Qualificar para Bem Servir
A Câmara Municipal de Manteigas apostou na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o qual obteve a certificação de todos os serviços municipais, segundo a norma NP EN ISO 9001:2000, aumentou a motivação, o envolvimento dos colaboradores e o desempenho da organização, promovendo uma política de melhoria contínua, e, ao mesmo tempo, promoveu a satisfação das necessidades dos munícipes, procurando um atendimento eficiente e uma capacidade de resposta rápida relativamente aos problemas apresentados.
Iniciativa: Qualificar para bem servir
Entidade: Câmara Municipal de Manteigas
Destinatários/Beneficiários: Funcionários autárquicos e munícipes
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Concluído
A Câmara Municipal de Manteigas desenvolveu um projecto de implementação de um Sistema de Gestão dinamizador de Boas Práticas de Inovação e Modernização Administrativas em todos os Serviços da Câmara Municipal de Manteigas, tendo como referência a Norma NP EN ISO 9001:2000.
Este projecto produziu uma mudança significativa no funcionamento dos serviços, tendo sido interiorizada uma postura e filosofia de melhoria contínua. Contou com a participação e o envolvimento do executivo, dos colaboradores da Câmara, bem como de todos os munícipes.
Foi utilizada uma metodologia formativa (formação-acção) que possibilitou a disseminação da cultura organizacional orientada para os resultados e melhoria do nível do serviço.
Foram realizadas sessões formativas em várias matérias, designadamente, recursos humanos, abordagem à mudança e inovação nos processos, auditorias da qualidade e comportamento organizacional, atendimento e relacionamento com o munícipe.
Recomendações
Recomenda-se às entidades que queiram implementar um Sistema de Gestão de Qualidade que abordem a certificação do(s) serviços de forma integrada, envolvendo efectivamente a gestão de topo e todos os colaboradores. A melhoria do(s) serviço(s) prestado(s) depende da mobilização dos funcionários para a mudança e do seu envolvimento e participação nas várias fases do projecto.
Próximas Acções
A implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade implica um comprometimento com a melhoria contínua da organização, pelo que são constantemente definidas e empreendidas acções que visem a optimização dos serviços prestados pela Câmara Municipal de Manteigas.
Anexos
Compilação de notícias sobre a inciativa - Câmara Municipal de Manteigas, 11 de Maio de 2009 (pdf, 2,02 MB)
Resultados
- Modernização e adopção de Boas Práticas na Administração Local, suportada pela obtenção da Certificação da Qualidade de todos os Serviços da Câmara Municipal;
- O Sistema de Gestão da Qualidade assenta numa abordagem por processos e objectivos e a sua monitorização/controlo tem em vista uma política de melhoria contínua;
- O Sistema tornou-se dinâmico, detectando erros e oportunidades de melhoria, implementando acções correctivas e preventivas, o que permitiu evoluir a par dos progressos tecnológicos, das necessidades dos colaboradores, dos munícipes e do município.
Ponto de Contacto
José Manuel Cardoso
Vice-Presidente
Câmara Municipal de Manteigas
saraivacardoso@sapo.pt
Gabriela Cravinho
Chefe da Divisão de Recursos e de Desenvolvimento (DRD)
Câmara Municipal de Manteigas
drd@cm-manteigas.pt
Última Actualização: segunda-feira, 11 de Maio de 2009