Implementação do SGQ na DPDOP e SAM
O município de Vale de Cambra implementou um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2000, na Divisão de Planeamento, Divisão de Obras Particulares e Serviço de Atendimento ao Munícipe para melhorar a qualidade dos serviços prestados no âmbito do planeamento, obras particulares e atendimento ao munícipe.
Iniciativa: Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma NP EN ISO 9001:2000 na Divisão de Planeamento, Divisão de Obras Particulares e Serviço de Atendimento ao Munícipe
Entidade: Câmara Municipal de Vale de Cambra
Destinatários/Beneficiários: Munícipes
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação:* Este projecto encontra-se finalizado e consolidado.
Custos: A realização do projecto teve como suporte uma candidatura ao “Programa FORAL”.
Site: www.cm-valedecambra.pt
O projecto visa ainda dotar as Divisões de Planeamento e de Obras Particulares e o Serviço de Atendimento ao Munícipe de capacidade para prestar um serviço de elevada qualidade, eficiente e célere, num contexto de melhoria contínua e efectuar acções de benchmarking e definir objectivos de melhoria, promovendo acções de formação e obtendo a certificação de qualidade.
A Câmara Municipal de Vale de Cambra desenvolveu um projecto de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas Divisões de Planeamento e de Obras Particulares e Serviço de Atendimento ao Munícipe, utilizando a metodologia de formação/acção, a qual estimulou a consciencialização para a melhoria dos serviços prestados e reforçou as competências de todos os seus colaboradores na realização das actividades.
Este projecto, submetido e aprovado no âmbito do Programa FORAL, obteve o certificado de conformidade, segundo a norma NP EN ISO 9001:2000, em resultado da auditoria de concessão da APCER realizada em Setembro de 2005.
Face à definição do Planeamento no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade foi concebido um novo conceito do Atendimento ao Munícipe alargando o serviço prestado a todas as divisões do município.
A Câmara Municipal já iniciou o alargamento da extensão do SGQ às Divisões de Obras Municipais e Manutenção e Serviços Urbanos e Ambiente, em virtude de terem um forte impacto no orçamento da autarquia, em resultado da redução de custos por optimização de processos e métodos de trabalho de gestão, na possibilidade de reafectação de verbas para apoiar outras iniciativas da autarquia e serem divisões com uma forte ligação aos munícipes e às juntas de freguesia.
Ponto de Situação*
A experiência deste Projecto e toda a metodologia utilizada segundo uma metodologia Formação/Acção, serviu de base para a concretização de outros projectos, nomeadamente a extensão do SGQ às Divisões de Obras Municipais e Manutenção e Serviços Urbanos e Ambiente, já finalizado e com sucesso. Está igualmente a decorrer a extensão do SGQ à Divisão Financeira, Divisão de Acção Social e Educação, Divisão de Recursos Humanos e Gabinete de Qualidade, estando previsto a sua conclusão para final do próximo mês de Setembro.
Recomendações
O Projecto, actualmente concluído, submetido e aprovado no âmbito do Programa FORAL, de realização, num contexto de formação-acção, da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas Divisões de Planeamento e Obras Particulares, assim como no Serviço de Atendimento ao Munícipe, conducente à respectiva Certificação segundo a norma NP EN ISO 9001:2000, possibilitou, até agora, a constatação de que é possível obter as seguintes vantagens já traduzida em soluções e resultados concretos como a sistematização dos processos e métodos de trabalho mais adequados às necessidades operacionais da Autarquia e à satisfação dos Munícipes, nomeadamente:
- A participação dos colaboradores da Autarquia no processo de identificação de soluções, na respectiva configuração e na sua implementação em concreto;
- A definição da Política da Qualidade, a sua divulgação pelos colaboradores e Munícipes, assumindo compromissos de melhoria e estabelecendo orientações para os colaboradores da Autarquia;
- A identificação de objectivos quantificados de melhoria, aprovados pelos Executivo Camarário, e decompostos por acções, distribuídas pelos Serviços, de modo a facilitar a sua concretização;
- A elaboração e aprovação do Manual da Qualidade, dos Procedimentos de Sistema de Gestão da Qualidade, das respectivas Instruções de Trabalho e dos restantes documentos de suporte à actividade;
- Implementação das soluções concebidas durante as acções de formação, procedendo aos ajustes e melhorias que a sua aplicação em concreto permite concretizar;
- A preparação para a realização das auditorias internas que, em breve, se iniciarão como forma de avaliar as soluções implementadas e identificar necessidades e oportunidade de melhoria.
O sucesso deste projecto e da metodologia utilizada veio evidenciar a necessidade de intervir sobre duas outras situações concretas, como, por exemplo, as relações de interface entre as Divisões em processo de Certificação e outras Divisões da Câmara Municipal e as necessidades de melhoria do desempenho e de optimização de resultados de outras áreas da Autarquia. Neste sentido, já está a decorrer a extensão do SGQ a outras Unidades Orgânicas da Autarquia.
Próximas Acções
A Câmara Municipal de Vale de Cambra pretende assegurar uma actuação concertada e sistematizada, sobre os factores que condicionam o seu desempenho, integrando o SGQ como ferramenta de Gestão da Câmara Municipal .
Assim, identificou-se a necessidade de enquadrar as actividades num Sistema de Gestão que, tendo como elemento aglutinador a Qualidade, integre a liderança, o planeamento e a estratégia, a gestão dos recursos materiais e dos processos com a gestão dos recursos humanos da organização, a avaliação da Performance da Câmara Municipal e o desempenho dos seus colaboradores. É um grande desafio para o Município de Vale de Cambra, o qual trará enormes benefícios ao nível da melhoria do desempenho funcional e organizacional.
Resultados
- Melhoria do desempenho e da produtividade;
- Eliminação e simplificação de procedimentos;
- Melhoria nos níveis de eficácia e eficiência dos serviços prestados;
- Aumento dos níveis de motivação dos recursos humanos da organização e de satisfação dos cidadãos/clientes;
- Criação de uma cultura de melhoria contínua na organização.
Anexos
Câmara Municipal de Vale de Cambra: o Sistema de Gestão de Qualidade Como Parte de um Projecto Mais Abrangente de Modernização Administrativa - Newsletter Modernização Administrativa N.º 6, SINFIC, S.A., Dezembro de 2007 (html)
Ponto de Contacto
Sérgio Miguel Marques de Almeida
Tel: (+351) 256 42 0510
sergio.almeida@cm-valedecambra.pt
Última Actualização: quarta-feira, 2 de Julho de 2008