Certificação do Sistema de Gestão Integrado, Qualidade, Ambiente e Segurança
A Câmara Municipal de Mora decidiu melhorar a qualidade, o ambiente e a segurança na prestação dos serviços através da certificação do Sistema de Gestão Integrado, Qualidade, Ambiente e Segurança.
Iniciaitiva: Certificação do Sistema de Gestão Integrado, Qualidade, Ambiente e Segurança
Entidade: Câmara Municipal de Mora
Destinatários/Beneficiários: Funcionários públicos e munícipes
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Concluído
A Câmara Municipal de Mora desenvolveu um projecto de implementação de um Sistema de Gestão Integrado, visando a melhoria da qualidade, do ambiente e da segurança em todos os serviços camarários.
Os objectivos da autarquia são:
- Estabelecer uma maior proximidade aos munícipes, de forma a entender claramente as suas necessidades e expectativas;
- Implementar uma cultura de melhoria contínua na organização permitindo agilizar a tomada de decisões nos vários sectores, garantir a segurança e saúde de trabalhadores e munícipes;
- Concretizar uma efectiva preocupação presente e futura para com o ambiente;
- Sistematizar um conjunto de regras de funcionamento tendo em vista uma maior eficácia e eficiência da organização são os outros objectivos autárquicos.
Este modelo encontra o seu suporte em normas internacionais: NP EN ISO 9001:2000-Sistema de Gestão da Qualidade, NP EN ISO 14001:2004-Sistema de Gestão Ambiental e a OHSAS 18001/NP 4397:2001-Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho.
Para a prossecução do seu projecto efectuou-se a contratação de uma equipa de técnicos que colaborou com a equipa da câmara em toda a implementação do SGI, reuniões de trabalho, formação dos trabalhadores, diagnósticos e auditorias e assistência técnica aos vários gestores da câmara.
Ao longo do projecto foram sendo identificadas necessidades relacionadas com as diferentes áreas: Qualidade, Ambiente e Segurança, as quais foram sendo satisfeitas. Destaque-se a área ambiental, que exigiu maiores investimentos e afectação de recursos ao longo do projecto.
Sendo um sistema de gestão desenvolvido e mantido de forma permanentemente orientada para valores tão abrangentes como a Qualidade, o Ambiente e a Segurança, que extravasa inclusive o limite físico da área do Concelho de Mora, foram várias as situações de colaboração com outras entidades, como, por exemplo, juntas de freguesia, outros municípios, Associação de Municípios do Distrito de Évora (AMDE), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e os munícipes da autarquia.
Resultados
- Garantia aos munícipes de que foram estabelecidos e são mantidos procedimentos; adequados às suas necessidades e expectativas, no âmbito da qualidade, ambiente e segurança;
- Melhoria do desempenho ambiental e a interiorização do conceito de ambiente enquanto mais um factor de gestão;
- Diminuição dos acidentes e das doenças profissionais e dos gastos com os prémios do seguro, conseguindo transmitir uma imagem de segurança;
- Certificação no âmbito do Sistema Português da Qualidade.
Ponto de Contacto
Joaquim Manuel Lopes Neto
Engenheiro da CM de Mora
Fonte: Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL)