Nova Aprendizagem
A Iniciativa "Nova Aprendizagem" é um projecto de desenvolvimento de competências profissionais e pessoais que pretende equacionar novas formas de participação e de realização através de metodologias inovadoras de aprendizagem. A "Nova Aprendizagem" destina-se a todos os funcionários da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e de todas as Entidades representadas nas Lojas do Cidadão e nas Lojas da Empresa, sendo esta metodologia passível de ser aplicada junto de todos os organismos públicos.




Iniciativa: Nova Aprendizagem
Entidade: AMA - Agência para a Modernização Administrativa, I.P.
Entidades parceiras: A Iniciativa Nova Aprendizagem contou, na primeira fase do projeto, em 2008, com o apoio de quatro instituições: a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), a Novabase, a PT Inovação e a Vodafone. Atualmente, encontra-se a vigorar um protocolo com o Instituto da Segurança Social (ISS), no âmbito da formação inicial técnica relacionada com o Balcão Multisserviços (BMS). Ao longo do ano de 2012 prevê-se ainda a criação de novos protocolos com outras entidades para, através das sinergias criadas, se conseguir alargar o âmbito de intervenção da Nova Aprendizagem, bem como para ser possível adequar cada vez mais as metodologias e a oferta formativa disponível às necessidades específicas de todos os seus destinatários.

Destinatários/Beneficiários: A Iniciativa Nova Aprendizagem tem como beneficiários fundamentais os colaboradores da AMA e de outras entidades, públicas e privadas, que desempenham as suas funções nas Lojas do Cidadão e nas restantes estruturas descentralizadas da Rede Nacional de Serviços de Atendimento (RNSA).
Paralelamente, são também potenciais destinatários da Iniciativa Nova Aprendizagem os funcionários e colaboradores das entidades parceiras, bem como os destinatários específicos de outras equipas da AMA no âmbito de projetos comuns, ou de eventuais solicitações.
Categoria: Qualidade
Site: www.ama.pt


Ponto de Situação 
A Iniciativa Nova Aprendizagem é um projeto em constante evolução, quer pela introdução de elementos inovadores nas ofertas formativas já existentes, quer pela utilização de novas metodologias ou pelo desenvolvimento de novas soluções.
Atualmente, fazem parte do Catálogo de Formação da Iniciativa Nova Aprendizagem os seguintes cursos:
  • Formação Inicial Comportamental:
    • FIcAt1: As Lojas do Cidadão: Missão, Valores e Serviço ao Cidadão (blended-Learning)
    • FIcLGE1: As Lojas do Cidadão: Missão Visão e Funcionamento Interno (Presencial
    • Formação Inicial Técnica
      ­ FItP1: O Balcão Multisserviços: Pressupostos e Procedimentos (blended-Learning)
  • Formação Contínua Comportamental:
    •  FCcAt1: O Atendimento nas Lojas do Cidadão (blended-Learning)
    •  FCcAt2: O Atendimento nas Lojas da Empresa (blended-Learning)
    •  FCcAt3: Gestão de Conflitos (blended-Learning)
    • ­ FCcAt4: O Atendimento nas Lojas do Cidadão (eLearning)
    • ­ FCcAt5: O Atendimento nas Lojas da Empresa (eLearning)
    • ­ FCcAt6: Gestão de Reclamações (eLearning)
    • ­ FCcLGE1: Liderança e Gestão de Equipas nas Lojas do Cidadão (blended-Learning)
    • FCcLGE2: Liderança e Gestão de Equipas nas Lojas da Empresa (blended-Learning)
    • ­ FCcLGE4: Constituição e Dinâmicas de Equipa (Presencial)
    • ­ FCcLGE6: Liderança e Gestão de Equipas (eLearning)
    • ­ FCcLGE7: Gestão do Tempo (eLearning)
    • ­ FCcLGE8: Desenvolver a Motivação na Equipa (eLearning)
  • Formação Contínua Técnica
    • FCtAE1: Administração Eletrónica (Presencial)
       

Paralelamente a estas iniciativas, no âmbito das aprendizagens formais e numa tentativa de continuar a adequar os seus produtos e serviços à grande heterogeneidade de destinatários, a Iniciativa Nova Aprendizagem tem desenvolvido também, desde 2011, uma vertente de aprendizagem informal, de acesso facilitado a todos os potenciais destinatários, em que se incluem os mais variados suportes, como o site da Formação (www.rcc.gov.pt/novaaprendizagem), a Newsletter Nova Aprendizagem, os Guias @prender e os Vídeos Pedagógicos.

