Certificação da Qualidade das actividades da Feira Viva, Cultura e Desporto, EM
O objectivo da iniciativa é melhorar a satisfação de todas as partes interessadas, clientes internos e externos, aumentar a durabilidade e fiabilidade dos equipamentos e infraestruturas, ao mais baixo custo, maximizar a relação qualidade/preço, promover o desporto, o lazer e a educação ambiental.
Iniciativa: Certificação da Qualidade das actividades
Entidade: Feira Viva, Cultura e Desporto, E.M.
Destinatários/Beneficiários: Clientes internos e externos
Categoria: Qualidade
Site: www.feiraviva.com
A empresa municipal Feira Viva, Cultura e Desporto implementou um sistema de gestão da qualidade às actividades culturais e desportivas que promove. O objectivo é melhorar a satisfação de todas as partes interessadas, clientes internos e externos, aumentar a durabilidade e fiabilidade dos equipamentos e infraestruturas, ao mais baixo custo, maximizar a relação qualidade/preço, promover o desporto, o lazer e a educação ambiental, elevando a qualidade de vida dos utentes e perspectivar a autonomia económica da exploração dos equipamentos.
A iniciativa aplica os princípios do sistema de gestão da qualidade às actividades desenvolvidas, prosseguindo a sua melhoria contínua com base em acções de medição e monitorização, tendo em conta a maximização dos recursos económicos e a satisfação dos clientes.
Este projecto promoveu e dinamizou as actividades associadas aos equipamentos desportivos, nomeadamente as Piscinas Municipais do Concelho de Santa Maria da Feira, o Parque Ornitológico de Lourosa e os eventos de animação cultural.
O projecto teve início com o diagnóstico inicial da organização, envolvendo todas as pessoas, realizando reuniões de "Brainstorming", criando um espírito positivo entre todos em relação ao projecto e ouvindo todas as sugestões.
Seguidamente, passaram à fase de identificação e formalização dos processos chave para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade para aumentar a satisfação do cliente mediante o cumprimento dos seus requisitos.
No âmbito deste projecto foi elaborado o Manual e Procedimentos da Qualidade, composto por registos, documentos externos e impressos, manuais de procedimentos, procedimentos e regulamentos, matrizes dos processos, plano de monitorização e manual da Qualidade.
Os clientes detêm um papel significativo na definição dos requisitos a considerar, os quais deverão ter em conta a satisfação das suas necessidades.
Resultados
- Aumento das competências dos recursos humanos da empresa, procurando ir ao encontro das necessidades reais de cada função e conseguindo um impacto directo na execução das suas tarefas;
- Aumento das receitas próprias, nomeadamente através de angariação de parceiros, e diminuição dos custos, reduzindo assim a dependência dos subsídios municipais, tendo-se verificado um melhor desempenho no cumprimento do orçamento anual;
- Maior eficácia na resposta em tempo útil às solicitações dos vários sectores, tentando sempre desenvolver acções preventivas, de forma a que nunca existam paragens do serviço, salvaguardando a qualidade prestada e diminuindo os custos associados;
- Aumento da satisfação dos utentes, em resultado da melhoria da qualidade no serviço prestado, tanto a nível dos equipamentos e instalações, como a nível do atendimento, e na variedade das actividades disponíveis;
- Obtenção da Certificação da Qualidade das suas actividades e serviços segundo a Norma NP EN ISO 9001:2000.
Anexos
Empresa Municipal recebe Menção Honrosa - Feira Viva, Cultura e Desporto, E.M. (html)
Ponto de Contacto
Cátia Figueiredo Basto Amorim
katia@feiraviva.com
Fonte: Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL)