Melhoria Contínua na Gestão de Recursos Humanos
O projecto "Melhoria Contínua na Gestão de Recursos Humanos" consiste na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Direcção Municipal de Recursos Humanos/DMRH (conjuntamente com a Direcção Municipal dos Serviços da Presidência e o Gabinete de Estudos e Planeamento) da Câmara do Porto, em Dezembro de 2007, cumprindo os requisitos da Norma Portuguesa EN ISO 9001:2000.

Iniciativa: Melhoria Contínua na Gestão de Recursos Humanos
Entidade: Câmara Municipal do Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais: Direcção Municipal de Recursos Humanos. Com efeito replicador, este projecto poderá ser sempre implementado em qualquer organização tendo como principais destinatários próprios serviços, considerando a gestão por processos e implementação de um sistema de melhoria contínua.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Este projecto concreto, do ponto de vista da implementação encontra-se concluído, estando em pleno funcionamento.
Custos envolvidos: Investimento feito em formação, através da metodologia de formação-acção que possibilitou a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com o apoio de uma empresa consultora.


Neste âmbito foi definida a Política da Qualidade devidamente alinhada com os objectivos estratégicos do Executivo e com tradução operacional nos objectivos da qualidade, integrados no SIADAP. A implementação do SGQ surge da necessidade de sistematizar os fluxos procedimentais da Direcção Municipal de Recursos Humanos, focalizando numa gestão por processos que considera o desenvolvimento dos colaboradores, totalmente orientada para o cliente e para a melhoria contínua.

Gerir bem com base nos princípios da Qualidade, criar condições para ter profissionais qualificados de elevado potencial, avaliar resultados e corrigir desvios, orientar a sua acção para os cidadãos e gerir por processos que eliminem gastos supérfluos, são os desafios que se colocaram à Direcção Municipal de Recursos Humanos, e que estruturaram a base para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Foram definidos os diversos processos que se traduziram no mapeamento da realidade já existente e em ajustamentos e melhorias a essa mesma realidade. Os processos de medição e melhoria contínua foram organizados o que permitiu que as práticas já existentes ao nível da monitorização e avaliação fossem directamente integradas com o SIADAP, demonstrando a total integração destes sistemas.

O SGQ está assim intimamente relacionado com uma maior ligação entre a definição e cumprimento de objectivos, assim como permite uma melhor definição de responsabilidades nos processos e, ainda melhorar a avaliação dos riscos e impactos das actividades sobre as partes interessadas.

As diversas práticas que sustentam a DMRH são regular e sistematicamente monitorizadas e medidas, permitindo obter inputs e outputs fulcrais, com vista a intervir ao nível de melhorias, por forma a maximizar continuamente o desenvolvimento do colaborador, potenciando, consequentemente, o desenvolvimento da Autarquia.

Recomendações

Como principais factores críticos de sucesso da implementação do sistema de Gestão da Qualidade na Direcção Municipal de Recursos Humanos, destacam-se os seguintes:
  • Comprometimento e envolvimento da direcção de topo e dos dirigentes; 
  • Criação de uma equipa de projecto para implementação do SGQ; 
  • Apoio técnico, através de formação-acção dada à equipa, por uma empresa consultora;
  • Experiência prévia na área da qualidade total, nomeadamente CAF/EFQM;
  • Cultura de participação e envolvimento de colaboradores;
  • Processo não isolado e partilhado com outras duas Direcções Municipais conferindo-lhe robustez;
  • Existência prévia de práticas na DMRH em consonância com os requisitos da NP EN ISSO 9001:2000, que com a implementação do SGQ apenas necessitaram de ser revistas e ajustadas, não implicando a construção de novos processos;
  • Integração do SGQ com o SIADAP;
  • Sensibilização de todos os colaboradores para a importância da gestão da qualidade e conceitos associados.
Próximas Acções

Integração do SGQ existente com o Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) de modo a criar as respectivas sinergias. Automatização de processos de medição e monitorização em todo o SGQ da Câmara Municipal do Porto. 

Anexos

Resultados

  • Formação de colaboradores na área da qualidade e melhoria contínua;
  • Clarificação de processos e respectivos responsáveis;
  • Monitorização regular do sistema e como tal, da actuação da própria Direcção Municipal de Recursos Humanos; 
  • Envolvimento e empenhamento de colaboradores e dirigentes e criação das figuras do gestor da qualidade e dinamizadores da qualidade;
  • Detecção de problemas e respectivo tratamento devidamente registados;
  • Relatórios de Actividades totalmente integrados com o SGQ e SIADAP, bem como com toda a actuação DMRH.
Ponto de Contacto 

Agostinho Cardoso
 agostinhocardoso@cm-porto.pt
 
Adília Almeida
adiliaalmeida@cm-porto.pt 

Isabel Santos
isabelsantos@cm-porto.pt

 
Última Actualização: segunda-feira, 30 de Março de 2009