Taxionomia
A Iniciativa Nova Aprendizagem é um projeto de desenvolvimento de competências profissionais e pessoais que pretende equacionar novas formas de participação e de realização através de metodologias inovadoras de aprendizagem, com grande enfoque na utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação e dos modelos de formação em eLearning, não deixando de aproveitar as principais valências da formação presencial.

Descrição breve
A Iniciativa Nova Aprendizagem é um projeto de formação que visa o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais e, ainda, ao nível das tecnologias da informação e comunicação. Aposta-se na conceção específica de recursos técnico-pedagógicos para formação em sala e em contexto de eLearning, devidamente preparados para proporcionar uma aprendizagem autónoma aos formandos ou servir de apoio aos processos de aprendizagem colaborativa e adequados à prática e ao contexto específico dos nossos destinatários. Procura-se ainda promover uma aprendizagem ao longo da vida, útil e pertinente para a prática profissional mas também significativa para o desenvolvimento pessoal dos beneficiários.

Descrição pormenorizada
A implementação de uma oferta formativa à medida para o universo de destinatários definido como potenciais beneficiários da formação da AMA foi um grande desafio. O alcance geográfico necessário (com Lojas espalhadas por todo o país), os problemas de gestão do tempo e a própria heterogeneidade dos destinatários fizeram com que fosse necessário proceder a um esforço de adequação metodológica e de flexibilização dos modelos de formação.

Assim, a AMA aposta na utilização das novas tecnologias e em modelos mistos de formação, fazendo variar modelos presenciais e de eLearning de acordo com os contextos técnico-pedagógicos em que se inserem as necessidades de formação identificadas. Da mesma forma, fazem-se também variar metodologias de auto-estudo com metodologias colaborativas com o objetivo de proporcionar diferentes tipos de experiências formativas que possam ser adequadas aos diversos estilos de aprendizagem dos nossos destinatários.

Independentemente dos contextos ou dos modelos formativos preconizados para cada situação, o Departamento de Formação (DF) da AMA procura sempre desenvolver uma estratégia pedagógica ativa, atenta aos interesses e necessidades dos formandos e que promova a reflexão sobre os acontecimentos reais da prática de cada um, incentivando os formandos a assumirem os seus compromissos pessoais e profissionais e a aplicá-los no seu dia-a-dia de trabalho.

A flexibilização e adequação dos processos formativos trouxe também a necessidade de se desenvolverem competências internas para a conceção e desenvolvimento de materiais pedagógicos multimédia. Este tipo de conteúdos, fundamentais nos processos de autoaprendizagem e nos modelos de eLearning, foram inicialmente subcontratados aos parceiros de referência (PT Inovação e Novabase) mas os elevados custos associados, o alargamento do âmbito de intervenção da Nova Aprendizagem, bem como a necessidade de atualização periódica destes materiais (também com custos associados), levou a que o DF procurasse incorporar as competências necessárias à implementação de uma “Content Factory”.

Este procedimento para o desenvolvimento de conteúdos multimédia é baseado numa framework de desenvolvimento simplificada e na utilização de ferramentas de autor que permitem a criação de materiais pedagógicos multimédia sem competências específicas de programação na área da informática.

Tecnologia
Para a implementação e desenvolvimento da Iniciativa Nova Aprendizagem, em todo o seu âmbito, foi necessário recorrer a diversas ferramentas tecnológicas:

  • LMS – Learning Management System (Sistema de Gestão de Aprendizagem). É a plataforma de eLearning em que são implementados os ambientes virtuais de aprendizagem utilizados no âmbito dos processos formativos em eLearning ou blended-Learning. A Nova Aprendizagem utiliza desde 2008 a plataforma FORMARE, ao abrigo de um protocolo mantido desde então com a PT Inovação, responsáveis pelo desenvolvimento da plataforma e pela sua manutenção.
  • Site da Formação (Sharepoint 2010). O site da formação está englobado na área pública de Rede Comum do Conhecimento (RCC), tendo disponíveis as funcionalidades base do sharepoint.
  • ­Software de desenvolvimento de conteúdos multimédia (Photoshop, Camtasia, Articulate e Flip Viewer). Este conjunto de ferramentas é fundamental no processo de conceção dos recursos pedagógicos multimédia utilizados no âmbito da Iniciativa Nova Aprendizagem. O Photoshop é utilizado para edição de imagem, seja na conceção de layouts dos conteúdos ou para a criação de botões, caixas ou personagens. O Camtasia é um software de captura de ecrã e de edição de vídeo que permite trabalhar não só os Vídeos Pedagógicos, como também é muito útil para o desenvolvimento de tutoriais ou demonstrações de aplicações informáticas. O Articulate é uma ferramenta de conversão de Powerpoint em suporte Flash. Esta é a ferramenta principal no âmbito do desenvolvimento dos módulos dos cursos pois permite a exportação do conteúdo num suporte concordante com as normas SCORM e, consequentemente, facilmente integrável em qualquer LMS. O FlipViewer é uma ferramenta de criação de ebooks utilizada fundamentalmente para a disseminação dos manuais dos cursos e dos tutoriais da organização.

