“PLATAFORMA MEDVET” - Base de Dados de Medicamentos, Produtos e Biocidas de Uso Veterinário
A Medvet é uma plataforma de pesquisa que visa disponibilizar ao utilizador informações relativas a Medicamentos Veterinários, Produtos de uso Veterinário e Biocidas de uso Veterinário, assim como os respetivos Resumo das Características do Medicamento Veterinário (RCMV) e literatura, Resumo das Características do Produto de Uso Veterinário e Sumário das Características do Produto.

Título
“PLATAFORMA MEDVET” - Base de Dados de Medicamentos, Produtos e Biocidas de uso Veterinário
 
Entidade
Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) – Divisão de Gestão e Autorização de Medicamentos Veterinários.

Entidades parceiras
Esta iniciativa teve a parceria da empresa: Simposuim, Digital Healthcare  

Destinatários/Beneficiários potenciais
Stakeholders da DGAV, designadamente médicos veterinários, agentes económicos do setor, associações ligadas à pecuária, detentores de animais e público.

Ponto de Situação
O projecto está concluído, embora sempre em actualização.

Custos envolvidos
Este projeto não teve custos para a DGAV, já que a tecnologia e meios para o seu desenvolvimento foram disponibilizados pela “Simposium Digital Healthcare”.
 
Taxionomia
Saúde pública/Saúde animal/Bem-estar animal.

Descrição breve
A Medvet é uma plataforma de pesquisa que visa disponibilizar ao utilizador informações relativas a Medicamentos Veterinários, Produtos de uso Veterinário e Biocidas de uso Veterinário, assim como os respetivos Resumo das Características do Medicamento Veterinário (RCMV) e literatura, Resumo das Características do Produto de Uso Veterinário e Sumário das Características do Produto.

Descrição pormenorizada
A PLATAFORMA MEDVET é a Base de Dados de Medicamentos veterinários (MV), Produtos (PUV) e Biocidas de uso Veterinário (BUV), disponibilizada pela DGAV em colaboração com a empresa Simposium Digital HC.

É uma plataforma de pesquisa que visa disponibilizar ao utilizador dados relativos a Medicamentos Veterinários, Produtos de uso Veterinário e Biocidas de uso Veterinário, assim como os respetivos Resumo das Características do Medicamento Veterinário (RCMV), rotulagem e o folheto informativo que é incluído na embalagem. Atualmente estão disponíveis todos os MV autorizados e alguns PUV. Brevemente serão incluídos os restantes PUV e os BUV.

A pesquisa pode ser efetuada recorrendo a diferentes parâmetros, designadamente pelo nome do Medicamento Veterinário. Adicionalmente pode também ser realizada através da substância ativa, titular de autorização de introdução no mercado (AIM) ou classificações oficiais, como seja a classificação ATCVet (Anatomical Therapeutic and Chemical para medicamentos veterinários) e a classificação de Biocidas da Agência Europeia de Químicos.

Esta plataforma está em constante atualização pois são frequentes as alterações aos termos das autorizações e portanto à informação ali disponibilizada.

Com a publicação da base de dados oficial MEDVET, a DGAV pretende facilitar o acesso e consulta da informação relevante para uma utilização correta e racional dos medicamentos veterinários por parte dos médicos veterinários , agentes económicos do setor, detentores de animais, público e outros parceiros. Para além disso, e mais importante ainda, tendo em conta a rastreabilidade dos MV, o combate à resistência aos antimicrobianos, a falta de disponibilidade de MV, entre outras, a DGAV pretende também, através desta base de dados oficial, implementar futuramente a prescrição eletrónica, bem como desmaterializar e padronizar outro tipo de requisitos legislativos.

Tecnologia
A Simposium Digital HC, por ser parceiro Microsoft desenvolve os seus produtos de acordo com as directrizes traçadas pelo líder mundial de desenvolvimento de software, visando desta forma, tirar o melhor partido das mais recentes inovações tecnológicas.

Neste sentido, a aplicação Web MedVet foi desenvolvida recorrendo à tecnologia ASP.Net com suporte de Base de Dados SQL Server. Adicionalmente, e face ao aumento na variedade de dispositivos que permitem acesso a websites (como sejam, tablets, telemóveis, etc), e com o intuito de permitir uma melhor experiência de navegação, recorreu-se a tecnologia responsive. Esta tecnologia é uma solução que permite que os elementos que compõem um site se adaptem automaticamente à largura do ecran do dispositivo em que está ser visualizado.

Recomendações
Recomenda-se uma estreita relação entre os diferentes intervenientes, com uma linha de diálogo e comunicação sempre como pilar de orientação entre parceiros.

A definição de prazos e o cumprimento dos mesmos surge, igualmente, como uma das recomendações mais relevantes.
 
Próximas Acções
As próximas ações de desenvolvimento da iniciativa são fundamentalmente a inserção da informação em falta relativamente aos Produtos de uso veterinário (PUV) e Biocidas de uso veterinário, bem como a disponibilização da base de dados às “ software houses” e outros parceiros do sector.

Ponto de Contacto
Foi criado uma conta de email própria para questões ou comentários - medvet@dgav.pt . Os contactos telefónicos dão acesso direto a dois técnicos da DGAV que pertencem à Divisão de Gestão e Autorização de Medicamentos Veterinários:
(+351) 217 808 423
(+351) 217 808 232

Anexos
A DGAV publicou duas notícias aquando da disponibilização da MedVet no portal da DGAV, bem como uma notícia sobre a sessão de lançamento da Plataforma em que convidava todos os interessados para a apresentação da mesma.

Site
A plataforma pode ser utilizada através do portal da DGAV: http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV ou http://medvet.dgav.pt/.

Resultados
Apesar da iniciativa estar numa fase inicial, a DGAV tem tido um feedback muito positivo por parte do público-alvo.

Última atualização: 16-05-2016