Definição e Implementação de um SGQ
A "Definição e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade" visa a identificação e clarificação dos conteúdos, a simplificação das metodologias utilizadas na gestão administrativa, a definição e implementação de práticas e uma maior eficiência na resolução dos seus assuntos e a obtenção da Certificação da Qualidade.

Iniciativa: Definição e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade
Entidade: Junta de freguesia de Montelavar
Destinatários/Beneficiários: Funcionários e Cidadãos
Categoria: Qualidade
Site: www.jf-montelavar.pt

O projecto de "Definição e Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade" pela Junta de Freguesia de Montelavar (Sintra) visa a identificação e clarificação dos conteúdos das actividades desenvolvidas pela freguesia, a simplificação das metodologias utilizadas na gestão administrativa, a definição e implementaão de práticas que permitam uma maior aproximação ao freguês/requerente e uma maior eficiência na resolução dos seus assuntos e a obtenção da Certificação da Qualidade no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2000.

A Junta de Freguesia de Montelavar desenvolveu um projecto de melhoria da organização e funcionamento dos seus serviços, baseado em critérios da qualidade, promovendo uma autarquia mais eficiente e eficaz e criando uma cultura de exigência junto da estrutura administrativa.

Para o desenvolvimento do Projecto, a Junta de Freguesia recorreu ao apoio de uma consultora externa e à orientação técnica em Sistemas de Gestão da Qualidade, segundo a Norma NP EN ISO 9001:2000.

Dada a dimensão e recursos disponíveis da freguesia, o desenvolvimento destes projectos implica um investimento, ao nível dos recursos humanos e técnicos, que se traduz num esforço significativo, mas o qual consideram recuperado a médio prazo, pela eficácia e eficiência que se pretende atingir com o mesmo.

A autarquia considera que esta é uma área a investir dado que permite uma melhoria significativa do serviço público.

Resultados
  • Melhoria significativa do serviço de atendimento aos fregueses/requerentes pelo procedimento de registo em minuta das reclamações e informações;
  • Maior envolvimento dos fregueses/requerentes nos projectos da freguesia, designadamente através da resposta a um inquérito de satisfação, o que permitiu obter um feedback do trabalho desenvolvido;
  • Organização interna e externa dos serviços, como foi o caso da organização do arquivo.
  • Organização ao nível dos serviços da secretaria, da optimização dos recursos humanos e da implementação de programas informáticos adaptados às autarquias locais, o que, consequentemente, teve efeitos na eficiência e eficácia dos serviços; 
  • Crescente motivação dos funcionários da Junta de Freguesia, em resultado da formação ministrada, da discussão dos procedimentos e do trabalho em equipa;
  • Diversificação de projectos integradores da comunidade – crianças, jovens e idosos, em geral, e pessoas ou famílias com necessidades especiais de integração, em particular, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida.

Anexos

Porquê a Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na Freguesia de Montelavar - Freguesia de Montelavar, 29 de Fevereiro de 2008 (html)

Ponto de Contacto

Rita Tomásio
Gestora da Qualidade na Junta de freguesia de Montelavar

 Fonte: Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL)