Certificação ISO 9001 2008 Committed to Excellence - EFQM
Iniciativa: Certificação pela ISO 9001:2008 e Reconhecimento pelo nível “ COMMITTED TO EXCELLENCE “ atribuído pela EFQM
Entidade: Direcção Regional de Organização e Administração Pública dos Açores
Destinatários/Beneficiários potenciais: Os nossos clientes: Serviços da Administração Pública Regional dos Açores e Autarquias Locais dos Açores.
Categoria: Qualidade
Ponto de Situação: Certificação pela ISO 9001:2008 e obtenção do Reconhecimento “ Committed to Excellence “ obtidos em Abril de 2010.
Principais Constrangimentos identificados
O pouco conhecimento da maioria dos colaboradores da organização quanto ao método de preparação e elaboração de dois documentos tão estruturantes para o nosso Planeamento e Monitorização, como o Mapa Estratégico e o Balanced Scorecard exigiram o esclarecimento, participação e o contributo de um número alargado de dirigentes e colaboradores, para que fossem produzidos de forma eficaz e útil à DROAP.
Aquando da elaboração dos documentos - Mapa Estratégico e Balanced Scorecard - foram realizados dois workshops com a presença do dirigente máximo do serviço, dos dirigentes intermédios e dos elementos da equipa da “Qualidade 2010” (equipa multidisciplinar, representativa de todas as unidades orgânicas da DROAP, constituída por 7 técnicos superiores e 1 dirigente), para apresentação, discussão e recolha de sugestões e das várias versões destes documentos.
Este processo decorreu num ambiente de diálogo aberto e participativo, tendo as várias versões sido divulgadas via correio electrónico aos restantes colaboradores, tendo em vista receber contributos e por conseguinte quebrar a resistência de alguns colaboradores perante esta mudança.
A concepção e implementação do processo de monitorização e de reporting baseado nos indicadores do BSC e dos processos de prestação de serviços e de suporte, sem o apoio de um sistema informático de gestão, constituíram uma tarefa complexa.
Para alcançar o pretendido foi necessário promover várias reuniões com os dirigentes de cada unidade orgânica, tendo em vista a definição de indicadores, metas, fórmulas de cálculo e respectivas fontes de verificação, que reunissem o consenso geral e correspondessem às exigências de um sistema de gestão da qualidade.
Esta estratégia revelou-se um dos principais factores críticos de sucesso para a implementação da gestão por objectivos e respectiva monitorização.
Impactes para a organização
Um melhor planeamento e monitorização da performance de cada recurso humano e a respectiva divulgação dos resultados-chave trimestrais atingidos permitiu incrementar os níveis de produtividade.
Ao nível do planeamento estratégico, a construção colectiva de um mapa estratégico e respectivo Balanced Scorecard, permitiram responder a cada colaborador “ O que estamos a fazer? “.
Com uma melhor definição dos objectivos, os colaboradores têm ao seu dispor ferramentas fundamentais para a operacionalização da missão que lhes foi comunicada. Sem essas ferramentas dificilmente atingiriam as metas e seriam produtivos.
A gestão de topo, ao reportar trimestralmente os resultados da nossa actividade, está a praticar o reconhecimento dos colaboradores, valorizando-os pelas suas contribuições face a um esforço conjunto e contínuo.
Em conclusão, a definição e implementação de ferramentas e instrumentos de medição e avaliação, permitem definir e avaliar, de forma rigorosa e consistente, os objectivos organizacionais e concretizá-los de forma alinhada com a estratégia da DROAP, constituindo um apoio para a liderança na concretização da Missão e Visão da DROAP e ajuda os colaboradores a contribuírem para a concretização da Política e Estratégia da organização.
Custos envolvidos
Foram alocados ao projecto “ Qualidade 2010 “, que teve uma duração de 10 meses, um consultor externo (quatro dias/mês), um dirigente e sete técnicos superiores, a tempo parcial.
Resultados
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A Direcção Regional de Organização e Administração Pública dispõe actualmente de um Mapa Estratégico, composto por 15 objectivos e respectivas relações de causa-efeito, que permitem elaborar, com mais qualidade, os documentos anuais de planeamento como o Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR) e o seu Plano de Actividades;
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A monitorização da sua performance é efectuada, periodicamente, através de um painel de 50 indicadores, alimentado pelos inputs das unidades orgânicas;
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Todas as unidades orgânicas estão integradas neste modelo de gestão;
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Todos os processos da direcção regional estão integrados neste modelo de gestão;
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É efectuado trimestralmente o report do desempenho global da direcção regional e comunicado, em reunião de estrutura e via correio electrónico, a todos os colaboradores e dirigentes;
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No final de 2009, foi aferido um nível de satisfação anual dos nossos clientes de 3,9 através da primeira edição do “ Questionário anual de satisfação dos clientes da DROAP “ (escala de 1 a 5), para uma taxa de resposta de cerca de 80% do universo de clientes;
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Em igual período, foi aferido um nível de satisfação anual dos colaboradores de 3,7 (escala de 1 a 5).
A obtenção dos resultados intermédios acima enunciados a par da implementação das acções de melhoria abrangentes e relevantes: “ Melhorar a comunicação interna e a gestão da mudança, promovendo a informação em todos os níveis da organização” e " Definir os processos-chave, os processos de gestão e os processos de suporte e do Manual de Procedimentos que os descreva detalhadamente” permitiu alcançarmos o resultado final pretendido: Reconhecimento do Nível “ Committed to Excellence “ da EFQM e Certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade pela Norma ISO 9001:2008.
Anexos
Acção de melhoria n1.pdf
Accaomelhoria n2.pdf
AcçãoMelhoria3.pdf
Recomendações
Principais Lições aprendidas
Ponto de Contacto
Director Regional de Organização e Administração Pública
Dr. Victor Santos