Sistema Integrado de Receita (SIREC)
O desenvolvimento do SIREC visou a implementação de um sistema informático de suporte integrado dos processos de receita da PSP, que proporcionasse a desmaterialização de atos e simplificação de procedimentos através do uso de tecnologias de informação e comunicação e possibilitasse melhoria da organização de dados e dos fluxos de toda a informação relacionada, garantindo uma utilização fácil por forma a otimizar os procedimentos de cobrança, controlo e acompanhamento da receita da PSP.

Título
Sistema Integrado de Receita (SIREC)
 
Entidade
Polícia de Segurança Pública (PSP)

Entidades parceiras
Deloitte Consultores S.A.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Departamento de Gestão Financeira em conexão com as áreas operacionais, especialmente aquelas cuja atividade está associada a cobrança de taxas, contribuições destinadas ao subsistema de saúde da PSP e a prestação de serviços de policiamento remunerado, bem como os agentes económicos e cidadãos em geral.

Ponto de Situação
O projeto encontra-se concluído

Taxionomia
Modernização Administrativa, Inovação na Gestão de Recursos Financeiros

Descrição breve
O desenvolvimento do SIREC visou a implementação de um sistema informático de suporte integrado dos processos de receita da PSP, que proporcionasse a desmaterialização de atos e simplificação de procedimentos através do uso de tecnologias de informação e comunicação e possibilitasse melhoria da organização de dados e dos fluxos de toda a informação relacionada, garantindo uma utilização fácil por forma a otimizar os procedimentos de cobrança, controlo e acompanhamento da receita da PSP.

Descrição pormenorizada
Como objetivos basilares, o projeto SIREC, visa: 

  • A implementação de uma solução ágil, escalável e de utilização simples que garanta a perfeita integração com os atuais sistemas operacionais e com a solução informática de gestão de recursos financeiros (“GERFIP”), respeitando integralmente as premissas da especificação funcional, quer em termos de processo quer de registo contabilístico;
  • Fornecer também as necessidades externas de informação, nomeadamente, mediante a emissão dos diversos mapas de execução e de gestão, com vista ao acompanhamento e controlo da execução da receita e extração de indicadores económico e financeiros.

Em termos de especificações o SIREC carateriza-se por ser uma solução com várias camadas/dimensões:

  • Camada do Utilizador, suportada em Web browser, e SAP TRM;
  • Camada de Apresentação, disponibilizada através de um portal que servirá as necessidades dos clientes internos e externos (encontrar-se-á disponível no link da pagina principal da PSP ou na intranet) e contempla uma componente de SAP TRM que permite efetuar a padronização de procedimentos, servindo como backoffice e permitindo o registo transacional;
  • Camada do Negócio, é suportada por SAP TRM o que lhe permite flexibilidade na alteração e manutenção, das suas funcionalidades standard;
  • Camada de Integração, o SIREC foi concebido para integrar dados de outras  aplicações e vice versa, pois  consegue comunicar com outros sistemas, interagindo com eles sempre que se revelar necessário;
  • Camada de Dados, esta camada assenta integralmente sobre o gestor de base de dados do SAP TRM.

Com as caraterísticas com que foi concebido, o SIREC, apresenta as seguintes funcionalidades:

  • Funcionalidades Gerais (criar, alterar e visualizar clientes; validar dados de clientes, criar perfis para utilizadores, aprovadores, requisitantes e administradores, emitir alertas; visualizar conta corrente; atualizar estados de requisição; atualizar informação da requisição; registar receita potencial; atualizar receita potencial; registar receita real; registar devolução; gerar referências MB; gerar relatório de apoio à gestão e mapas (está prevista a geração de 5 mapas e 1 relatório);
  • Funcionalidades por Processo (requisição; aprovação; orçamentação; execução do serviço requisitado; faturação; cobrança, gestão de dívida.

Tecnologia
Através da sua caraterização do item anterior do presente formulário, fica-se a saber que o SIREC foi, basicamente, desenvolvido e implementado em SAP TRM e que o portal é suportado por uma ferramenta MOSS Sharepoint.
 
Recomendações
Com vista ao cumprimento dos objetivos definidos é necessário que juntamente com a formação em SIREC esta seja complementada nas demais vertentes do processo de cobrança de receita, designadamente, enquadramento legal, documentação processual, forma de arquivo, classificação económica da receita, códigos de registo e circuito procedimental. De modo a que seja feita na plenitude a mudança de paradigma que se pretende efetivar com a implementação do SIREC.

Próximas Ações
Para uma integral utilização do sistema e capacitação dos trabalhadores da área financeira, foram propostas ações de formação para consolidação de conhecimentos e aplicação dos novos métodos de trabalho resultantes da implementação do SIREC, prevendo-se a realização de 5 ações de formação, durante o corrente ano económico.
 
Ponto de Contacto
Ana Maria Tavares de Almeida e Bessa
aabessa@psp.pt
   
Resultados
Encontrando-se concluída a componente receita geral e a do SIGESP (receita resultante da cobrança de taxas da atividade de segurança privada), o SIREC deverá entrar em produção no decurso do primeiro trimestre do ano, pelo que, depois da sua implementação integral espera-se obter os seguintes resultados: (são apenas indicados alguns, pois a apresentação da totalidade tornaria a lista muito exaustiva) 

  • Identificar processos e clientes de forma unívoca;
  • Efetuar atualizações a requisições, designadamente, do valor de orçamento;
  • Agendar requisições bem como definir a sua recorrência, quando necessário;
  • Atribuir diferentes estados a um processo, de forma a determinar em qualquer momento em que estado se encontra o pedido;
  • Pesquisar requisições, de acordo com os parâmetros definidos;
  • Acompanhar os pedidos via Web, através do portal;
  • Enviar dados de faturação;
  • Enviar informação sobre as formas de pagamento;
  • Replicar informação de entrega de fatura;
  • Replicar informação de pagamento;
  • Criar processo de dívida;
  • Calcular juros de mora;
  • Enviar carta de aviso de dívida;
  • Criar relatório de apoio à gestão e mapas legais (por exemplo: mapa folha de caixa; mapa da receita cobrada; mapa de movimentos de tesouraria; mapa de conta corrente por entidade/cliente; mapa de distribuição da receita; mapa de receita por tipologia ou por entidade.

Última atualização: 01-04-2015