Vidigueira Digital - Balcão Único de Atendimento
O Balcão Único de Vidigueira apresenta-se como um espaço onde se encontra centralizado todo o atendimento, onde são recepcionados os processos iniciados pelos Municipes. Trata-se de um serviço multicanal, com o objetivo de promover a desmaterialização de processos e ainda o rastreio e controlo dos mesmos.

Título
Vidigueira Digital - Balcão Único de Atendimento

Entidade
Município de Vidigueira

Entidades parceiras
AIRC (http://www.airc.pt)
Skillmind (http://www.skillmind.pt)


Destinatários/Beneficiários potenciais

Municipes do concelho de Vidigueira e população em geral.

Ponto de Situação
Implementado e em produção.

Taxionomia
Modernização administradtiva

Descrição breve
O Balcão Único de Vidigueira apresenta-se como um espaço onde se encontra centralizado todo o atendimento, onde são recepcionados os processos iniciados pelos Municipes. Trata-se de um serviço multicanal, com o objetivo de promover a desmaterialização de processos e ainda o rastreio e controlo dos mesmos.

Descrição pormenorizada
A solução implementada permite a entrada simplifica de processos, originando a libertação de tarefas de atendimento dos técnicos especializados das várias áreas de ação do município, por forma a que os mesmos possam gerir de forma mais eficiente o seu tempo no tratamento e processamento da informação recolhida. Por outro lado, com as ferramentas disponibilizadas no atendimento, o mesmo passou a ser centrado em apenas três recursos humanos, em detrimento da efetivação de 10 colaboradores antes da operação.

Como suporte a estas ferramentas é utilizado um sistema multiplataforma e flexível, permitindo a adaptação constante dos procedimentos em curso e informação recolhida, se necessário. Para além disso, permite ainda o carregamento direto de informação em aplicações específicas do ERP do município quando aplicável, efetuando o lançamento direto dos pedidos no sistema de gestão documental em utilização, o que permite o rastreio em tempo real de qualquer documento ou processo.

Neste momento o Balcão Único de atendimento centraliza a entrada de requerimentos nas mais variadas áreas, tais como: 

  • Ação Social
  • Águas e Saneamento
  • Ambiente
  • Educação
  • Urbanismos
  • Comunicações, Participações e Outros Pedidos.

 
Em complemento ao atendimento presencial é possível realizar no Balcão Virtual um número significativo de tipos de requerimentos, por forma a evitar que os munícipes se desloquem desnecessariamente às instalações municipais para a realização de operações simples.

Recomendações
Requer um forte envolvimento dos utilizadores que fazem o atendimento descentralizado, por forma a poder ser feita uma leitura correta e precisa das metodologias e procedimentos aplicados até ao momento. Posteriormente e com base na informação recolhida, devem ser melhorados procedimentos por forma a que os mesmos sejam aplicados nas novas tecnologias.

Ponto de Contacto
Gonçalo Fontes
Responsável do Serviço de Informática e Inovação
goncalofontes@cm-vidigueira.pt
  
Site 
www.cm-vidigueira.pt


Última atualização: 18-12-2015