Melhorar os serviços para bem servir o munícipe
"Melhorar os serviços para bem servir o munícipe" trata-se de um projecto de optimização da qualidade dos serviços prestados nas áreas do atendimento geral, atendimento do serviço de águas e atendimento do serviço de obras particulares.

Iniciativa: Melhorar os serviços para bem servir o munícipe
Entidade: Câmara Municipal de Ansião
Destinatários/Beneficiários potenciais: Funcionários públicos e munícipes
Categoria: Qualidade


"Melhorar os serviços para bem servir o munícipe", reduzir o tempo de resposta ao munícipe e obter a certificação do sistema de gestão foram os objectivos da Câmara Municipal de Ansião ao desencadear um projecto de optimização da qualidade dos serviços prestados nas áreas do atendimento geral, atendimento do serviço de águas e atendimento do serviço de obras particulares.

A Câmara Municipal desenvolveu um projecto que agiliza procedimentos, com o recurso às novas tecnologias, nas áreas do Atendimento Geral, Atendimento do Serviço de Águas e do Serviço de Obras Particulares, em conformidade com a Norma NP EN ISO 9001:2000, tendo em vista a satisfação dos Munícipes.

Para a concretização do projecto foi realizada uma recolha exaustiva dos procedimentos da câmara e procedeu-se à consulta dos utentes dos serviços utilizando questionários, caixas de sugestões, inquéritos on-line e inquéritos aos empresários, o que permitiu a identificação de acções correctivas, preventivas e de melhoria dos serviços.

Resultados

  • Responsabilização, mobilização, motivação e envolvimento dos recursos humanos da autarquia;
  • Atribuição do Certificado de Conformidade pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação), confirmado pela Auditoria de Acompanhamento e válido até 19 de Julho de 2008;
  • Apresentação do Relatório da Auditoria da Qualidade, com a indicação de 12 não conformidades e seis observações, de que resultou a implementação das medidas adequadas e a criação de um novo enquadramento em que se determinou o desempenho através de indicadores adequados nas áreas certificadas;
  • Elaboração do Guia do Munícipe em 2004;
  • Interacção com as freguesias através da intranet, sendo proporcionados aos cidadãos serviços idênticos aos prestados no município, evitando-lhes deslocações.
Ponto de Contacto

Rui Rocha
CM de Ansião

 Fonte: Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL)