SIGEPorto - Sistema Integrado de Gestão de Emergências
O "SIGEPorto - Sistema Integrado de Gestão de Emergências do Distrito do Porto" é uma plataforma única de visualização de modelos de dados coerente que abarca toda a cartografia do concelho do Porto, com acesso online restrito às entidades envolvidas na protecção civil e segurança, como os Agentes de Protecção Civil, o INEM e a GNR.

Iniciativa: SIGEPorto - Sistema Integrado de Gestão de Emergências
Entidade: Comando Distrital de Operações de Socorro do Distrito do Porto (CDOS do Porto) e Governo Civil do Porto
Destinatários/Beneficiários: Agentes de Protecção Civil
Categoria: Modernização Administrativa
Site: www.sigep.gov.pt

O SIGEP é o resultado de um trabalho conjunto do Governo Civil do Distrito do Porto com o Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto. O sistema, acessível via Extranet, assenta em quatro pilares essenciais da sociedade do século XXI: ciência, tecnologias de informação e comunicação, partilha de informações e requalificação dos recursos humanos.

Esta ferramenta é fulcral no apoio à resposta à emergência, que envolve um complexo processo de gestão de pessoas e meios materiais, a que deve aliar-se a identificação dos obstáculos existentes num cenário de crise, sejam eles de origem natural ou tecnológica.

Deste modo, o conhecimento georeferenciado das infra-estruturas básicas e/ou de risco constitui um elemento fundamental no planeamento da emergência e do socorro, permitindo em caso de incidente mitigar os riscos potenciais da zona afectada e aumentar a segurança das equipas envolvidas nas operações de salvamento.

O desenvolvimento das sociedades contemporâneas implica novas ameaças, diferentes riscos e vulnerabilidades, o que implica a adopção de novos mecanismos de segurança para os cidadãos. O SIGEP é, por isso, um ambiente dinâmico, evoluindo gradualmente com a inclusão de novas funcionalidades e conteúdos.

O SIGEP tem ainda uma forte dimensão colaborativa, na medida em que disponibiliza informação relevante para a protecção civil oriunda de inúmeras entidades, numa plataforma de partilha conjunta, permitindo um planeamento mais informado e eficaz. Assim, um dos factores decisivos para a promoção do sistema foi a adesão de todas as Câmaras Municipais do Distrito do Porto, bem como a de entidades detentoras de infra-estruturas básicas e/ou de risco.

Actualmente, integram o núcleo constitutivo do SIGEP as Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa do Varzim, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia e as instituições Autoridade Nacional de Protecção Civil, APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões, CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, EDP - Distribuição - Energia, SA, Estradas de Portugal, EP, Federação de Bombeiros do Distrito do Porto, Metro do Porto, SA, Portgás, SA e REN - Rede Eléctrica Nacional.

Através do SIGEP, os diversos agentes de protecção civil, depois de autenticados, podem seleccionar os temas e as camadas que pretende visualizar e navegar no espaço, escolhendo a localização que pretendem estudar, bem como o nível de detalhe. Desta forma podem avaliar o impacto no território de uma dada situação de crise e planear a melhor forma de a solucionar.

Ponto de Contacto 

Ângela Seixas
Coordenação Técnica do SIGEP
CDOS do Porto


 Fonte: portais do SIGEPorto e do Governo Civil do Porto