Eficiência Energética
Este projecto foi realizado por um grupo de quatro alunos do 12º ano de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária da Senhora da Hora com o objectivo de implementar na escola atitudes promotoras de eficiência energética. Foram realizadas várias acções, no sentido de sensibilizar a comunidade local para a importância da mudança de hábitos no que respeita ao tipo de energia utilizado e suas formas de utilização mais racionais.
 
Iniciativa:
Eficiência Energética  
Entidade: Escola Secundária da Senhora da Hora
Destinatários/Beneficiários potenciais: Este projecto beneficiou directamente a comunidade escolar e indirectamente toda a zona envolvente uma vez que levou a uma maior eficiência energética e uma maior independência energética do exterior. A transmissão e a interiorização dos conhecimentos envolvidos abrangeram uma vasta área da comunidade escolar, incluindo todos os anos de escolaridade, auxiliares de acção educativa, encarregados de educação e ainda professores.
Categoria: Sustentabilidade
Ponto de Situação: O projecto pretendeu ser potenciador de mudanças efectivas e contínuas na escola e noutros locais exteriores à escola, por isso, apesar de ter sido concluído, as soluções apresentadas são passíveis de continuidade, permitindo uma maior autonomia da escola em termos energéticos.
Site: http://moodle.esec-sra-hora.net


Conscientes de que projectos inovadores poderão ser mais precursores de mudança, sobretudo quando destinados a uma população mais jovem, promoveu-se uma formação destinada a alunos do 1º Ciclo da Escola EB1 da Perafina; efectuou-se uma visita à Casa Laboratório Tecnicamente Optimizada do Porto para simular uma auditoria energética e adquirir conhecimentos sobre arquitecturas bioclimáticas; aplicaram-se estes conhecimentos numa auditoria na escola que permitiu o cálculo de CO2 produzido na escola, por aluno e por ano lectivo; criaram-se fornos solares que funcionaram durante o “Dia da Saúde” comemorado na escola, entre outras acções.

Com este projecto, o grupo de alunos pretendeu sensibilizar os colegas para os problemas que afectam o nosso planeta e para os comportamentos que cada um deve adoptar para a preservação do ambiente. A restante comunidade escolar, tendo sido também envolvida em algumas actividades, foi sensibilizada para a importância da eficiência energética.

Tendo em conta que a escola está inserida num meio industrial com elevadas emissões de poluentes e próxima de um aeroporto internacional, a substituição da fonte de energia, ainda que parcial, por fontes de energia mais limpas, contribuirá efectivamente para a redução dessas emissões e para uma maior qualidade de vida.

No inicio do ano lectivo os alunos definiram objectivos concretos no sentido de desenvolver o seu projecto, tendo sempre presente a finalidade principal: a transmissão e sensibilização para práticas de eficiência energética.

O desenvolvimento deste projecto exigiu um elevado trabalho de pesquisa, enriquecendo os alunos com conhecimentos teóricos, técnicos e práticos aplicáveis à situação concreta da escola. Para tal, recorreu-se a bibliografia específica e a parcerias com instituições, nomeadamente uma instituição de ensino superior, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e a Fundação de Serralves através do programa “Viver com a Energia”.

O trabalho desenvolvido favoreceu a integração de uma multiplicidade de saberes e a sua aplicação efectiva à realidade local. Neste contexto, foram desenvolvidas diferentes actividades, sendo de destacar:
  • Acção de formação destinada a alunos do 1º ciclo da Escola EB1 de Perafita;
  • Visita à Casa Laboratório Termicamente Optimizada do Porto, para simular uma auditoria energética e adquirir conhecimentos sobre arquitecturas bioclimáticas;
  • Aplicação desta auditoria ao edifício escolar, efectuando a contagem de equipamentos eléctricos e respectivas potências, arquivando todos os dados num cadastro energético e efectuando o diagnóstico energético ao edifício escolar; 
  • Calculo das emissões de CO2 da escola, por aluno e por ano lectivo;
  • Aplicação de inquéritos à comunidade escolar e tratamento dos dados relativos ao conhecimento sobre a arquitectura bioclimática e a eficiência energética;
  • Criação de fornos solares, colectores solares e hot dog´s solares para o “Dia da Saúde” comemorado na escola;
  • Produção de células fotovoltáicas de 3ª geração com a colaboração da FEUP;
  • Desenvolvimento de um Plano de Reaproveitamento Energético onde foram propostas alterações visando uma melhor utilização da energia, das quais se destacam: a mudança de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, a utilização de tomadas com botão power-strip, a troca de alguns aparelhos menos eficientes, a substituição de caldeiras a gás por colectores solares fomentando a aplicação de energias renováveis, a instalação de detectores de presença nos WC´s, entre outras;
  • O conhecimento obtido foi transmitido através de várias acções bem como as presentações finais realizadas quer na Escola Secundária da Senhora da Hora, quer na Fundação de Serralves, onde estiveram presentes a directora da Fundação, os representantes da Agência de Energia do Porto, da Galp Energias, das Águas do Douro e Paiva e do Mundo Científico, que eram colaboradores do projecto “ Viver com Energia”.
Recomendações

A escola como espaço de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, deve sensibilizar os alunos para os problemas ambientais, educando na perspectiva de uma melhoria do ambiente e por consequência, de uma melhoria da saúde. A escola tem ainda que educar para a cidadania e desenvolver uma boa consciência cívica.

Este projecto permitiu por isso, atingir objectivos muito mais vastos do que aqueles que inicialmente se propôs. No entanto, o tempo disponível para o seu desenvolvimento e implementação dentro do horário escolar nem sempre foi suficiente, tendo por isso sido necessário efectuar alguns trabalhos fora do horário predefinido.

No que se refere à recolha da informação, constatou-se que esta está facilmente disponível, mas sendo muito vasta exige um tratamento demorado e cuidado.

Já os recursos financeiros disponíveis para a obtenção dos materiais necessários à produção dos colectores solares e dos posters científicos, ao pagamento dos transportes e das visitas de estudo efectuadas, foram escassos, apesar de ter havido comparticipação por parte da escola, exigiu da parte dos alunos um esforço acrescido.

Próximas Acções

Uma vez que o projecto está concluído, caberá à escola a implementação de algumas das medidas propostas e a divulgação do projecto e do prémio por ele conseguido, de forma a cativar outros alunos para o desenvolvimento de outros trabalhos nesta área, que tem uma importância fulcral para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Anexos

Viver com Energia: Sustentabiliade Ambiental–Eficiência Energética - Ana Queirós, André Padrão, Francisco Oliveira, Vanessa Legal, 12º A, Professora Alice Barbeiro, Escola Secundária da Senhora da Hora, Fundação Serralves, Programas Educativos (pdf, 84 KB)

Resultados

O balanço final das actividades desenvolvidas pelo grupo foi bastante positivo já que, se conseguiu atingir o principal objectivo, acrescido da sensibilização do director da escola para uma mudança efectiva nesta que vise uma maior eficiência e independência energética.

Este projecto arrecadou o Prémio de Reconhecimento à Educação 2009, promovido pelo Ensino do Futuro, Escolas para o século XXI, SINASE e Groupvision, na categoria “Ambiente e Sustentabilidade”.

Ponto de Contacto

José Guilherme Lopes Azevedo
Director / Presidente dos Conselhos Pedagógico
Escola Secundária da Senhora da Hora
Tel.: (+351) 229 577 800
direccao@esec-sra-hora.rcts.pt

 Última Actualização: segunda-feira, 26 de Outubro de 2009