SNIG - Sistema Nacional de Informação Geográfica
O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) é a Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica que permite o registo e a pesquisa de dados e de serviços de dados geográficos produzidos por entidades públicas e privadas em Portugal. O geoportal do SNIG permite pesquisar, explorar e visualizar os dados geográficos através de serviços de dados geográficos OGC (Open Geospatial Consortium).
Título
Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG)
Entidade
A coordenação do Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) é da responsabilidade da Direção-Geral do Território.
O processo de estabelecimento do SNIG remonta a 10 de Março de 1986, altura em que o Secretário de Estado de Investigação Científica assinou o Despacho 2/SEIC/86, visando a constituição de um Grupo de Trabalho com a missão de estudar a criação de uma infraestrutura nacional de informação geográfica e propor ao Secretário de Estado as acções necessárias à sua concretização. Pretendia-se dotar o País de um sistema de informação geográfica de nível nacional, integrado, que possibilitasse, de forma eficaz e actual, a análise espacial dos problemas de ordenamento e gestão do território, bem como o equacionar das respetivas soluções, com o recurso sistemático a dados informatizados de carácter estatístico (numérico e cartográfico), designadamente nas áreas da agricultura, silvicultura, solos, recursos hídricos, geológicos e mineiros, ocupação rústica e urbana, industrial, viária, ambiental, etc.
Como resultado dos estudos e atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho foi criado o SNIG, através do Decreto-Lei n.º 53/90, de 13 de Fevereiro. Este diploma instituiu também o Centro Nacional de Informação Geográfica (CNIG) como instituição responsável pela coordenação e dinamização do SNIG. Em 2002, o SNIG passa a ser coordenado pelo Instituto Geográfico Português, entidade que resulta da fusão do ex-Centro Nacional de informação Geográfica com o ex- Instituto Português de Cartografia e Cadastro e em 2012 a coordenação passa a ser da responsabilidade da Direção-Geral do Território, entidade que resulta da fusão do e-Instituto Geográfico Português e da ex-Direção-Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano.
Entidades parceiras
O SNIG foi concebido como uma rede distribuída ligando entre si os principais produtores nacionais, regionais e locais de informação cartográfica e alfanumérica. Foi celebrado um protocolo com as principais autoridades públicas produtoras, tendo passado a estar à disposição de todos os utilizadores através da Internet em maio de 1995.
A empresa ESRI desenvolveu a plataforma tecnológica do SNIG.
Destinatários/Beneficiários potenciais
Entidades da Administração pública Central, Regional e Local, decisores, empresas privadas utilizadoras de informação geográfica, comunidade técnico-científica, público em geral.
Ponto de Situação
Em 2015 foi construída a Visão SNIG2020 recorrendo a processos colaborativos e participativos que conduziram a um amplo debate nacional sobre o que se espera da infraestrutura nacional de informação geográfica a médio prazo. O processo foi coordenado pela DGT, enquanto entidade responsável pela coordenação operacional do SNIG, tendo a versão final sido aprovada em dezembro de 2015. O documento produzido sobre a Visão SNIG2020 e o Plano de Ação SNIG 2020 identificam vários aspetos para lidar com as exigências da Diretiva INSPIRE e que deverão ser desenvolvidos, tais como:
- promover a cooperação e partilha de tecnologias, de conhecimentos e de experiências na implementação da Diretiva INSPIRE;
- definir uma política dados que promova o acesso e a partilha de informação geográfica produzida pela Administração Pública;
- desenvolver ferramentas informáticas de suporte à implementação da Diretiva INSPIRE em Portugal;
- promover a criação e articulação com infraestruturas de informação geográfica regionais, locais e outras de natureza temática e repositórios de dados científicos, entre outras.
Visão SNIG 2020 disponível em http://snig.dgterritorio.pt/Inspire/historico.asp#Dezembro2015
Taxionomia
Modernização administrativa e interoperabilidade da informação geográfica nacional.
