ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico
A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.
Título
ePING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico.

Entidade
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Destinatários/Beneficiários potenciais
A ePING foi desenvolvida para adoção obrigatória dos órgãos do Poder Executivo do Estado brasileiro, mas é facultativa para os demais órgãos da Administração Pública. A aplicação da ePING reflete também nos cidadãos e empresas demandantes de serviços públicos.

Ponto de situação
Concluída.

Custos envolvidos
Não há custos, o documento foi produzido por um grupo interno de servidores.

Descrição breve
A interoperabilidade pode ser entendida como uma característica que se refere à capacidade de diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente. A arquitetura ePING  define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. (Todas as informações relativas ao programa podem ser encontradas em http://eping.governoeletronico.gov.br/).

Tecnologia
Não se aplica.

Eventuais constrangimentos
Morosidade dos órgãos na implementação dessa solução em seus sistemas e serviços.

Resultados
Os órgãos que implementam os Padrões de Interoperabilidade obtêm um nível maior de intercâmbio entre si, trocando informações e dados com maior facilidade e sustentabilidade, pois ouso de padrões abertos evita a dependência de fornecedores de TI. Os resultados são refletidos também na sociedade, que passa a gozar de serviços mais eficientes.

Recomendações
Recomenda-se que os órgãos observem os padrões da ePING em suas contratações, e que capacitem suas equipes sobre o assunto antes de efetivamente implementar as recomendações do documento. O Ministério do Planejamento oferece de capacitação em interoperabilidade, cujas inscrições podem ser feitas por meio do portal http://www.enap.gov.br/.

Outra recomendação é identificar (preferencialmente uma parceria com outros órgãos ou com a sociedade) aqueles serviços que são os mais demandados pela sociedade, para que se possa fazer um estudo dirigido de interoperabilidade, acarretando em um maior impacto percebido pela sociedade com uso eficiente de esforços.

Próximas Acções
As próximas ações de desenvolvimento e disseminação são: continuar a promoção de capacitação em interoperabilidade e interoperar os serviços públicos que envolvam mais de um órgão, simplificando a prestação de serviços de forma digital.

Ponto de Contacto
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - Secretaria de Tecnologia da informação
Departamento de Governo Eletrônico - Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 3º andar - Brasília/DF
Telefone: +55 61 2020 1319 - CEP: 70.046-900
Informações e dúvidas sobre a ePING podem ser enviadas para: govbr@planejamento.gov.br.

Última atualização: 09-06-2016