GISA – Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente no Litoral Alentejo
O GISA é um projecto multidisciplinar, que associa as componentes do ambiente e da saúde pública para monitorizar e avaliar situações de alerta, de forma a gerir os riscos ambientais para a saúde pública da população do Litoral Alentejano. Trata-se de um projecto pioneiro em Portugal, dinamizado pela CCDR Alentejo e pela Câmara Municipal de Sines e liderado pelo Instituto Superior Técnico, ao qual se associaram ainda algumas empresas do Complexo Industrial de Sines, Câmaras Municipais e Centros de Saúde do Litoral Alentejano e duas Universidades (ISCTE e FCUL).
Iniciativa: GISA – Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente no Litoral Alentejo
Entidade: CCDRA - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo
Entidades parceiras: Administração Regional de Saúde do Alentejo, Municípios de Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, o Instituto Superior Técnico, a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa, o Instituto de Estudos Superiores de Recursos Naturais, Petróleos de Portugal - PETROGAL, S.A, REPSOL Polímeros, L.da., Administração do Porto de Sines, S.A., Águas de Santo André, S.A., AICEP – Global Parques, S.A., CARBOGAL – Carbonos de Portugal, S.A., EDP – Gestão da Produção de Energia, S.A., EuroResinas - Indústrias Químicas, S.A., KIMAXTRA – Produtos de Construção, S.A., REN – Atlântico, Terminal de GNL, S.A. e GENERG – Sociedade Gestora de Participações Sociais
Destinatários/Beneficiários potenciais: 100.000 pessoas residentes na região do Alentejo Litoral.
Categoria: Sustentabilidade
Ponto de Situação: Em curso. O projecto encontra-se a meio da sua execução. Neste momento, procede-se à recolha de dados de saúde (na rede de centros de saúde do Alentejo Litoral) e de qualidade do ar (rede de qualidade do ar montada especificamente para o projecto).
Custos envolvidos: O GISA tem um custo de 1 milhão e 183 mil euros. Há a intenção de uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para conseguir as verbas necessárias ao alargamento do projecto às áreas das águas e do solo.
Site: www.gisaproject.org
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Município de Sines e um conjunto de mais 21 entidades (municípios, administrações regionais de saúde, instituições universitárias e empresas) assinaram, dia 14 de Dezembro de 2007, nos Paços do Concelho de Sines, um protocolo de cooperação para a concretização do projecto GISA - Gestão Integrada da Saúde e do Ambiente no Litoral Alentejano (em anexo).
As principais tarefas do projecto GISA são a optimização da rede de monitorização da qualidade do ar, a utilização de bio-indicadores de poluição atmosférica para avaliar o seu impacte na saúde pública, o desenvolvimento de um sistema de alerta da qualidade do ar, a concepção de uma metodologia para a monitorização de indicadores psicossociais e de saúde pública, a análise de risco do impacte da qualidade do ar na saúde pública, a criação de um sistema de informação espácio-temporal e trabalhos de comunicação.
Mais de 40 pessoas (equipa técnica) das áreas da engenharia, saúde e estatística trabalham neste projecto, a tempo integral ou parcial. O projecto envolve também a utilização de infra-estruturas dos parceiros, tais como laboratórios, bem como outros bens duráveis, tais como veículos, equipamento informático, equipamento de campo e equipamento laboratorial. São utilizados dados de monitorização da rede nacional de qualidade do ar e dados das emissões das indústrias. Todo o conhecimento adquirido e as ferramentas desenvolvidas durante o Projecto SinesBioar (LIFE98 ENV/P/000556) constituíram o ponto de partida do projecto GISA.
Recomendações
Considera-se que o ponto forte e inovador do projecto é a parceria, dado que se reúnem em volta do mesmo objectivo os diferentes intervenientes dos processos, contribuindo de forma decisiva para o bem comum. O sucesso do projecto depende essencialmente do estabelecimento de uma parceria forte e participativa que permite o desenvolvimento e a implementação do projecto.
Próximas Acções
- Seminários de divulgação do projecto junto das populações;
- Seis campanhas de qualidade do ar a realizar nos próximos 2 anos (até 2011);
- Dois Workshops para divulgação científica do trabalho realizado.
Disseminação
Introdução
A divulgação do projecto, fundamental para promover a adesão da população, está a ser desenvolvida com a utilização de uma combinação de diferentes canais de comunicação. A estratégia de comunicação implementada procura atingir vários sectores de sociedade que podem contribuir para aumentar o impacto social do projecto na região.
O segundo objectivo das acções de disseminação é o de divulgar o projecto junto das instituições regionais e nacionais e da sociedade em geral.
Por último, pretende-se ainda obter o reconhecimento da qualidade científica do projecto através de apresentações em encontros científicos nacionais e internacionais e através da publicação de artigos científicos em revistas com arbitragem científica.