Descrição breve
O Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) é a Infraestrutura Nacional de Informação Geográfica que permite o registo e a pesquisa de dados e de serviços de dados geográficos produzidos por entidades públicas e privadas em Portugal. O geoportal do SNIG permite pesquisar, explorar e visualizar os dados geográficos através de serviços de dados geográficos OGC (Open Geospatial Consortium).
O SNIG é igualmente um espaço de contacto para dinamizar, articular e organizar as atividades ligadas a esta temática, representando um alicerce primordial na implementação da Diretiva INSPIRE (INfrastructure for SPatial InfoRmation in Europe) em Portugal, promovendo as boas práticas no que respeita à partilha de conjuntos e serviços de dados geográficos.
O SNIG promove as boas práticas respeitantes à partilha de conjuntos e serviços de dados geográficos, possibilitando às entidades da Administração Pública o acesso, intercâmbio e utilização desses serviços conforme preconizado na Diretiva INSPIRE.
Cumpre o estabelecido no Regulamento Nacional de Interoperabilidade Digital (RNID).
Importa ainda referir que o SNIG foi a primeira Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) europeia a ser disponibilizada na Internet.
Descrição pormenorizada
Em 2014 foi realizada uma renovação do geoportal do SNIG, que incidiu fundamentalmente nos aspetos que se relacionam com as pesquisas no catálogo de metadados e no funcionamento do visualizador e que permitiram introduzir um conjunto de funcionalidades que tornam este portal mais eficiente, mais fácil de utilizar e mais adaptado às necessidades dos atuais consumidores de informação geográfica. O modo de registo dos metadados também foi simplificado.
As componentes do geoportal do SNIG incluem:
Catálogo de metadados - permite a conjugação de pesquisa com texto livre, escala, resolução, extensão geográfica, extensão temporal, produtor, categoria temática, temas INSPIRE, título ou tipo do recurso, tipo de serviço, entre outros. Consultar o Catálogo.
Publicação de metadados - por formulário no geoportal, através do carregamento/upload de ficheiros de metadados produzidos no MIG Editor ou noutros editores compatíveis com a norma ISO 19139 ou ainda pelo harvesting de outros catálogos. Ver Edição e Publicação de Metadados.
Visualizador - visualização de serviços de dados geográficos de diferentes tipos, WMS, WFS, WMTS e de ficheiros locais em diversos formatos, como por exemplo KML ou ESRI ShapeFile, permitindo a exploração integrada de conjuntos de dados geográficos disponíveis em servidores distintos. A visualização integrada de múltiplos dados permite ainda a criação de novos mapas. Aceder ao Visualizador.
Tecnologia
A plataforma está desenvolvida com base em tecnologia ESRI.
Recomendações
Todas as entidades produtoras ou detentoras de informação geográfica, públicas ou privadas, devem disponibilizar nesta plataforma o acesso a estes dados, através do registo dos respetivos metadados e do URL de acesso aos seus serviços de dados geográficos.
Próximas Acções
Concretizar as diretrizes definidas no documento Visão SNIG2020 consubstanciadas no Plano de Ação SNIG 2020.
Visão SNIG 2020 disponível em http://snig.dgterritorio.pt/Inspire/historico.asp#Dezembro2015
Ponto de Contacto
Paulo Patrício, Diretor de Serviços de Geodesia, Cartografia e Informação Geográfica, Tel.: (+351) 213 819 600, Email: ppatricio@dgterritorio.pt.
Site
O SNIG encontra-se disponível no site snig.dgterritorio.pt e através do site da da Direção-Geral do Território (DGT), http://www.dgterritorio.pt/, entidade responsável pela sua coordenação,
Resultados
O SNIG centraliza o acesso a toda a informação geográfica produzida por diversos organismos públicos e privados, permitindo desta forma promover a sua divulgação, utilização e partilha em sintonia com o preconizado pela Diretiva INSPIRE.
Última actualização: 22-06-2016