Gestão do Capital Humano - Treino para a Mudança
No sentido de se adaptar aos actuais desafios da Administração Pública Local, a CMP leva a cabo um Projecto de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos com foco na satisfação pessoal e na exploração do talento individual, através de metodologias suportadas por contextos de mudança, conducentes à auto-superação contínua do Capital Humano e da própria Autarquia.

Iniciativa: Gestão do Capital Humano: Treino para a Mudança
Entidade: Câmara Municipal do Porto
Destinatários/Beneficiários potenciais: O Projecto Gestão do Capital Humano: Treino para a Mudança direcciona-se a todos os colaboradores da Câmara Municipal do Porto, no sentido de uma melhoria contínua do serviço prestado ao beneficiário final: o cidadão.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Este Projecto está, em termos de concepção, concluído, e encontra-se implementado e em pleno curso na Câmara Municipal do Porto.


Este projecto assume como meio a valorização, integração, reconhecimento e estímulo dos colaboradores através de uma carteira de oportunidades de desenvolvimento e assenta numa prática de total transversalidade de projectos e equipas e na sempre inacabada acumulação de estímulos, vivências e impactos.

Considerando os enquadramentos legais e os constrangimentos materiais, tentar conseguir colaboradores motivados sem focalizar as intervenções nas dimensões mais sensíveis, inevitavelmente associadas a compensações remuneratórias ou a uma diminuição de "carga" de trabalho, consiste, desde logo, uma dificuldade, da qual se procurou emergir com positividade e com forte direccionamento, ao assentar o desenvolvimento no fomento de uma força individual que transita para o colectivo, pela própria aprendizagem e consciencialização da mais-valia de cada indivíduo no grupo.

Esta abordagem implica a articulação e consolidação de uma dinâmica de gestão de processos com a gestão das intervenções a nível formativo, social e de gestão da mudança, capaz de criar contextos em que os colaboradores adiram a aprendizagens continuadas ao longo do seu percurso profissional.

Envolve uma diversidade de contextos (desde a integração à fase pós-aposentação); de tipologias de iniciativas (formação, aquisição de níveis académicos superiores, estágios internacionais, gestão sustentada de absentismo, intervenção social) e implica um conjunto articulado de abordagens (mecanismos de comunicação formal e informal; projectos transversais suportados num sistema de pivots; medidas de empowerment e reconhecimento).

Recomendações

O processo de mudança inerente ao presente Projecto é um processo contínuo e incremental em termos de acções e dos próprios resultados. Daí decorrem como determinantes, para a sua concretização, o envolvimento e empenho dos dirigentes e colaboradores, que estão na sua base mas que também são incrementados pela própria evolução do Projecto e que resultam mediante mecanismos de comunicação interna instalada.
 
Determinante é também, neste projecto, o aliar de componentes formais e informais ao nível da comunicação, do reconhecimento e da valorização do capital humano, agilizador de procedimentos e criador de proximidades favoráveis à propagação de contextos de mudança.

A perspectiva de melhoria contínua intrínseca ao projecto, não só nos seus objectivos como também em termos do processo, pela aplicação do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), garante o constante alinhamento de actuação num conjunto de vivências que são, afinal, o treino para a mudança e que colocam o desenvolvimento pela auto-superação constante como base da aprendizagem para essa mudança.

Próximas Acções

O formato deste projecto garante, desde logo, grande agilidade ao estar concebido em rede, permitindo, portanto, agregar novas iniciativas e garantir a potenciação de sinergias através dos resultados obtidos pelas restantes iniciativas interligadas. Daí que este projecto esteja aberto em permanência para integrar novas acções, garantindo um alinhamento com a evolução das exigências que se colocam à Administração Pública Local e, logo, aos seus trabalhadores.

Anexos

CMP distinguida com Prémio de Boas Práticas no Sector Público” – in portal da Câmara Municipal do Porto, 25 de Maio de 2009 (html)

Resultados

O Projecto Gestão do Capital Humano: Treino para a Mudança assenta numa estratégia de optimização do Capital Humano da Autarquia através do seu desenvolvimento, que passa pelo treino permanente para a mudança.

Apresentam-se alguns indicadores que reflectem a mudança colectiva com base num claro investimento individual:
  • Acréscimo, em valor médio e em 2008, de cerca de 30% na avaliação do impacto da formação face à avaliação das competências iniciais (53% para 83%);
  • Aumento do número de processos de RVCC concluídos, em mais de 100% (40 em 2007 e 91 em 2008) e aumento do número de processos RVCC em curso entre 2007 e 2008 em cerca de 10% (aproximadamente 700 processos em curso actualmente);
  • Aumento das participações em acções de formação:
    • biénio 2005/2006 – 4077 participantes;
    • biénio 2007/2008 – 5530 participantes.
  • Aumento do número de processos de mobilidade de colaboradores no interior da CM Porto:
    • biénio 2005/2006 – 278;
    • biénio 2007/2008 – 336.
  • Aumento do número de participantes em actividades (Ex: Programa de Voluntariado Cultural; Programa de Acolhimento e Integração; Programa Porto Júnior; Jornadas de Higiene e Segurança no Trabalho) em mais de 240%:
    • 2007: 846 participações;
    • 2008: 2105 participações.
  • Entre 2006 e 2008 e decorrente da reorganização sustentada de processos e da intervenção ao nível das várias dimensões de gestão e desenvolvimento de Recursos Humanos: 
    • redução dos custos com trabalho extraordinário em 20,82%;
    • redução do absentismo por doença (dias perdidos) em 19,25%;
    • redução do trabalho em dia de descanso/feriado em 49,93%;
    • aumento dos número de projectos transversais.
  • Aumento da satisfação global com o serviço prestado pela CM Porto em 4,4% (aumentou de 83,2% em 2006 para 87,6% em 2008).
Ponto de Contacto

Agostinho Cardoso
agostinhocardoso@cm-porto.pt
 
Adília Almeida
adiliaalmeida@cm-porto.pt

Isabel Santos
isabelsantos@cm-porto.pt
 
 Última Actualização: segunda-feira, 31 de Agosto de 2009