Plano de Valorização de Recursos Humanos
O projecto “Plano de Valorização de Recursos Humanos”, da Escola Prática de Transmissões, situada no Porto, tem como objectivos captar e qualificar os seus recursos humanos, manter uma forte motivação colectiva e fortalecer o sentimento de pertença à instituição.
Iniciativa: Plano de Valorização de Recursos Humanos
Entidade: Escola Prática de Transmissões (EPT)
Destinatários/Beneficiários potenciais*
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Em curso com novos elementos.
Site: www.exercito.pt
A qualidade dos recursos humanos do Exército constituiu desde sempre uma das prioridades do seu Comando, das suas Chefias intermédias e das suas unidades, estabelecimentos e órgãos. A condução do Exército para a idade digital veio reforçar a necessidade de preparação dos seus quadros no campo das tecnologias emergentes, com particular ênfase na área das tecnologias e dos sistemas de informação. Na sequência do Processo de Transformação do Exército, foi cometida à Escola Prática de Transmissões a missão de preparar os quadros do Exército nesta área específica.
A dimensão dos efectivos da EPT, cerca de 420 militares e mais de uma dezena de funcionários civis, propicia um conjunto muito diversificado de competências técnicas e académicas que constituem uma amostra simbólica da população portuguesa, revelando uma imensa disparidade de percursos e habilitações técnicas e académicas. A afirmação da unidade como centro de excelência na área dos sistemas de informação, implica a correcção de muitas destas assimetrias e conduziu à implementação de um Plano de Valorização dos Recursos Humanos.
Este plano assenta na diversidade das metodologias pedagógicas, na definição dos percursos individuais de formação, no estabelecimento de protocolos com outras entidades de formação, no processo de certificação de competências, no envolvimento de entidades externas, no patrocínio da Investigação e Desenvolvimento em áreas de interesse para a Defesa Nacional. Ao abrigo deste Plano de Valorização, a Escola desenvolve em simultâneo um variado conjunto de acções de valorização que vai desde a obtenção do 9º ano de escolaridade até à obtenção de formação universitária, passando por todos os patamares intermédios de formação académica e de certificação profissional.
Deve salientar-se que todos estes programas se desenvolvem na Escola em complemento da sua missão e actividade normal. Trata-se portanto de uma actividade suplementar, que envolve praticamente toda a orgânica da escola, que implica liderança, motivação e disponibilidade e que afecta positivamente o moral e bem estar dos que servem o País na Instituição Militar.
O projecto contempla também o apoio aos jovens em idade escolar através de programas com o objectivo de incrementar valores de responsabilidade e de solidariedade que podem contribuir para uma cidadania mais responsável.
Na parte da formação, em 2007 foram feitas acções de formação profissional, universitária, tecnológica e de reconhecimento de competências, através da assinatura de várias parcerias com entidades na área da formação. Os resultados foram significativos. Se antes do programa a percentagem de funcionários civis com habilitações inferiores ao 9º ano era de 54%, depois passou a 6%. Hoje, o número de soldados e cabos com frequência universitária já ultrapassou os que têm habilitações inferiores ao 9º ano. Habilitações que não ficaram só no papel, já que foram orientadas para o desenvolvimento de estágios ou de projectos com incidência directa na área das operações militares e dos sistemas de informação e comunicações da Escola e do Exército”.
Por outro lado, as novas qualificações académicas melhoraram a auto-estima e os próprios desempenhos profissionais da Escola Prática de Transmissões, que forma todos os especialistas em comunicações, sistemas de informação e guerra electrónica do Exército, tendo tido forças destacadas para o Líbano, Kosovo e Afeganistão.
Destinatários/Beneficiários potenciais*
- Programa de obtenção do 9º ano de escolaridade, destinado a Cabos, Soldados e Funcionários Civis (este programa foi aberto a outras unidades militares do Porto);
- Programa de obtenção do 12º ano de escolaridade, destinado a Sargentos, Cabos, Soldados e Funcionários Civis;
- Processo de certificação de Operadores de Sistemas de Informação, para um reconhecimento civil da formação obtida em ambiente militar destinado a Cabos e Soldados;
- Credenciação em ECDL – European Computer Driving License, de que a EPT é a entidade gestora no Exército, destinado a Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis;
- Frequência do Ensino Superior destinado a Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados, criando condições para que estes militares em regime de contrato e de voluntariado adquiram formação universitária;
- Projectos Finais de Curso indicados e acompanhados pela Escola destinados aos militares que são alunos em processo de conclusão da sua licenciatura;
- Estágios certificados para a Ordem dos Engenheiros, destinados a Oficiais dos Quadros Permanentes de Transmissões;
- Estágios de 24 Horas no Exército destinados a jovens estudantes do ensino secundário com a finalidade de os sensibilizar para as questões de Defesa Nacional.
Próximas Acções
Durante o primeiro Semestre do ano de 2008, foi estabelecido um novo protocolo de cooperação para o desenvolvimento da acções de Educação e Formação de Adultos (EFA) com o Agrupamento Vertical de Escolas do Viso e com o ISLA para o desenvolvimento de acções de RVCC, destinadas a Sargentos, Cabos, Soldados e Funcionários Civis, com o objectivo de lhes ser conferido o 12º Ano de Escolaridade.
No decorrer do segundo semestre de 2008, a Escola Prática de Transmissões passou a colaborar com o Centro de Novas Oportunidades do Exército sendo a responsável pela certificação da saída profissional de “Operador de Informática” ao nível do Exército.
Decorrem trabalhos para a realização de um protocolo com a CISCO Portugal, tendo em vista tornar a Escola Prática de Transmissões como Academia Regional CISCO e entidade formadora certificada para o Exército naqueles sistemas.
Anexos
Imagens alusivas aos programas de Valorização de Recursos Humanos da Escola (pdf, 504 KB)
Resultados
- Cerca de dois mil estudantes participaram neste programa;
- A percentagem de funcionários civis com habilitações inferiores ao 9º ano era de 54%, depois passou a 6%;
- Aumento de auto-estima e dos próprios desempenhos profissionais da Escola Prática de Transmissões.
Ponto de Contacto
Coronel Pedro Melo
Comandante da EPT
Tel: (+351) 228 311 615
ept.comandante@mail.exercito.pt
Última Actualização: quarta-feira, 12 de Novembro de 2009