Reengenharia e Certificação de Processos (Sistema de Gestão da Qualidade)
A Câmara Municipal de Barcelos adotou como estratégia de melhoria contínua dos seus serviços a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado em Normas Internacionais ISO 9001: 2008 para responder aos atuais requisitos de qualidade dos Serviços Publicos.
Título
Reengenharia e Certificação de Processos (Sistema de Gestão da Qualidade)
Entidade
Câmara Municipal de Barcelos
Entidades parceiras
XZ Consultores
Destinatários/Beneficiários potenciais
Serviços internos do Município de Barcelos, Munícipes e partes interessadas (stakeholders).
Ponto de Situação
O Município de Barcelos tem implementado e certificado, desde julho de 2013, um Sistema de Gestão da Qualidade baseado em Normas Internacionais ISO 9001: 2008 para responder aos atuais requisitos de qualidade.
Numa primeira fase e por se tratar de uma imposição legal avaliada anualmente pela ERSAR, o Município de Barcelos, certificou o serviço de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, um setor chave para o ambiente e para a qualidade de vida dos munícipes.
Em 2014, e no seguimento desta vontade, o Município decidiu estender o seu Sistema de Gestão da Qualidade aos serviços de Turismo, Gestão Urbanística, Ação Social e Educação e, em 2015, aos serviços de Biblioteca, Fiscalização Municipal, Administração e Licenciamentos e Metrologia.
Estes serviços prestam serviços diretamente ao cidadão, contudo, existem um conjunto de serviços transversais a todo o Município, que embora não prestem serviços diretamente ao cidadão, são parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade do Município já certificado e revelam-se fundamentais para o seu bom desempenho. São eles: Recursos Humanos, Contratação Pública, Gestão do Património. Sistemas de Informação e Gestão de Infraestruturas (Gestão de Frota e Equipamentos).
Custos envolvidos
92.231.00 euros
Taxionomia
Sistemas de Informação e Sistema de Gestão da Qualidade
Descrição breve
A Câmara Municipal de Barcelos adotou como estratégia de melhoria contínua dos seus serviços a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado em Normas Internacionais ISO 9001: 2008 para responder aos atuais requisitos de qualidade dos Serviços Publicos.
Com a ajuda de consultoria externa e com um forte empenho da equipa interna de Qualidade e de Sistemas de Informação, os procedimentos internos foram otimizados, os formulários revistos e unificados na sua imagem e no seu tratamento interno.
Descrição pormenorizada
A Câmara Municipal de Barcelos adotou como estratégia de melhoria contínua dos seus serviços a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado em Normas Internacionais ISO 9001: 2008 para responder aos atuais requisitos de qualidade dos Serviços Publicos.
Para tal, direcionou parte das verbas disponibilizadas pelo projeto Cávado Digital+ para alavancar este processo através da aquisição de um contrato de prestação de serviços de consultoria externa de um parceiro consagrado nesta área. Para além disso, afetou a este projeto uma equipa interna dinâmica e conhecedora da orgânica institucional e orientou a equipa de sistemas de informação para este grande objetivo.
Como resultado, foram otimizados e redesenhados os muitos procedimentos internos, resultando numa maior clareza e eficácia dos seus serviços. Foi também desenvolvido de forma integrada um módulo que optimiza o processo de aprovação e controlo de documentos e das ações de melhoria continua.
Para o desenho e modelação de procedimentos foi adoptada a tecnologia BPMN2.0 (Business Process Modeling Notation) que em breve será uma mais valia importante, uma vez que poderá ser diretamente interpretada por software próprio.
Esta notação proporciona à organização a capacidade de compreender os seus procedimentos internos de forma gráfica, permitindo assim a capacidade de comunicar esses procedimentos num formato padrão utilizado a nível internacional.
Tecnologia
Utilizamos a tecnologia BPMN2.0 através da ferramenta Powerdesigner da SAP. Para suportar as base de dados usamos também tecnologia SAP a correr sobre linux.
Recomendações
Estamos em condições de recomendar o uso da norma BPMN2.0 por ser também o recomendado para a Administração Pública através do Regulamento Nacional de interoperabilidade Digital (RNID).
Próximas Acções
Entender e satisfazer as necessidades e expetativas dos Cidadãos e em particular dos nossos Munícipes, é uma responsabilidade primordial de todo o Executivo Municipal,colaboradores e demais partes interessadas.
Desta forma, em 2016, todos os compromissos, atitudes e serviços deverão continuar a apostar na melhoria da eficácia dos procedimentos internos.
Também em 2016, pretende-se estender e certificar o Sistema de Gestão da Qualidade a novos serviços, estando já a decorrer esforços nesse sentido. O objetivo final será a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade a todas as actividades e serviços do Município.
Para além disso, pretendemos também durante o ano de 2016 efectuar a transição para a nova Norma já publicada ISO9001:2015
Ponto de Contacto
Elsa Fernandes (elsafernandes@cm-barcelos.pt),
Cândido Mariz (candidomariz@cm-barcelos.pt),
Pedro Calheiros (pedro.calheiros@xzconsultores.pt).
Site
http://www.xzconsultores.pt/
http://www.cm-barcelos.pt
Resultados
O Município de Barcelos tem atualmente implementado e certificado um Sistema de Gestão da Qualidade nos serviços de: recolha de resíduos sólidos, turismo, gestão urbanística, ação social, educação, fiscalização, biblioteca, administração e licenciamentos e metrologia.
Existem também um conjunto de serviços transversais a todo o Município, que embora não prestem serviços diretamente ao cidadão, são parte integrante do Sistema de Gestão da Qualidade do Município e revelam-se fundamentais para o seu bom desempenho. São eles:
- Recursos Humanos, Contratação Pública, Gestão do Património. Sistemas de Informação e Gestão de Infraestruturas (Gestão de Frota e Equipamentos).
- Esta certificação consiste numa avaliação feita por um organismo certificador devidamente acreditado, a APCER, atestando que a instituição cumpre todos os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão, como a focalização nos clientes, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua.
Os principais resultados deste projeto são, entre outros:
- Reconhecimento externo por parte dos munícipes e partes interessadas;
- Simplificação de circuitos e tarefas;
- A racionalização de custos e a eficiência da Instituição, através de uma maior partilha de meios e de informação entre os vários serviços municipais;
- Maior controlo de procedimentos e documentos internos;
- A reengenharia de processos, tendo por base a sua monitorização e medição, de forma a obter dados e informações que permitam, com transparência, rigor e isenção, a tomada de decisões eficazes baseadas em factos;
- A garantia do cumprimento dos requisitos legais e regulamentares;
Última atualização: 29-03-2016
|