Passo a Passo Adquira Novas Competências
Criado em 2006, o “Passo a Passo, Adquira Novas Competências” resultou de uma análise das carências actuais e futuras dos recursos Humanos dos SMAS Oeiras e Amadora, bem como das necessidades estratégicas dos SMAS.
Iniciativa: Passo a Passo Adquira Novas Competências
Entidade: SMAS de Oeiras e Amadora
Destinatários/Beneficiários potenciais: Funcionários dos SMAS de Oeiras e Amadora, de todas as faixas etárias, das carreiras auxiliar, operária e administrativa, sem a escolaridade obrigatória concluída.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação*
Custos envolvidos*
Site: www.smas-oeiras-amadora.pt
Tendo como objectivo aumentar os níveis habilitacionais dos trabalhadores, com forte prevalência no segmento do 3º ciclo do ensino básico, o projecto consubstancia-se na implementação e promoção de um projecto de qualificação académica dos trabalhadores através de cursos de educação/formação de adultos e/ou CRVCC, tendo-se desenvolvido através da seguinte metodologia: estabelecimento de parcerias externas, organização de turmas exclusivamente de funcionários SMAS, pagamento de custos com inscrição dos funcionários e todo o material pedagógico necessário à frequência dos cursos, frequência dos cursos durante o horário laboral e apoio e acompanhamento ao longo de todo o processo curricular.
Os objectivos estratégicos a que os SMAS se propuseram, assentam em pressupostos de racionalidade na utilização dos meios disponíveis, de simplificação e modernização administrativa, apenas passíveis de serem atingidos através da mobilização de um elevado grau de competências académicas e profissionais.
Em 31 de Dezembro de 2006, O quadro observável em matéria de habilitações literárias dos recursos humanos dos SMAS Oeiras e Amadora demonstrava o baixo nível habilitacional que caracterizava a maioria da população destes serviços, com 199 trabalhadores sem a escolaridade obrigatória concluída. Perante o cenário em presença, a estratégia foi a de qualificação académica.
Beneficiando do apoio da Administração e encarando o projecto governamental Novas Oportunidades como uma janela de oportunidade, foram sinalizados mais de 200 colaboradores para integrarem cursos de educação/formação de adultos e/ou CRVCC.
Considerando a dispersão geográfica, foram encetados parcerias com instituições dos Concelhos de Oeiras e Amadora: a Escola Secundária Luis Freitas Branco, em Paço de Arcos, a Escola Secundária Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras, e o CINEL – Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica da Amadora.
Estes acordos de parceria permitiram: a disponibilização das instalações e equipamentos necessários ao desenvolvimento das actividades (salas de aula, equipamento informático) e a utilização de serviços de apoio (bar, reprografia) durante o período da formação, a integração do corpo discente dos SMAS de Oeiras e Amadora em contexto escolar e o apoio técnico e pedagógico daquelas entidades na constituição dos grupos/turmas de formandos e na condução de todos os procedimentos necessários à formalização das acções e sua certificação.
Enquanto promotora do projecto, compete à Divisão de Gestão de Recursos Humanos proceder ao contacto, recrutamento e selecção dos formandos. A estruturação de turmas a nível interno assegura um conhecimento prévio das suas características e necessidades específicas, garantindo a constituição de turmas homogéneas, promovendo um ambiente em sala de maior familiaridade, e a articulação com os formadores dos métodos mais indicados para estruturação dos cursos e sua concepção pedagógica.
De igual modo, o envolvimento de toda a estrutura na organização e implementação deste projecto constituiu factor fundamental para o seu sucesso, designadamente a constituição das turmas em concertação não só com os funcionários aderentes, bem como as respectivas chefias, garantindo a manutenção dos diversos sectores de actividade, não obstante a interferência que poderia resultar para os serviços pela necessidade de adopção de horários incluídos no período normal de trabalho.
Ponto de Situação*
O projecto Passo a Passo, Adquira Novas Competências encontra-se, à data, em curso com:
|
Dados a 31 de Março de 2009 |
Funcionários que concluíram o 9º Ano |
38
|
Funcionários que concluíram o 12º Ano |
46
|
Funcionários em frequência 9º Ano |
9
|
Funcionários em frequência 12º Ano |
36
|
Custos envolvidos*
|
Unitário
|
Total
|
Concepção e desenvolvimento
|
0,00€
|
0,00€
|
Implementação
Despesas administrativas 1
Material pedagógico diverso 2
|
5,00€
15,00€
|
420,00€
1.260,00€
|
Total
|
20,00€
|
1.680€
|
1 Imposto de selo para emissão de certificados.
2 Valores aproximados
Recomendações
Principais vantagens do projecto:
- Elevação drástica do nível habilitacional dos Serviços;
- Integração dos funcionários em novos processos de aprendizagem;
- Promoção de uma lógica de aprendizagem contínua e ao longo de toda a vida;
- Aquisição de novas competências;
- Articulação com a vida familiar, pela frequência dos cursos em horário laboral;
- Inibição de custos para os funcionários.
Factores fundamentais ao sucesso:
- Envolvimento de toda a estrutura;
- Estabelecimento de parcerias externas;
- Apoio e acompanhamento constantes ao longo da formação, nomeadamente acompanhamento e orientação pessoal, social e pedagógica dos formandos, apoio na concepção e gestão do Dossier Técnico-pedagógico.
Anexos
Notícia Oeiras Actual, de Julho de 2007 (pdf, 120 KB)
Resultados
Balanço Social 2006, 2007 e 2008, respectivamente:
Nível de Escolaridade
|
2006
|
%
|
2007
|
%
|
2008
|
%
|
<9º Ano
|
199
|
44,72
|
142
|
33,10
|
112
|
25,17
|
9º Ano
|
74
|
16,63
|
111
|
25,87
|
134
|
30,11
|
11º Ano
|
30
|
6,74
|
27
|
6,29
|
25
|
5,62
|
12º Ano
|
70
|
15,73
|
71
|
16,55
|
81
|
18,20
|
Bacharelato
|
8
|
1,80
|
9
|
2,10
|
9
|
2,02
|
Licenciatura
|
64
|
14,38
|
69
|
16,08
|
84
|
18,88
|
Total
|
445
|
100
|
429
|
100
|
445
|
100
|
Ponto de Contacto
José Augusto Santos
Chefe da Divisão de Gestão de Recursos Humanos
jasantos@smas-oeiras-amadora.pt
Maria Alexandra Paiva
Técnica Superior e Gestora do Projecto
mapaiva@smas-oeiras-amadora.pt
Última Actualização: quinta-feira, 26 de Março de 2009