Programa Ma+s – Formar para Inovar
O Programa de Qualificação “Ma+s – Formar para Inovar” pretende desenvolver no Ministério da Administração Interna (MAI) uma cultura organizacional assente nos valores de qualidade e satisfação do cliente, consolidada através de uma prática de gestão orientada para os resultados, racionalização dos recursos e para a avaliação. Pretende, também, através da criação de pontes efectivas entre a qualificação e a qualidade, promover o desenvolvimento organizacional, numa perspectiva de melhoria continua.
Iniciativa: Programa Ma+s – Formar para Inovar
Entidade: Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna – SGMAI
Destinatários/Beneficiários potenciais: O projecto teve como Grupo – Alvo os colaboradores do Ministério da Administração Interna. A metodologia aplicada MAIS pretende tornar-se num guia auxiliar para os indivíduos e organizações que pretendam iniciar processos de planeamento e avaliação de projectos de qualificação por meio da aplicação da metodologia participativa.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Em curso
Site: www.sg.mai.gov.pt
Fase Implementada
- Realizadas 48 acções de formação com a participação de 570 colaboradores do MAI, 1008 horas de formação em b-learning;
- Realização de dois Workshops de planeamento, um de avaliação e replaneamento e um Workshop de avaliação final, com a produção de dois relatórios de progresso e respectivas oportunidades de melhoria e um relatório de avaliação final.
Em curso
A avaliação de impacto realizada ao Programa MAIS, permitiu concluir que o impacte desejado, ao nível do desenvolvimento organizacional, não foi totalmente alcançado.
Assim, em 2009 iniciou-se o planeamento do processo de Qualificação da SGMAI, que está integrado na Estratégia MAIS, que para além de um curso de especialização à medida, que se pretende realizar em parceria com uma Instituição de Ensino Superior, prevê, também, a aplicação da CAF, transversalmente a 10 organismos do MAI e a criação de um Balanced Scorde Card corporativo.
Próximas Acções
- Criação de um curso de especialização nas áreas transversais do planeamento e da avaliação, com uma Instituição de Ensino Superior, que fomente a ligação entre a formação profissional e a formação académica, por um lado e que dote os colaboradores do MAI, com capacidade para implementar medidas de desenvolvimento organizacional, das competências necessárias para o fazerem, por outro lado. Em suma, pretende-se criar as condições necessárias para o desenvolvimento das organizações, através de formação especializada e com a aplicação prática nos serviços, através da realização de sessões participativas, em que os formandos sirvam de facilitadores ao processo de desenvolvimento, ligando a teoria e a prática e envolvendo todos no processo de mudança;
- Criação de cursos de formação nas áreas do planeamento e da avaliação, que criem nas equipas de trabalho, facilitadores e agentes de mudança;
- Aplicação da CAF, de forma transversal, no MAI e criando-se com base nesta ferramenta uma política de formação ou processo de qualificação, transversal e comum a todo o MAI.
Resultados
- Cumprimento de 75% das Necessidades de Formação identificadas no âmbito da Prestação de Serviços Comuns;
- Cumprimento das necessidades definidas pelos outros Organismos MAI como muito importantes e urgentes (nível 1);
- Consequente redução dos gaps de competências transversais detectados com o Diagnóstico de Necessidades de Formação de 2008;
- Um painel com 8 boas práticas para modernizar a Administração Pública, resultante do dia aberto de formação, em que participaram 50 formandos e seis formadores, através da plataforma de e-learning;
- Uma avaliação de impacte da formação, a que responderam 30,3% (174) dos formandos e 41,8% das chefias directas, destes;
- Implementação de uma metodologia participativa de planeamento e avaliação de projectos/processos de Qualificação/Formação;
- Criação de uma rede de parcerias com os 28 Organismos do MAI;
- Uma plataforma de registo e inscrições on-line, em que através de um Workflow de permissões /autorizações, que supriu o papel associado a estes processos.
Ponto de Contacto
Teresa Costa
Directora da Divisão de Modernização da Qualificação
SGMAI
tcosta@sg.mai.gov.pt
Ana Cristina Caetano
Chefe da Divisão de Administração Geral
SGMAI
acaetano@sg.mai.gov.pt
Última Actualização: sexta-feira, 9 de Outubro de 2009
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