização de um passeio pedestre) e promoveu espaços de diálogo e reflexão (colóquios, workshops e oficinas temáticas).

Ainda no âmbito das actividades municipais, os estabelecimentos de ensino e, consequentemente, os alunos, são convidados a participar em diversos concursos, como sendo o do “Cantar dos Reis” e o dos “Presépios”, que visam estimular a sua criatividade e manter vivas tradições que marcam a nossa identidade enquanto povo.

Anualmente tem lugar a Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato, uma mostra da actividade empresarial e associativa do concelho. No recinto desta feira é criado um espaço (“Espaço Educação”) em que as escolas são convidadas a expor trabalhos que ilustrem as actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo.

As políticas preconizadas pelo Município de Alvaiázere assentam em práticas que facilitam o desenvolvimento estratégico do sistema educativo e a construção (literal e simbólica) de escolas de qualidade. Assim sendo, o Município presta serviços que visam colmatar carências (económicas, afectivas e culturais) sentidas pela comunidade.

Para o efeito, estimula a criação de parcerias de cooperação (com as escolas do concelho, com as instituições, associações e tecido empresarial), mobiliza todos os seus serviços e disponibiliza os recursos técnicos, financeiros e humanos por forma a estruturar um programa integrador e estruturado – AlvaiázereEduca – que, ao longo do ano lectivo, contribui de forma inequívoca para a formação das crianças, jovens e adultos que elegem o Município de Alvaiázere como “o melhor município para estudar”.

Tecnologia

Por forma a operacionalizar este projecto, como referido, o Município de Alvaiázere investiu em equipamento informático por forma a equipar as escolas com computadores e acesso à Internet.

Desta forma garantiram-se ferramentas que asseguram a rápida e efectiva circulação de informação entre os diversos agentes que participam neste conjunto de acções. Para além disto, o Sítio de Internet do Município de Alvaiázere assume-se como plataforma para a qual converge toda a informação referente a iniciativas na área da educação.

Recomendações

Para dar corpo e forma a um projecto transversal com estas características revelou-se indispensável fomentar um contacto permanente com o Agrupamento de Escolas e com a Direcção dos diversos estabelecimentos de ensino. Para além disto, é essencial que todas as acções sejam estruturadas com conhecimento e com a participação de todos os agentes num espírito de diálogo e partilha.

Outro aspecto relevante, no que se refere à implementação de um projecto com esta dimensão e características, prende-se com o envolvimento de toda a comunidade e de todas as estruturas concelhias.

Assim, a celebração de protocolos de colaboração com a GNR, Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, juntas de Freguesia e Associações do concelho assumiu-se como a espinha dorsal de todo o projecto. Naturalmente que a efectivação desta estrutura de base na qual assenta o AlvaiázereEduca resulta de um processo negocial construído à base do diálogo e do espírito de cooperação.

Em termos de operacionalização foi determinante o facto de os diversos agentes envolvidos terem participado em processos de avaliação e ajuste das diversas iniciativas ao longo do ano lectivo.
 
Assim, recomenda-se o envolvimento efectivo de todos os parceiros que possam tomar parte activa num projecto com as características daquele que aqui se apresenta.

Próximas Acções

O Município de Alvaiázere continuará a promover as iniciativas que já integraram o projecto AlvaiázereEduca e outras que se consideram determinantes para o desenvolvimento da Educação em Alvaiázere. Para além disto, far-se-á maior investimento em algumas das acções já descritas e que ganharão a dimensão de projecto.

Anexos

Educação e Conhecimento - Alvaiázere Educa – Paulo Morgado, Câmara Municipal de Alvaiázere, 2009 (pdf, 1,98 MB)

Ficha de candidatura aos Prémios de Reconhecimento à Educação 2009 - Miguel Carvalho e Sandra Simões, Câmara Municipal de Alvaiázere, 2009 (pdf, 832 KB)

Resultados

Este projecto arrecadou o segundo lugar nos Prémios de Reconhecimento à Educação 2009, promovido pela SINASE/Groupvision, na categoria “O Melhor Município para Estudar”.

Ponto de Contacto

Abílio Miguel Marques Carvalho
Técnico Superior
miguel.carvalho@cm-alvaiazere.pt  

Sandra Paula Jesus Simões
Técnica Superior
sandra.simoes@cm-alvaiazere.pt  

Gabinete de Educação, Cultura e Desporto
Câmara Municipal de Alvaiázere
Tel.: (+351) 236 650 600


 Última Actualização: sexta-feira, 23 de Outubro de 2009