e-Urbanismo - Gestão Integrada Municipal de Barcelos
A aplicação informática "e-Urbanismo: Gestão Integrada Municipal de Barcelos", permite que todos os requerentes de processos de licenciamento de obras particulares tenham acesso integral aos seus processos através da Internet.

Iniciativa: e-Urbanismo: Gestão Integrada Municipal de Barcelos
Entidade: Câmara Municipal de Barcelos
Destinatários/Beneficiários: Munícipes e pessoas com interesses no concelho de Barcelos
Categoria: Modernização Administrativa 
Site: www.cm-barcelos.pt/e-urbanismo

A implementação do “e-Urbanismo”, em Fevereiro de 2004, fez com que nenhum requerente precise de guardar, em papel, em sua casa, qualquer peça do seu processo de licenciamento, já que mesmo os desenhos do projecto, os documentos como os termos de responsabilidade, os ofícios de outras entidades, os seus próprios requerimentos, cartas, reclamações, pedidos, etc., todos têm visibilidade integral e permanente através da Internet, com possibilidade de impressão completa de qualquer destes documentos.

Em Março de 2005, foi apresentada uma nova função online, nomeadamente a possibilidade de consultar o Plano Director Municipal (PDM) na Internet.

A CMB deu mais um passo para a melhoria da qualidade do atendimento prestado aos cidadãos em Janeiro de 2007, com a possibilidade de fazer a digitalização integral de todos os documentos que dão entrada no Departamento de Planeamento e de Gestão Urbanística da CMB (requerimentos, cartas, ofícios, plantas, desenhos, etc.), passando a dispor de um arquivo digital integral de cada processo de licenciamento de obras particulares.

Todos estes sistemas digitais forma desenvolvidos pelos técnicos de informática da Câmara Municipal de Barcelos sobre software livre (sem necessidade de pagar qualquer licença ou solução comercial de mercado).
 
Com este projecto, a CMB pretende: 
  • Reduzir as despesas;
  • Rentabilizar os recursos já disponíveis;
  • Dar a melhor, mais transparente e rápida resposta às necessidades dos munícipes.
Resultados

Proporciona aos utilizadores uma maior rapidez da consulta dos seus processos de licenciamento, bem como o acompanhamento permanente dos mesmos.

Ponto de Contacto

Francisco Pereira
Assessor do Vereador da Modernização Administrativa
 
 Fonte: portal da Câmara Municipal de Barcelos