Certificação da Unidade de Dor Crónica
A Unidade de Dor Crónica (UDC) tem o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) desenvolvido de acordo com a Norma NP EN ISSO 9001:2008 e restantes requisitos legais e regulamentares aplicáveis, tendo identificado o Processo de Terapêutica da Dor como a base para uma interligação entre as actividades que realiza, o qual interage com um conjunto de metodologias de gestão que fazem parte da referida Norma.
Iniciativa: Certificação da Unidade de Dor Crónica
Entidade: Unidade de Dor Crónica – Unidade de Oliveira de Azeméis (ex-Hospital de São Miguel) - Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P.E
Entidades parceiras: SINASE (empresa de auditoria que acompanhou a Certificação) e
APCER (associação que atribuiu a Certificação)
Destinatários/Beneficiários potenciais: População abrangida pelos Centros de Saúde de Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, S.João da Madeira, Albergaria e Arouca; profissionais da equipa da Unidade de Dor Crónica; e profissionais dos restantes serviços da Unidade de Oliveira de Azeméis.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: A certificação da Unidade de Dor foi atribuída em Janeiro de 2009. A 1ª auditoria de acompanhamento programada pela APCER para Dezembro de 2009 foi suspensa por deliberação do Conselho de Administração.
A política de qualidade adoptada assume-se como elemento estruturante do SGQ e tem por objectivos:
- a prestação de cuidados de saúde de qualidade;
- a valorização dos colaboradores pelo seu constante aperfeiçoamento técnico e científico;
- a actualização e optimização dos recursos existentes, visando o rigor da execução e o reconhecimento pelos seus pares e pela comunidade e o respeito pela declaração de princípios: Honestidade, Humildade, Ciência e Disponibilidade.
Em Portugal a UDC é a 1ª Unidade de Dor certificada pelos processos ISSO, no âmbito da realização de procedimentos no domínio da terapêutica de controlo da dor crónica e de cuidados paliativos.
O SGQ é a chave do sucesso da UDC porque aposta na melhoria contínua de serviços e processos, através da definição de uma política de qualidade e de objectivos de qualidade, da obtenção dos resultados de auditorias, da análise de dados, das acções correctivas e preventivas e da revisão da gestão.
A realização periódica de inquéritos de satisfação aos doentes em tratamento activo providencia conclusões que constituem verdadeiras oportunidades de melhoria na prestação dos serviços da UDC.
A política de comunicação da UDC assenta a nível interno na informação partilhada por toda a equipa para que todos possam de acordo com a sua formação e perfil, contribuir para o processo de tomada de decisão clínica e assegura a nível externo o contacto permanente com as populações que serve através de uma linha telefónica directa.
A abordagem de gestão implementada pela responsável da UDC promove o envolvimento, a motivação e a responsabilidade dos colaboradores e garante a disseminação dos valores e o cumprimento de códigos de conduta.
O rigor e a transparência nas decisões é a prática dos profissionais que colaboram na UDC, mantendo a credibilidade e a fiabilidade de resultados e promovendo o bom nome da instituição e, em última análise, do Serviço Nacional de Saúde.
A UDC adoptou uma abordagem baseada em metodologias de gestão clínica que visam promover o envolvimento do doente, família e comunidade na política de prestação dos cuidados, o permanente investimento na formação e o reforço das competências das equipas de saúde, assim como a gestão por objectivos, as auditorias clínicas, a prática baseada na evidência, a actuação na minimização e controlo dos riscos, a integração de instrumentos de melhoria contínua da qualidade e a coordenação de sistemas de informação e processos clínicos enquanto factor essencial de monitorização da qualidade dos serviços prestados.
Certos de que a aplicação destas práticas constitui uma oportunidade de melhoria com resultados positivos ao nível da estratégia organizacional e da eficiência da UDC, num contexto de minimização de custos e de reforço da qualificação dos recursos humanos.
Tecnologia
Como suporte informático, a UDC utiliza os
softwares desenvolvidos pela Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) para as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente a aplicação para a gestão de doentes denominada SONHO, a aplicação de suporte à prática médica designada SAM e a aplicação para marcação de consultas provenientes dos Centros de Saúde via Internet chamada Alert P1.
As ferramentas tecnológicas utilizadas no diagnóstico e terapêutica de doentes são equipamentos médicos nomeadamente: um monitor de sinais vitais (TA; ECG; saturação de O2), 12 aparelhos para TENS (estimulação eléctrica nervosa trans-cutanea), quatro bombas perfusoras e um estimulador de nervos periféricos.
Recomendações
Os pontos fortes a destacar são o envolvimento do Conselho de Administração e o desenvolvimento de uma metodologia que permita motivar os profissionais que integram a equipa da UDC.
Próximas Acções
Apesar de não se prever continuidade no processo de certificação, todas as boas práticas adquiridas estão a ser cumpridas e as novas iniciativas de crescimento e alargamento do âmbito da Unidade estarão sujeitas aos mesmos critérios de qualidade e acompanhamento.
Resultados
Aumento da satisfação dos utentes relativamente à prestação dos cuidados clínicos e às condições da prestação , conforme demonstra tratamento estatístico realizado aos questionários aplicados antes da implementação do projecto (Julho de 2008) e após a sua conclusão (Dezembro de 2008).
O nível de satisfação dos colaboradores da UDC, relativamente ao relacionamento interpessoal e às condições de trabalho, após a conclusão do projecto atingiu os 75%, conforme demonstra tratamento estatístico realizado aos questionários aplicados em Janeiro de 2009.
Em resultado de candidatura efectuada, o projecto “Certificação da Unidade de Dor Crónica” obteve o segundo lugar no
Prémio Hospital do Futuro 2008/2009, na categoria Qualidade em Saúde - Certificação.
Ponto de Contacto
Maria Carlos Cativo
Chefe de Serviço de Anestesiologia
Coordenadora da Unidade de Dor Crónica do CHEDV-E.P.E
Tel.: (+351) 256 600 800
Fax: (+351) 256 600 809
unidade.dor@hdoazemeis.min-saude.pt
Última Actualização: quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009