Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA)
Reconhecendo, por um lado, que a deficiência é um problema social que a todos diz respeito e, por outro, que a prática desportiva é por excelência uma das formas mais eficientes de integração dos indivíduos na sociedade, entendeu o Governo Civil de Faro avançar com uma iniciativa pioneira no país para proliferar a prática do desporto adaptado como forma recreativa, criando para o efeito, o presente Programa.
Iniciativa: Programa Regional de Desporto Adaptado (PRDA)
Entidade: Governo Civil do Distrito de Faro
Destinatários/Beneficiários potenciais*
Categoria: Sustentabilidade
Ponto de Situação*: Em Curso.
Site: www.gov-civil-faro.pt
O PRDA, pretende facilitar o acesso da pessoa com deficiência à prática desportiva, através da criação de mecanismos e recursos materiais indispensáveis, numa tentativa de melhorar a sua condição física e o seu estado de espírito, contribuindo desta forma para o aumento da capacidade de autonomia da pessoa portadora de deficiência, facilitando a sua integração na sociedade.
Consciente de que um trabalho duradouro e efectivamente capaz de suprir as reais dificuldades de integração, na base do presente projecto, só será exequível com a auscultação de todos os intervenientes, aos mais diversos níveis, na área da deficiência, resolveu o Governo Civil, envolver no projecto, através de protocolo, diversas entidades públicas com competências nas áreas da educação, desporto e segurança social, nomeadamente:
- Centro Distrital de Segurança Social de Faro;
- Direcção Regional de Educação do Algarve;
- Instituto do Desporto de Portugal – Delegação Distrital.
Bem como todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social, ligadas á problemática da deficiência, que entenderam participar, nomeadamente:
- AAPACDM - Faro;
- ACAPO - Algarve;
- ACASO - Olhão;
- Amigos dos Pequeninos de Silves - Silves;
- APATRIS 21 - Faro;
- APEXA - Albufeira;
- APPC - Faro;
- ASA - Faro;
- ASMAL - Faro;
- CASLAS - Casa de Santo Amaro - Lagos;
- CRACEP;
- EXISTIR - Loulé;
- Fundação Irene Rolo - Tavira;
- NECI - Lagos;
- UNIR - Loulé;
Este grupo de trabalho, identifica as necessidades regionais em matéria de desporto adaptado e de integração, idealiza e concretiza diversas acções que visem promover a prática desportiva adaptada no seio da sociedade.
Seguem alguns exemplos de acções/actividades desenvolvidas desde o inicio do Programa:
Ano 2007
- Assinatura de Protocolos;
- Apresentação do Programa;
- Angariação de Fundos;
- Colaboração na realização de Eventos de Instituições;
- Iniciação Vela Adaptada;
- Organização de Eventos Pontuais;
- Semana Fórum Algarve;
- Curso Técnicos de Boccia;
- Curso de Ginástica Adaptada;
- Dia da Pessoa Portadora de deficiência.
Ano 2008
- Angariação de Fundos;
- Angariação de equipamento;
- Colaboração na realização de Eventos de Instituições;
- Organização de eventos pontuais;
- Campeonato Nacional de Atletismo;
- Dia Internacional das Pessoas com deficiência;
- Candidatura QREN – Cooperação Transfronteiriça.
Destinatários/Beneficiários potenciais*
São beneficiários deste Programa Regional todas as pessoas que residam ou visitem a Região do Algarve, sem critério de idade, sexo, condição social ou qualquer outro tipo de restrição, desde que não existam contra-indicações médicas.
O PRDA pretende chegar a todos os quadrantes da Sociedade, às instituições que lidam com áreas da deficiência, às escolas que acolhem jovens com deficiência, às famílias que vivem e coabitam com os problemas sociais da deficiência e aos deficientes que visitam a região do Algarve, disseminando um turismo sem barreiras nem fronteiras.
O PRDA, não pretende substituir o excelente trabalho efectuado pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social, ligadas à problemática da deficiência, as quais desenvolvem um trabalho meritório em matéria de prática desportiva, tão-somente complementar e ampliar o seu trabalho. Essencialmente o que se pretende é aumentar o número de praticantes, diversificar as modalidades desportivas, de forma integradora, chegando àqueles que dela não beneficiam, quer por desconhecimento, pelo facto de não estarem ligados a nenhuma Instituição, quer por isolamento.
Ponto de Situação*
O PRDA está em curso, iniciou em 2007 e não tem data marcada para o seu encerramento. É um programa que se pretende ver continuado, com uma vertente dinâmica de adaptação às mutações da realidade social e aberto a todos o que dele desejem fazer parte.
Neste momento aguarda aprovação de candidatura ao QREN – Cooperação transfronteiriça para ganhar um efeito de alavanca, que impulsione e preencha com diversas acções, os próximos 3 anos de actividade do Programa, (incluindo a criação de um observatório, a adaptação de infra-estruturas, a aquisição de equipamentos, a formação técnica de profissionais, a realização de actividades e intercâmbios desportivos e a efectivação de campanhas de sensibilização e divulgação de boas práticas de integração desportivas).
Recomendações
Entende o Governo Civil do Distrito de Faro que a deficiência deve ser uma prioridade para todos e que acções como esta se traduzem em passos decisivos rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.
A chave da boa execução de qualquer projecto desta natureza, reside na prévia auscultação dos intervenientes no processo e principalmente dos seus beneficiários finais. Um trabalho de equipa em prole de um objectivo comum e socialmente justo.
“A inclusão das pessoas com deficiência deve ser uma prioridade de todos."
Isilda Varges Gomes - Governadora Civil do Distrito de Faro
|
Próximas Acções
Elaboração do plano de actividades para o próximo ano ou triénio (no caso de ser aprovada em Dezembro de 2008 a candidatura “INCLUDE”, aposta ao QREN – Cooperação Transfronteiriça).
Anexos
Notícias regionais e nacionais sobre o PRDA (pdf, 2,32 MB)
Resultados
O principal resultado foi, é e será a proliferação da prática desportiva e o aumento do crescente bem-estar físico, psíquico e emocional dos portadores de deficiência.
Ponto de Contacto
Tenente Coronel Carlos Silva Gomes
Chefe do Gabinete
Governo Civil do Distrito de Faro
silvagomes@gov-civil-faro.pt
algarve@gov-civil-faro.pt
Última Actualização: quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009