Página Web
A página
Web dedicada ao projecto encontra-se disponível em www.gisaproject.org. Esta página é frequentemente actualizada e completada, à medida que o projecto vai evoluindo. O design da página e a sua implementação da página encontra-se a cargo da REGI. Os conteúdos são da responsabilidade da equipa técnica.
Folhetos e posters
Foi desenhado um folheto e um poster informativo dirigido às mães da região do Litoral Alentejano, de modo a divulgar e a promover a participação na recolha de dados de saúde infantil. Estes folhetos e posters foram distribuídos por todos os centros de saúde, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia da região. Os folhetos estão também a ser enviados por correio às mães que são convidadas a deslocarem-se aos centros de saúde para participar.
Seminários
Neste período de tempo foram organizados 3 seminários públicos totalmente dedicados ao projecto:
- Seminário sobre o GISA, no Castelo de Sines, Sines (Julho 2009);
- Workshop em Epidemiologia Espacial, no IST, Lisboa (Setembro 2008);
- Seminário sobre o GISA, no Centro de Artes de Sines, Sines (Abril 2008).
Os programas dos seminários e as apresentações encontram-se disponíveis na página Web dedicada ao projecto.
Qualquer um destes seminários contou com uma assistência de algumas dezenas de pessoas.
Acções de formação
Foi realizada uma acção de formação destinada aos técnicos de saúde dedicada à utilização da base de dados de saúde infantil, de modo a permitir a recolha de dados de saúde infantil. Esta acção foi realizada no dia 27 de Maio de 2009, no Centro de Saúde de Alcácer do Sal. Participaram na realização destas acções de formação Maria João Pereira, Manuel Ribeiro, Fernanda Santos, Ana Silva e Susana Fonseca.
Apresentações por convite
Foi realizada uma apresentação do Projecto GISA por convite na conferência internacional
Port-city University League, 3rd meeting, realizada de 27 a 30 Outubro de 2008, na Universidade de Lisboa, com a apresentação intitulada por “GISA -
Integrated management of health and environment”.
O projecto foi também apresentado no Portugal Tecnológico 2009, um certame que se realizou na FIL – Feira Internacional de Lisboa, de 7 a 10 de Outubro, e que tem como objectivo apresentar o balanço do Plano Tecnológico Nacional e das transformações operadas pela implementação das suas medidas nas mais variadas vertentes da vida nacional e regional.
A par de projectos e iniciativas de âmbito nacional, estiveram presentes os principais
players do desenvolvimento tecnológico em cada Região. A CCDRA teve a seu cargo a organização da mostra da região do Alentejo. Este evento foi visitado por cerca de 23000 pessoas. O projecto GISA disponibilizou a estação móvel, que se encontrou permanentemente em funcionamento e aberta ao público, e um pequeno
slide show também em exibição permanente.
Figura 1 – Exibição da Estação móvel de qualidade do ar no “Portugal Tecnológico 2009” (jpg, 52 KB)
Artigos de divulgação
Vários artigos de divulgação têm sido publicados em revistas de especialidade, jornais nacionais e regionais e páginas
Web. Segue uma lista de algumas publicações sobre o GISA:
- "Alentejo no Portugal Tecnológico 2009", in site da CCDRA, Outubro de 2009 (jpg, 136 KB);
- "Alentejo no Portugal Tecnológico 2009", in publicação electrónica Alentejo Press, 13 de Outubro de 2009 (pdf, 64 KB);
- "Centros de Saúde estudam efeitos da poluição do ar nos bebés", in Público, 23 de Julho de 2009 (jpg, 540 KB);
- "Estudados efeitos da poluição do ar nos bebés", in Destak, 23 de Julho de 2009 (pdf, 472 KB);
- "Sines recebe seminário do projecto GISA", in publicação electrónica Câmaras Verdes, 7 de Julho de 2009 (pdf, 120 KB);
- "GISA apresenta resultados preliminares", in publicação electrónica Alentejo Magazine, 7 de Julho de 2009 (pdf, 260 KB);
- "Projecto estuda gestão ambiental e risco de doenças no litoral alentejano", in publicação electrónica CiênciaPT, 11 de Setembro de 2008 (pdf, 4 KB);
- "Litoral Alentejano lança projecto na defesa da qualidade do ar", in Portal do Distrito de Setúbal, 3 de Janeiro de 2008 (pdf, 76 KB);
- "Sines investe no ambiente", in portal VER, 22 de Dezembro de 2007 (pdf, 24 KB).
Anexos
Ponto de Contacto
Maria José Santana
Directora de Serviços de Ambiente
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA)
Tel.: (+351) 266 740 300
mariajose.santana@CCDRA.gov.pt
Maria João Pereira
Instituto Superior Técnico (IST)
Tel.: (+351) 218 417 831
maria.pereira@ist.utl.pt
Última Actualização: sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010