Serviço de Atendimento ao Munícipe do Município de Idanha-a-Nova
O Serviço de Atendimento ao Munícipe do Município de Idanha-a-Nova é uma solução integrada de atendimento - seja presencial ou online – um verdadeiro processo de reengenharia, desmaterialização, integração e interoperabilidade através da qual se centralizam todas as capacidades de prestação de serviço e se integram diversos canais de atendimento, presencial, telefónico, correio tradicional e eletrónico, e internet.

Título
Serviço de Atendimento ao Munícipe do Município de Idanha-a-Nova

Entidade
Município de Idanha-a-Nova

Entidades parceiras

  • AIRC - Associação de Informática da Região Centro
  • Grincop - Gráfica, Informática e Cópia, Lda
  • SFLAG - Sistemas de Informática, Lda.
  • Nisa Rato, Lda.
  • PT COMUNICAÇÕES, S.A.
  • Qualitividade Consultoria, Lda
  •  Destinatários/Beneficiários potenciais
  • Munícipes, empresas e população em geral

Ponto de Situação
Todas as componentes de aquisição de hardware e software encontram-se implementadas. Decorre a implementação de serviços e subsequente integração com plataformas de terceiros.

Custos envolvidos
Custo total do projeto 337.162,84 €

Taxionomia
Modernização administrativa
 
Descrição breve
O Serviço de Atendimento ao Munícipe do Município de Idanha-a-Nova é uma solução integrada de atendimento - seja presencial ou online – um verdadeiro processo de reengenharia, desmaterialização, integração e interoperabilidade através da qual se centralizam todas as capacidades de prestação de serviço e se integram diversos canais de atendimento, presencial, telefónico, correio tradicional e eletrónico, e internet.

Descrição pormenorizada
Neste momento o Serviço de Atendimento ao Munícipe recebe e/ou encaminha para os serviços competentes todo o tipo de pedidos e assuntos que os munícipes necessitem de resolver com o Município de Idanha-a-Nova, nomeadamente:

  • Tesouraria: Pagamentos
  • Água e saneamento: Pagamentos, participações de avarias, pedidos de limpeza de esgoto, comunicação de leituras, esclarecimento sobre a fatura da água, alteração de forma de cobrança, alterações de titularidade do contrato
  • Divisão de Urbanismo e Planeamento: Pedidos de Plantas (localização, REN e PDM), pedidos de licenciamento de obras, licenciamento Zero, licenciamento industrial, licenças de ruído, licenciamento de recintos improvisados e itinerantes, ocupação de via pública, licenciamento de acampamentos ocasionais, pedidos de certidões, pedidos de viabilidade
  • Gabinete de Educação: Pedidos de passes, renovações mensais de vinhetas
  • Ação Social: Todos os assuntos que os munícipes solicitem e que sejam encaminhados para o serviço indicado
  • SAM: Pedidos de Isenção de Taxas, táxis, fogueiras e queimas e queimadas, cemitérios, pagamento de rendas, entrega de montantes de todos os serviços de cobrança, tesouraria, encaminhamento diário dos documentos aos respetivos serviços competentes

No que respeita a serviços prestados pelo Serviço de Atendimento ao Munícipe em que o Município de Idanha-a-Nova serve de intermediário de outras entidades, nomeadamente: 

  • SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras: Emissão de Certificados de Residência e prestação de esclarecimentos
  • ICNF – Instituto de Conservação Natureza e Floresta: Esclarecimentos sobre cortes e podas de azinheira
  • AMA – Agência para a Modernização Administrativa: Licenciamento Industrial, Balcão do Empreendedor, Licenciamento Zero, Pedidos de cartão de venda ambulante conforme os CAE´s permitidos

Tecnologia
Numa lógica de balcão de atendimento único e com uma aposta clara nas TIC, em função das necessidades dos respetivos utentes finais, municípes, empresas e população em geral, decorre a implementação da solução Mynet, nas suas diferentes vertentes: intranet, atendimento e serviços online, bem como, da plataforma MyDoc – BPM, na sua vertente de desmaterialização e gestão documental.

E ainda a adoção da solução Mynet Services Online que para além das capacidades de acesso à informação, disponibiliza funcionalidades que possibilitam o preenchimento, impressão e submissão de formulários eletrónicos de pedido de serviço e que se encontram devidamente interligados com as aplicações do ERP do município, assim como permitirá o  desenvolvimento do seu interface com a infraestrutura integrada com a Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública (PiAP) disponibilizando serviços transacionais entre o Balcão do Empreendedor e o SI do município.

Recomendações
Visão integrada da solução em implementação, com recurso a pessoas chave para dinamização das vertentes setoriais da solução.

Próximas Ações
Consolidação da solução e extensão da mesma a um leque mais abrangente de atividades e serviços.

Ponto de Contacto
Serviço de Atendimento ao Munícipe – Raquel Tavares – 277 200 570.
Anexos

Resultados
Através deste projeto de modernização administrativa, o Serviço de Atendimento ao Munícipe, em curso no Município de Idanha-a-Nova, está a ser possível:
• melhorar os sistemas de informação e comunicação, nomeadamente no que respeita a um Atendimento ao Munícipe mais célere, eficaz, eficiente e com qualidade;
• acrescentar valor ao serviço prestado ao cidadão/empresa;
• promover a partilha do conhecimento e a articulação, interoperabilidade e cooperação entre organismos, designadamente entre vários sistemas do Município – ERP, Mynet, My Services Online, Site e o desenvolvimento aplicacional para integração com a Plataforma de Interoperabilidade da AP, adesão à Plataforma de Pagamentos e Balcão do empreendedor;
• aquisição de novas competências por parte dos colaboradores envolvidos no projeto;
• maior abrangência da população servida pelo projeto.

Última atualizaão: 28-01-2016