UPIP - Urgência Pediátrica Integrada do Porto
O Projecto UPIP foi concebido e implementado com o objectivo de reestruturar o atendimento e prestação de cuidados de saúde à Criança e ao Jovem com doença aguda, urgente ou emergente na área do Porto. Teve por base o conceito: “Do Centro de Saúde ao Hospital, uma equipa ao serviço da Criança e do Adolescente com doença aguda, na área do Porto” (UPIP-ARSNorte, I.P.2008) e assentou na criação de um espírito de equipa interinstitucional abrangendo os dois níveis assistenciais, suportado por meios inovadores de comunicação e de articulação tecnológica.
Iniciativa: UPIP - Urgência Pediátrica Integrada do Porto
Entidade: Administração Regional de Saúde do Norte, I.P.
Destinatários/Beneficiários potenciais: Utentes de idade inferior a 18 anos, inscritos nos Centros de Saúde dos concelhos do Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo, destinatários actuais. Beneficiários potenciais – todas as crianças e jovens daquele grupo etário, se o projecto for generalizado às restantes ARS do País.
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: A iniciativa está em curso, em aperfeiçoamento e em projecto de disseminação.
Custos envolvidos: Os custos inerentes à implementação da iniciativa foram suportados pelas entidades das quais dependem hierarquicamente os diversos profissionais do Grupo de Trabalho da UPIP e dos Departamentos da ARSNorte que contribuíram para a profissionalização do projecto inicial. Os custos inerentes ao desenvolvimento do SI e BD-UPIP foram cerca de 50.000 euros. A reestruturação da Urgência Pediátrica do Porto sedeada no HS João, EPE, custou cerca de um milhão de euros.
Site: http://portal.arsnorte.min-saude.pt
O processo de implementação da Urgência Pediátrica única na área metropolitana do Porto iniciou-se há cerca de nove anos. Teve por base uma proposta apresentada à Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), pelos profissionais dos diferentes Hospitais, perante a insuficiência de recursos para manter a continuidade de um serviço de urgência por instituição e a necessidade de garantir uma assistência de qualidade à Criança e ao Jovem em situação de doença aguda, urgente ou emergente, na região.
Desde início a Urgência Pediátrica do Porto (UPP) está sedeada no Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de S. João, EPE, envolvendo os pediatras do próprio Hospital, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e ainda das Unidades dos Hospitais Maria Pia e Santo António, actualmente reunidas no Centro Hospitalar do Porto, EPE.
O modelo atingiu, ao longo dos anos, uma qualidade e sustentabilidade de desempenho que permitiram adicionar-lhe, a partir de 2006, o Serviço de Urgência de Cirurgia Pediátrica do Norte, referência para toda a Região, à semelhança do que ocorre com a Cardiologia Pediátrica.
No final de 2006, em paralelo com a reestruturação dos Cuidados Primários de Saúde e da Rede Hospitalar da Região, contempladas no seu Plano Regional de Saúde, o actual Conselho Directivo deu início a um plano estratégico de assistência às Crianças e Jovens com doença aguda, não urgente nem emergente, cujo objectivo primário centrou no privilegiar e incentivar do acesso aos Centros de Saúde, reservando o recurso à UPP para os restantes casos.
A sua concepção iniciou-se em Outubro de 2006 e o funcionamento a 1 de Junho de 2008, Dia Mundial da Criança, durante “A Festa UPIP” presidida pela Ministra da Saúde, aberta a Crianças, Famílias, Educadores e Público em Geral na delegação da Ordem dos Médicos, Porto.