Recomendações
São cinco os aspetos considerados fatores críticos de sucesso na implementação e desenvolvimento de uma metodologia de eLearning:

  • ­Apostar em responsáveis especializados ou na qualificação dos recursos que na organização vão gerir a metodologia de formação eLearning, acautelando aspetos tecnológicos bem como os aspetos pedagógicos específicos à metodologia, e assegurar uma Equipa Multidisciplinar para a conceção dos materiais pedagógicos na qual deverão também fazer parte os próprios destinatários;
  • Desenhar cursos orientados às necessidades específicas dos participantes e com forte aplicação imediata ou a curto-prazo, devidamente suportados por conteúdos pedagógicos desenvolvidos com recurso a diferentes estratégias de aprendizagem, utilizando, de preferência, metáforas do próprio contexto de trabalho, e tendo em consideração aspetos relacionados com a cultura organizacional da instituição;
  • Fragmentar os recursos de conhecimento/cursos de formação para que estes sejam facilmente frequentados pelos participantes e mais rapidamente especificados, construídos e disponibilizados, mesmo ao nível individual, facilitando também a sua revisão e adaptação e reutilização com outro tipo de destinatários e contextos;
  • Recolher informação em contínuo junto de todos os participantes (Formandos, Tutores, Coordenadores da Formação, Agentes) sobre as várias vertentes da experiência formativa com o objetivo de ajustar em tempo real e incorporar melhorias nos projetos formativos seguintes; 
  •  Envolver, desde o primeiro momento, toda a estrutura hierárquica, para uma maior motivação e co-responsabilização.

Próximas Ações
A Iniciativa Nova Aprendizagem tem previsto, para o ano de 2012, a realização de todos os seus cursos já existentes de uma forma contínua, de forma a beneficiar todos os funcionários das Lojas do Cidadão e da Empresa.
Da mesma forma, irá continuar a aposta no alargamento do seu âmbito de intervenção com a conceção de novos cursos sobre temáticas enquadradas no âmbito de interesse dos nossos destinatários, de acordo com o levantamento de necessidades de formação identificadas para este ano. Paralelamente, continuará também a aposta na inovação, quer ao nível das metodologias, quer ao nível do tipo de materiais pedagógicos a disponibilizar no âmbito da iniciativa.

Ponto de Contacto
Carina Américo
Coordenadora do Departamento de Formação
AMA, I.P.
carina.americo@ama.pt

Anícia Trindade
Responsável Pedagógica pela Formação Inicial
AMA, I.P.
anicia.trindade@ama.pt

Jorge Lagarto
Responsável Pedagógico pela Formação Contínua
AMA, I.P.
jorge.lagarto@ama.pt

Site
www.rcc.gov.pt/novaaprendizagem

Resultados
Desde o início da Iniciativa Nova Aprendizagem, em 2008, passaram pelos cursos dinamizados pelo DF 2009 formandos, num total de 152 ações de formação. Estas ações correspondem a um total de 1272 de formação online e 1676 horas de formação presencial, com um volume de formação de 41481 horas x formando.
O ano de 2011 foi particularmente dinâmico, com a realização de 82 ações de formação que envolveram 988 formandos.
Só em 2011 foram dinamizadas 569 horas de formação presencial e 473 horas de formação online.

No quadro seguinte pode-se confirmar a evolução registada ao nível do número de formandos beneficiários da Iniciativa Nova Aprendizagem:





Toda a formação promovida no âmbito da Iniciativa Nova Aprendizagem é devidamente avaliada, sendo o feedback dos próprios formandos um dos indicadores mais importantes no que respeita à qualidade das ações implementadas.

Neste domínio, os resultados têm sido bastante satisfatórios, sendo que, no que respeita ao ano de 2011, verificou-se uma avaliação global média dos cursos de 88,09%. Neste contexto, destaque para os cursos de formação inicial com uma avaliação de 90,92% e formação técnica com 90,93%. Os cursos de formação contínua verificaram uma avaliação de 86,11%, o que é um resultado também muito positivo considerando que a grande maioria dos cursos foram dinamizados pela primeira vez em 2011.

Última Actualização: 2 de Março de 2012