Repositório de Objectos Digitais Autênticos (RODA)
O projecto "Memória e Gestão Documental na Administração Pública" foi desenvolvido para criar condições de salvaguarda e acesso ao património arquivístico digital. Presentemente o projecto assumiu o nome de "Repositório de Objectos Digitais Autênticos" (RODA) sendo este a designação dada ao repositório de arquivo digital que está a ser construído.
Iniciativa: Repositório de Objectos Digitais Autênticos (RODA)
Entidade: Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ)
Destinatários/Beneficiários: Público em geral e Organizações produtoras
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: Finalização prevista para Dezembro de 2008.
Site: http://portal.roda.dgarq.gov.pt ou
http://dgarq.gov.pt/servicos/arquivo-digital-roda
O projecto "Memória e Gestão Documental na Administração Pública" foi criado pelo Instituto dos Arquivos Nacionais Torre do Tombo (IANTT) para criar condições de salvaguarda e acesso ao património arquivístico digital.
Presentemente o projecto assumiu o nome de RODA (Repositório de Objectos Digitais Autênticos) sendo este a designação dada ao repositório de arquivo digital que está a ser construído. O IAN/TT foi extinto no contexto do processo PRACE, tendo havido fusão com o Centro Português de Fotografia daí resultando a Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ).
Este projecto visa a investigação e desenvolvimento de dois produtos informáticos para a gestão de arquivos electrónicos:
- Um arquivo digital, capaz de gerir e proporcionar um acesso continuado a documentos electrónicos de conservação permanente, produzidos em diferentes sistemas e por diferentes organismos da Administração Pública, numa óptica de:
- Utilização por entidades custodiadoras centrais;
- Preservação a longo prazo de objectos digitais;
- Acessibilização de informação digital ao cidadão.
-
Uma ferramenta de apoio à gestão de documentos electrónicos, capaz de assegurar a conservação a longo prazo e acesso continuado aos mesmos, numa óptica de utilização pelas entidades produtoras, nuclearmente orientada para a Administração Pública.
O repositório de arquivo digital foi desenvolvido com recurso a ferramentas open source nomeadamente o FEDORA. Tema capacidade de ingerir três tipologias de objectos digitais:
Para cada uma delas serão utilizados visualizadores específicos para uma melhor apreensão e consulta por parte dos utilizadores dos objectos digitais. Este é um problema crítico no que diz respeito a consulta de objectos complexos não lineares como as bases de dados.
Na componente de ingestão foram desenvolvidos processos e ferramentas que permitem a produção de SIP. Um SIP é a componente básica de integração no Arquivo Digital (cf OAIS).
Na componente de gestão dos objectos contidos no repositório foram desenvolvidos processos de monitorização e adição de metainformação de forma a controlar. permanentemente estado dos objectos e quaisquer alterações sobre eles efectuadas.
Recomendações
A DGARQ pretende promover a divulgação do RODA enquanto repositório institucional para informação electrónica na óptica do serviço prestado às organizações. Neste sentido foi já incorporado no RODA a base de dados relacional contendo descrições produzidas no âmbito do projecto de Inventário dos Arquivos do Ministério do Ultramar, projecto esse apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Próximas Acções
Anexos
Vários documentos técnicos foram produzidos e estão patentes no sítio
web do projecto.
Ponto de Contacto
Francisco Barbedo
Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ)
francisco.barbedo@dgarq.gov.pt
Última Actualização: segunda-feira, 7 de Junho de 2010