Active Sintra
Título
Active Sintra
Entidade
Câmara Municipal de Sintra
Entidades parceiras
Projeto desenvolvido na totalidade pela Câmara Municipal de Sintra, contando com a participação de operadores turísticos (alojamento e empresas de animação turística), para a divulgação das suas atividades.
Destinatários/Beneficiários potenciais
Visitante ou turista que pretenda uma estadia em Sintra virada para a prática de um Turismo Ativo.
Ponto de Situação
Portal bilingue, cujas versões em português e inglês estão concluídas. Em estudo está a possibilidade de desenvolver o portal noutras versões (exp. espalhol, francês ou alemão).
Está, ainda, a ser desenvolvida uma campanha de divulgação, a nível nacional e internacional, especificando todas as atividades que podem ser desenvolvidas em Sintra, bem como as unidades de alojamento com condições para receber os praticantes de turismo ativo.
Custos envolvidos
Registo do domínio e desenvolvimento do logotipo.
Taxionomia
Sintra tem um Parque Natural com cerca de 15 mil hectares e uma zona costeira com praias de qualidade comprovada. Tornava-se óbvio abrir uma ‘porta’ que permitisse ao visitante descobrir Sintra através do turismo ativo, com a criação de medidas inovadoras para uma visitação sustentada. Estratégia promocional de um produto turístico em rede.
Descrição breve
A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com dois promotores turísticos, decide lançar em 2015 a marca ActiveSintra, à qual esta associada o portal www.activesintra.com.
Trata-se de um programa de promoção turística que promove o turismo ativo para atrair visitantes na época baixa e por períodos mais prolongados. O portal ActiveSintra é uma ferramenta segura e de qualidade que ajuda o visitante a planear e a decidir, com mais comodidade, a sua viagem, programa, fim de semana, passeio ou momento de lazer em Sintra.
Os objectivos estratégicos passam por envolver atores locais ligados ao turismo ativo; potenciar a marca ActiveSintra; promover um conjunto de iniciativas como caminhadas, escalada, BTT, bodyboard, entre outros,em Sintra; transformar o concelho num destino de excelência, ao nível do turismo ativo; aumentar a taxa de ocupação hoteleira.
Descrição pormenorizada
Para a implementação deste projeto, começou por contactar-se todos com parceiros e cativar stakeholders. Para isso, foi enviado um e-mail institucional, convidando-os a participar ativamente no projeto, destacando as vantagens da sua adesão:
- Maior volume de negócios;
- Reforço da imagem de Sintra como destino de Turismo Activo;
- Acesso a clientes internacionais;
- Apoio Associação de Turismo de Lisboa e do Turismo de Portugal.
Em relação ao desenvolvimento do projeto, começou por criar-se o logotipo, depois foi feita toda a recolha de informação, bem como a arquitectura do site. Posteriormente foi realizado o registo e desenvolvimento do sítio de Internet, um folheto bilingue de divulgação a par da criação de um stand com a imagem da marca (a ser utilizado em feiras nacionais e internacionais do sector) e realização e campanha de divulgação da marca e do portal.
A campanha de divulgação internacional do projeto teve o seu início no mês de fevereiro 2015, em Los Angeles, na Travel & Adventure Show. Há intenção, também, de divulgar a marca Active Sintra em feiras como: Tour Natur 2015 | Dusseldorf, Alemanha; Destinations Nature 2015 | Paris, França; The Telegraph Outdoor Adventure and Travel Show 2015 | Londres, UK; Nordic Outdoor/ Travel and Tourism Fair 2015 | Gothenburg, Suécia; e MATKA Nordic Travel Fair 2015 | Helsínquia, Filândia.
A nível nacional, haverá uma forte colaboração com as Entidades Regionais de Turismo; participação na BTL e feiras do segmento Turismo Natureza; Blogues de viagens; redes sociais e operadores turísticos.
Tecnologia
Para desenvolver o portal activesintra.com, a Câmara de Sintra optou por utilizar a plataforma Weebly, com serviços mais fáceis e intuitivos e já com algumas opções pré-definidas, uma vez que o site iria ser criado e implementado de raiz por técnicos do Departamento de Cultura, Juventude e Desporto, da Câmara Municipal de Sintra.
Numa primeira fase, o objectivo foi capacitar os técnicos da autarquia para o uso da plataforma Weebly, abordando os principais recursos da ferramenta: depois, exemplificar a criação de material didático digital utilizando a ferramenta Weebly; e, finalmente, começar a produzir material didático digital, reconhecendo as potencialidades do uso de tecnologias da informação.
Recomendações
Criar um portal onde estão disponíveis todos os tipos de desportos e atividades ligadas ao Turismo Atuvo, bem como os alojamentos, é uma mais valia para quem pesquisa este tipo de informação. Está tudo ali! À distância de um clique.
Próximas Acções
-
Elaborar relatórios semestrais com dados fornecidos pelas empresas de animação turística e unidades hoteleiras;
-
Desenvolver métodos de monotorização de atividades, como BTT, pedestrianismo ou geocaching;
-
Contadores de visualização do site, FB e Tweeter.
Ponto de Contacto
Maria João Raposo
Diretora do Departamento de Cultura, Juventude e Desporto
Câmara Municipal de Sintra
+351 21 923 61 13
mjraposo@cm-sintra.pt | dcd@cm-sintra.pt
Site
www.activesintra.com
Resultados
Espera-se que o concelho de Sintra se torne num destino de excelência, ao nível do Turismo Ativo, com a promoção de um conjunto de iniciativas como caminhadas, escalada, BTT, bodyboard, aumentando, simultaneamente, a taxa de ocupação hoteleira.
Última atualização: 11-05-2015