Regulamento de empresas Spin-off IPCB
Título
Regulamento de empresas Spin-off IPCB
Entidade
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Entidades parceiras
Desenvolvido internamente sem recurso a outras entidades.
Destinatários/Beneficiários potenciais
O alvo desta iniciativas são start-ups de base tecnológica que surgiram na sequência de conhecimento angariado, produzido e/ou estruturado no IPCB e que é transferido para o mercado através dessas iniciativas empresariais por via de diplomados, estudantes ou mesmo docentes do IPCB.
O Regulamento de empresas Spin-off IPCB visa, igualmente, apoiar projetos de I&D com forte potencial de se virem a tornar empresas de base tecnológica.
Refira-se que a iniciativa, pela sinalização que encerra, constitui também um meio para fomentar o empreendedorismo de génese académica e, deste modo, potencialmente abarcar toda a comunidade docente e discente..
Ponto de Situação
Com base no Regulamento de empresas Spin-off IPCB está em curso a concessão desse estatuto a uma empresa de base tecnológica que tem a sua génese associada ao conhecimento científico e tecnológico proporcionado pelo IPCB – a Allbesmart.
A chancela spin-off IPCB procura dar destaque a todas as ideias de negócio que se tenham constituído ou que visem constituir-se como empresas e que derivem da capacidade de criação e produção de I&D do IPCB. Nesse sentido, o IPCB encontra-se a ultimar o processo de atribuição à empresa Allbesmart desse selo mas tem já, em fase de estudo, a concessão desse estatuto a outras iniciativas empreendedoras.
Custos envolvidos
Não aplicável.
Taxionomia
Promoção do empreendedorismo; desenvolvimento local.
Descrição breve
A aprovação do Regulamento de empresas Spin-off IPCB veio responder a uma dupla necessidade identificada institucionalmente: por um lado, criar contextos estimuladores de novas iniciativas empresariais assentes no conhecimento C&T detido pela academia e, por outro, estabelecer com essas empresas nascentes vínculos de uma cooperação mais fluída e efetiva.
Numa primeira fase, foi elaborado o mapeamento das empresas que, de acordo com os critérios establecidos tinham potencial para se poderem candidatar ao estatuto de Spin-off IPCB; em sequência, foram encetados contactos com algumas dessas empresas; foi já elaborada uma candidatura da empresa Allbesmart (empresa da área das TIC, mais especificamente centrada na IoT, que utiliza esse conhecimento para diferentes finalidades e setores, como rega de precisão, contagem remota de utilizadores de percursos turísticos, etc.). Essa candidature vai ser apreciada por uma Comissão de Spin-offs do IPCB, entretanto já nomeada pelo Presidente, Prof. Doutor Carlos Maia.
Descrição pormenorizada
O IPCB é detentor de uma experiência alargada no campo da promoção do empreendedorismo. A promoção do empreendedorismo tem sido, desde há muito, um objetivo estratégico prosseguido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Recorde-se que foi no IPCB, em 2003, que nasceu uma iniciativa que se tornou um emblema de referência nesta área, como é o caso do concurso Poliempreende, que abarca atualmente a quase totalidade da rede de instituições de ensino superiores politécnicas do país.
Nesse sentido, a atribuição do galardão Spin-off IPCB é mais um importante passo na estratégia definida institucionalmente, de afirmação do IPCB como instrumento ativo de de criação de riqueza e emprego através do fomento de novas iniciativas empresariais de cariz inovador. No fundo, trata-se de mais uma paosta estratégica de afirmação do IPCB enquanto instituição de ensino superior empreendedora.
Tecnologia
A iniciativa não envolveu signicativo investimento tecnológico. De salientar apenas que foi desenvolvido pelos Serviços Gráficos do IPCB um logótipo adequado ao projeto que permitirá melhor mediatizar e disseminar a ação junto do público alvo e, para as empresas a quem for atribuído esse estatuto aproveitá-lo em termos de imagem e marketing.
Recomendações
A principal recomendação prende-se com a necessidade de, por um lado, establecer um quadro regulamentar que estruture este espaço de promoção do empreendedorismo de base C&T e, por outro, com a importância de realizar um trabalho aprofundado de ligação aos empreendedores, salientando as vantagens em aderir à inicativa.
Próximas Acções
O objetivo final passa por constituir um grupo significativo de empresas Spin-off IPCB, associando essa comunidade empresarial inovadora e nascente às iniciativas de cooperação que possam ser promovidas conjuntamente (projetos de I&D, projetos a programas temáticos e regionais do Portugal 2020, etc.).
Site
http://ipcb.pt/ceder/spinoff
Resultados
A iniciativa está em curso, aliás, pretende-se que seja contínua e aberta, visando apoiar a criação um ecossistema de empresas inovadoras e geradoras de emprego mais qualificado. Com a constituição desse leque de Spin-offs IPCB pretende-se, posteriormente, a criação de contextos de aprendizagem mútua, cooperação e troca de experiências, tendo sempre a valorização económica do conhecimento como um dos principais focos. Um dos resultados expetáveis é, também, que essas empresas, através das suas diferentes atividades, se possam constituir como instrumentos privilegiados de promoção da marca “IPCB”.
Última atualização: 06-10-2016