5 ao Dia, Faz Crescer com Energia
O programa "5 ao Dia, Faz Crescer com Energia" promove o consumo diário de, pelo menos, cinco frutas e hortícolas com o fim último de potenciar uma alimentação saudável e contribuir para a prevenção de diversas doenças crónicas associadas a maus hábitos alimentares. A ARS Alentejo pretende com este programa dar a conhecer a crianças e jovens diversos tipos de frutas e hortícolas e alertar para a necessidade de uma alteração de hábitos de consumo de forma a promover uma alimentação saudável e combater a obesidade.
Iniciativa: 5 ao Dia, Faz Crescer com Energia
Entidade: Administração Regional de Saúde do Alentejo I.P. (ARSA,IP)
Destinatários/Beneficiários potenciais: Crianças e jovens com idade escolar entre os 7 e os 12 anos, respectivos pais, professores e escolas e a sociedade em geral.
Categoria: Serviços ao Cidadão
Ponto de Situação: Desde o início do programa, 16 de Outubro de 2007 até Março de 2009, o Mercado Abastecedor da Região de Évora (MARÉ) já recebeu 1442 crianças oriundas de 21 escolas do Distrito de Évora, Beja e Portalegre. 


A ARS Alentejo assinou em Maio de 2007 um protocolo de colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Évora (MARÉ) e com a Direcção Regional de Educação do Alentejo (DREA) visando a implementação do programa "5 ao Dia, Faz Crescer com Energia", que se insere no Programa de Combate à Obesidade no Alentejo. O Dia 16 de Outubro de 2007 – Dia Mundial da Alimentação, foi a data escolhida para o arranque desta iniciativa, a qual contou com um grupo de crianças da Escola de Santa Clara – Évora e alguns representantes das entidades colaboradoras nesta iniciativa.

Este programa destina-se a crianças e jovens com idade escolar entre os 7 e os 12 anos, pais, professores e Escolas e assenta na importância do consumo diário de, pelo menos, cinco porções de frutas e hortícolas, contribuindo para a prevenção de diversas doenças crónicas, nomeadamente a obesidade, potenciando assim uma alimentação saudável junto da população infanto-juvenil.
Sendo objectivo deste programa alterar mentalidades e hábitos alimentares de modo a promover uma alimentação saudável e combater a obesidade, o seu desenvolvimento passa por:
  • Uma ampla campanha de comunicação institucional;
  • Acções a desenvolverem em Escolas do 1º e 2º Ciclo enquadradas no âmbito do Programa de Enriquecimento Escolar, no Complemento de Enriquecimento Curricular e nos conteúdos pedagógicos associados à Roda dos Alimentos. Para cada faixa etária são propostas actividades práticas adequadas que integram sempre a componente da alimentação saudável e alteração de hábitos alimentares;
  • Conferências dadas por especialistas em nutrição nas escolas com ilustrações associadas sobre o programa 5 ao Dia;
  • Visitas das escolas aos Mercado Abastecedor da Região (durante todo o ano lectivo). Esta visita está organizada para grupos escolar de 25 a 30 alunos, inclui visita às boxes de fruta e hortícolas seguida de uma sessão de informação sobre alimentação saudável, no final cada criança têm a possibilidade de semear uma leguminosa e elaborar uma salada de fruta.
A divulgação do programa “ 5 ao Dia – Faz Crescer com Energia” está também a ser feita através de circulares, folhetos e correio electrónico “emails” para todas as escolas dos distritos de Évora, Portalegre e Beja, e de acordo com o plano curricular dos alunos do 1º e 2º ciclo, está a ser elaborado um guia de actividades para apoio aos professores. Este guia contém um conjunto de sugestões de actividades adequadas aos diversos níveis de ensino e fáceis de adaptar aos alunos e ao planeamento pedagógico.

Estão ainda a ser organizadas actividades promotoras de consumo de frutas e hortícolas nas escolas, para Pais, Professores e toda a comunidade educativa.

Próximas Acções
  • Implementação deste Programa em outros mercados abastecedores de Portugal como Porto, Braga e Coimbra;
  • Organização de visitas de estudo a produtores de hortofrutícolas do Alentejo.
Anexos

Folheto do “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia” (pdf, 160 KB)

Programa do “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia” (pdf, 88 KB)

Imagens do “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia” (pdf, 156 KB)

Resultados

No final do Ano lectivo 2007-2008 foi efectuado uma avaliação ao programa através de inquérito enviado às escolas que participaram no Programa “5 ao Dia, Faz Crescer com Energia”.

Pela análise dos inquéritos concluímos que, de uma forma geral, os professores verificaram uma alteração significativa nos lanches das crianças e uma maior sensibilização por parte delas para as boas práticas alimentares. 

Ponto de Contacto

Maria José Tropa
Mercado Abastecedor da Região de Évora
Tel: (+351) 266 759 030
Telm: 964 040 511  
mariajosetropa.mare@mail.telepac.pt

Cristina Miranda 
Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma Contra a Obesidade
Tel: (+351) 266 737 500 
inteprecoce@arsalentejo.min-saude.pt

 Última Actualização: terça-feira, 16 de Junho de 2009