in-CCDRC
A CCDRC optou por instalar um Sistema de Informação (SI), o “in-CCDRC”, que fosse transversal e que seguisse a hierarquia interna da organização. Este SI engloba a gestão documental e correio, a gestão de processos administrativos, a gestão de processos relativos à missão da organização e a informação geográfica.
Iniciativa: in-CCDRC
Entidade: Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)
Destinatários/Beneficiários potenciais: Cidadãos em geral, municípios, associações, empresas, colaboradores da CCDRC
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: Em curso – em desenvolvimento
Site: www.ccdrc.pt (brevemente renovado como produto do projecto "in-CCDRC")
Depois de estabilizar os procedimentos internos e a sua infra-estrutura tecnológica, os esforços da CCDRC viram-se agora para a envolvente externa, tentando fornecer uma melhor e mais rápida informação aos seus
stakeholders. Esta mudança de paradigma não vai, contudo, deixar de considerar a necessidade de continuar a olhar para “dentro” da organização.
Apesar de muitos dos objectivos já estarem atingidos, é ainda necessário que a CCDRC percorra o caminho que a conduza à modernidade, à liderança tecnológica e à inovação, processo que, como é sabido, nunca estará totalmente concluído.
O projecto "in-CCDRC" assenta assim, sobre os seguintes eixos fundamentais:
- Promover mecanismos de mobilidade informacional na CCDRC;
- Promover a CCDRC como uma organização moderna, transparente, centrada no cliente e aberta ao exterior;
- Estabelecer mecanismos internos que permitam atingir e consolidar a meta de “Melhor informação Menos burocracia”.
Para que a CCDRC possa cumprir, de uma forma moderna e eficiente, as suas atribuições e garantir o sucesso nos eixos descritos, foi identificado um conjunto de grandes áreas de intervenção, que foi possível agregar nas seguintes linhas de acção:
- Recursos e base tecnológica;
- O edifício aplicacional;
- O SIG como ferramenta de aproximação;
- O arquivo como a nossa memória;
- Um atendimento mais eficiente;
- Melhor informação Melhor ambiente;
- Melhor informação Melhor ordenamento;
- Agilizar os procedimentos administrativos e financeiros;
- Cooperação com as autarquias locais.
- Valorização das pessoas.
A CCDRC tem um papel fundamental na acção integradora e integrante ao nível regional sempre com a focalização fundamental nos cidadãos, agentes institucionais e económicos da Região Centro, sendo que este projecto terá um efeito catalisador e potenciador nesta intervenção e responsabilidade.
Foi para conseguir atingir estes objectivos, que foi desenhado o projecto CCDRC inovadora designado como ""in-CCDRC"".
Tecnologia
Ferramentas tecnológicas utilizadas:
- Ferramentas de desenvolvimento de aplicações ASP.NET;
- Tecnologia de portal;
- Bases de dados;
- Business Intelligence;
- Sistemas de Informação Geográfica;
- Tecnologia de rede e sistemas;
- Tecnologia de virtualização;
- Equipamentos portáteis com GPS e 3GS;
- Tecnologia de Voz sobre IP;
- Tecnologia de vídeo-conferência;
- Tecnologia associada ao tele-trabalho;
- Certificação e Assinatura Digital.
A CCDRC tem recorrido a alguns recursos internos, nomeadamente na área do desenvolvimento de aplicações informáticas e na área das redes e sistemas e sobretudo a parcerias de
outsourcing, como por exemplo, na área dos SIG ou também do desenvolvimento de aplicações informáticas.
Recomendações
A implementação de um sistema de informação integrado e integrador é um desafio muito importante e que requer uma mobilização geral da organização, desde os órgãos dirigentes ao utilizador final.
A introdução de ferramentas informáticas normalizadoras deverá ser aproveitada para fazer uma reflexão profunda e crítica sobre os fluxos documentais existentes, só devendo ser construída após serem eliminados os problemas existentes. A aplicação informática deverá ser vista como uma ferramenta e não como um fim para alterar o estado actual.
Será possível definir este projecto como o pilar fundamental para a desburocratização da CCDRC e como vector essencial para atingir o objectivo final de “Menos Burocracia Melhor Informação”.
A CCDRC, como um actor fundamental na promoção do desenvolvimento regional, potenciará este projecto não só para dar respostas a solicitações internas como para, numa visão regional, lhe facultar melhores decisões que permitam um desenvolvimento mais harmonioso e sustentado para a Região Centro.
A garantia de que a memória da CCDRC não é perdida e que existem mecanismos que garantem a sua boa conservação e consulta será um legado que se deixa às gerações futuras e um conjunto de informação única e de grande valor.
A política descentralizada que a CCDRC pretende implementar de forma a aproximar mais os agentes institucionais, económicos e os cidadãos da Região só poderá ser levada em diante se as suas Divisões Sub-Regionais tiverem mecanismos de acesso à informação e se, para o exterior, o Portal funcionar como o grande arauto da informação relevante da Região.
Parece, assim, clara a importância estratégica para a CCDRC e para a Região deste projecto.
Próximas Acções
A decorrer o desenvolvimento e implementação deste projecto.
Resultados
Este projecto deve ser considerado como o pilar fundamental para a desburocratização da CCDRC e como vector essencial para atingir o objectivo final de “Menos Burocracia Melhor Informação”.
Ponto de Contacto
Carlos Goulão
Chefe de Divisão- interlocutor
Divisão de Tecnologias, Comunicação e Imagem da CCDRC
Tel.: (+351) 239 400 100
carlos.goulao@ccdrc.pt
Pedro Geirinhas
Director de Serviços
Direcção de Serviços de Comunicação e Gestão Administrativa e Financeira da CCDRC
Tel.: (+351) 239 400 100
Pedro.geirinhas@ccdrc.pt
Última Actualização: quinta-feira, 7 de Janeiro de 2010