Do desenvolvimento do projecto de concretização desse plano, que se designou por UPIP (Urgência Pediátrica Integrada do Porto), resultaram algumas mudanças de grande alcance e impacto na estratégia de fundo da assistência pediátrica, não só no Porto mas em toda a Região Norte:
- Alargamento progressivo da idade de admissão nos Serviços de Pediatria Hospitalares até atingir os 18 anos em 2010;
- Alargamento para o dobro da área das instalações da Urgência Pediátrica do HSJoão, EPE, com requalificação substancial e adaptação aos novos grupos etários admitidos;
- Modelo de aproximação interinstitucional e interprofissional entre diferentes níveis de assistência em Saúde
A par destas medidas, o projecto UPIP constituiu uma inovação na área de comunicação, registo e arquivo de dados clínicos, podendo mesmo designar-se como o “embrião” de três importantes e avançados recursos informáticos na área da Saúde:
- Processo Clínico Electrónico (PCE);
- Referenciação electrónica;
- Bases de dados e sua transmissão e circulação por via electrónica.
Recomendações
Da experiência recolhida ao longo dos anos de funcionamento e de monitorização por parte da Comissão de Acompanhamento da UPIP, podemos concluir que existem três importantes frentes em que o projecto deve ter uma intervenção contínua:
- Processo de manutenção e monitorização do funcionamento da rede UPIP de comunicação em todas as vertentes e em articulação com todas as entidades envolvidas na sua concepção;
- Permanente acção de informação e sensibilização de utentes e de profissionais;
- Partilha, interinstitucional e interprofissional, de registos clínicos informáticos, por via electrónica.
Próximas Acções
Realização do Fórum UPIP (contemplado no projecto) com informação aos profissionais dos recentes melhoramentos no Sistema Informático e na BD UPIP, bem como das distinções nacionais atribuídas ao projecto.
Anexos
Notícia:
Imagem:
Documentos:
- Orientações Clínicas da UPIP: Ambulatório em Idade Pediátrica - ARS Norte, Setembro de 2008 (pdf, 2,72 MB);
- Panfleto 'UPIP : Uma equipa ao serviço da Criança e do Adolescente na Área do Porto' - ARS Norte, 8 de Julho de 2008 (pdf, 216 KB);
- Resumo do projecto da UPIP - ARS Norte, 30 Junho de 2008 (pdf, 48 KB);
- Contactos da Rede UPIP - ARS Norte, 30 Junho de 2008 (pdf, 104 KB);
- Inquérito de satisfação ao atendimento da criança com doença aguda - ARS Norte, 30 Junho de 2008 (pdf, 846KB);
- Manual de Apoio à aplicação da UPIP - ARS Norte, 30 Junho de 2008 (pdf, 844 KB);
- UPIP: A Construção do Projecto – ARSNorte, Junho de 2008 (pdf, 2,42 MB);
- Projecto UPIP: Cronograma de Implantação - Helena Jardim, Coordenadora do Grupo de Trabalho da UPIP, 23 de Maio de 2008 (pdf, 1,46 MB);
- Funcionamento da Rede UPIP - José Carlos Leitão, Grupo de Trabalho da UPIP (pdf, 888 KB)
Resultados
- Vencedor do Primeiro Prémio Hospital do Futuro 2008/2009, na categoria "Gestão e Economia da Saúde";
- Vencedor do Segundo Prémio Hospital do Futuro 2008/2009, na categoria "e-saúde";
- Vencedor do Segundo Prémio Hospital do Futuro 2008/2009, na categoria "Serviço Público";
- Disponibilização online dos tempos de espera nos SASU da rede UPIP no site da ARSN.
Ponto de Contacto
Alcindo Maciel Barbosa
Presidente do Conselho Directivo da ARSNorte
Fernando Araújo
Vice-Presidente do Conselho Directivo da ARSNorte
Fernando Tavares
Director do Departamento de Planeamento e Estratégia da ARSNorte
José Castanheira
Coordenador da Unidade de Sistemas de Informação da ARSNorte
Antonino Leite
Director do Departamento de Relações Públicas da ARSNorte
Helena Jardim
Coordenadora do Grupo de Trabalho da UPIP
Tel.: (+351) 225 512 400
upip@arsnorte.min-saude.pt
arsn@arsnorte.min-saude.pt
Última Actualização: segunda-feira, 14 de Setembro de 2009