e-Learning do Instituto de Informática, I.P
Os "Projectos e-Learning do Instituto de Informática, I.P." são constituídos por cursos de formação, disponibilizados via Intranet da Segurança Social e Internet. Iniciaram-se no 2.º semestre de 2003.
 
Iniciativa:
e-Learning do Instituto de Informática, I.P. do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Entidade: Instituto de Informática do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, (Instituto de Informática, I.P.)
Destinatários/Beneficiários: Colaboradores de entidades clientes do Instituto de Informática, I.P. (MTSS) que necessitem de adquirir ou desenvolver competências no âmbito das tecnologias de informação fornecidas pelo Instituto.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: O projecto e-learning tem, desde a sua implementação em 2003, vindo a sustentar a aquisição de conhecimentos dos colaboradores da Segurança Social no Sistema de Informação, como se pode constatar no seguinte Anexo (pdf, 160 KB). Em paralelo, têm-se desenvolvido alguns projectos de formação e-learning para outras entidades, fora do universo MTSS, clientes dos serviços de tecnologias de informação do Instituto de Informática, I.P.. 

  
O primeiro projecto de formação e-Learning do Instituto de Informática, I.P., designado «Projecto IDQ e-Learning», surgiu, em Janeiro de 2003, como resposta a uma necessidade de formação decorrente da entrada em produção da primeira aplicação informática (IDQ) do Sistema de Informação da Segurança Social. A finalidade da iniciativa foi dotar os utilizadores do IDQ - Sistema de Identificação e Qualificação, de competências específicas em algumas funcionalidades da aplicação.

Desde 2003 o Instituto de Informática, I.P. continuou a apostar na metodologia e-learning em várias vertentes: desenvolveu um (LMS) Learning Management System adequado às necessidades dos seus clientes, é uma entidade acreditada pela DGERT (extensão à formação a distância) e investiu no desenvolvimento interno de competências técnico-pedagógicas assegurando o desenvolvimento “in-house” integral dos projectos de formação e-learning.

Os resultados globais de aprendizagem dos formandos em projectos e-learning do Instituto de Informática, I.P. registam um incremento entre os 25% e os 30% entre o perfil de entrada e o de saída.

A taxa global de conclusão dos cursos e-learning situa-se em média nos 81%. A taxa de desistência dos formandos que iniciam a formação é inferior a 10%.

Os projectos e-Learning do Instituto de Informática, I.P. são constituídos por cursos de formação, disponibilizados via Intranet da Segurança Social e Internet. Iniciaram-se no 2.º semestre de 2003.

Em 2009 a oferta de conteúdos e-learning foi enriquecida com a integração de uma plataforma Moodle no LMS já existente. O objectivo foi criar a “ARe – Área de Recursos e-learning”, um espaço complementar de aprendizagem informal de acesso livre, onde a comunidade de utilizadores do Sistema de Informação da Segurança Social pode interagir e partilhar conhecimento (em Junho de 2011 a “ARe” tem cerca de 5500 participantes).

Em Maio de 2011, cerca de 37 600 participantes tinham concluído cursos de formação com recurso a esta metodologia, apresentando globalmente um elevado nível de satisfação.

A solução de e-Learning implementada assenta nos seguintes aspectos:

 Recurso a uma metodologia de formação de auto-estudo, assíncrona, assente em conteúdos previamente elaborados e em fóruns de discussão.

 Concepção de conteúdos adaptados às necessidades específicas de aprendizagem dos participantes e com elevado nível de interactividade.

 Cursos constituídos por páginas de texto; animações flash; simulações aplicacionais; questionários com feedback; questionário de avaliação inicial de conhecimentos (perfil de entrada), questionário de avaliação de conhecimentos final (perfil de saída); questionário de satisfação do formando.

 Os cursos são frequentados maioritariamente no posto do trabalho através da Intranet, existindo um processo automático de autenticação para os colaboradores inscritos. Verifica-se cada vez mais, uma maior adesão à frequência dos cursos fora do local de trabalho (em Junho de 2011 cerca de 3500 formandos têm acesso internet à formação e-learning).

 Especificação desenvolvimento e parametrização de um LMS de forma a ser adaptado às características específicas dos destinatários, sobretudo ao nível do interface do participante de forma a melhorar a sua navegabilidade e usabilidade.

 Disponibilização de tutoriais de reciclagem de conhecimento na Área de Recursos e-learning, permitindo que a comunidade de utilizadores do Sistema de Informação da Segurança Social, actualize as suas competências e partilhe entre pares o conhecimento que detém.

 Apoio aos participantes efectuado com base em interlocutores distritais da formação e da equipa e-learning do Instituto de Informática, I.P., que garante o apoio directo aos participantes através de telefone ou e-mail.

Recomendações

Elegemos cinco aspectos que consideramos serem factores críticos de sucesso na implementação e desenvolvimento de uma metodologia e-learning:
  • Apostar na qualificação dos recursos que na organização vão gerir a metodologia de formação e-learning, acautelando aspectos tecnológicos bem como os aspectos pedagógicos específicos à metodologia;
  • Desenhar conteúdos orientados às necessidades específicas dos participantes tendo em consideração aspectos relacionados com a cultura organizacional;
  • Fragmentar os recursos de conhecimento/cursos de formação para que estes sejam facilmente frequentados pelos participantes e mais rapidamente especificados, construídos e disponibilizados;
  • Recolher informação junto dos participantes sobre a várias vertentes da experiencia formativa (escolha e apresentação dos conteúdos, escolha dos meios, usabilidade…) com o objectivo de incorporar melhorias nos projectos formativos seguintes.
  • Apostar em estratégias de partilha e disseminação do conhecimento de que os formandos são detentores.

Próximas Acções

  • Continuação e desenvolvimento de cursos com recursos com recuso a metodologia e-learning;
  • Integração de novos conceito na concepção e desenho dos recursos de aprendizagem/cursos.
Resultados

Neste projecto os indicadores quantitativos que privilegiamos são a frequência e a aquisição de conhecimentos dos participantes:

Frequência: Cerca de 37 600 participantes confluíram cursos de formação e-learning, o que corresponde a aproximadamente 80 por cento dos inscritos.

Aquisição de conhecimentos: A comparação entre o resultado do questionário de diagnóstico (perfil de entrada) e o questionário final de avaliação (perfil de saída) resulta num acréscimo médio 25 por cento a 30 por cento.

Dos diversos resultados qualitativos deste projecto salientamos:
  • Possibilidade de incremento do número de formandos com acesso a formação sem aumento de custos;
  • Rápida distribuição de conteúdos de formação a nível nacional;
  • Facilidade de actualização dos conteúdos aquando de alterações à aplicação;
  • Rentabilização da infra-estrutura tecnológica da Segurança Social, nomeadamente a existência de um PC por colaborador e de uma Intranet;
  • Uniformização de conceitos e práticas a nível nacional;
  • Redução dos custos de deslocações e alojamento;
  • Incentivo ao desenvolvimento de projectos similares.

Ponto de Contacto

Filomena Goulão
filomena.goulao@seg-social.pt

Pedro Alves
pedro.s.alves@seg-social.pt

 Última Actualização: terça-feira, 21 de Junho de 2011