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Potenciar o I-Governo no Turismo de Portugal
A presente iniciativa integra-se no esforço continuado de modernização administrativa desenvolvido pelo Turismo de Portugal, I. P. desde a sua criação. Pretendeu-se fomentar a transição entre uma infraestrutura de governo eletrónico com um enfoque na gestão de processos, para um I-governo em que se pretende dar a primazia à facilidade da criação e acesso online, por parte dos cidadãos e empresas, ao conhecimento e informação criada dentro da nossa organização.

Entidade: Turismo de Portugal, I.P.
Entidades parceiras: Agência para a Modernização Administrativa, I.P. Destinatários/Beneficiários potenciais: A representatividade da atividade subjacente a esta iniciativa pode ser compreendida se tivermos em conta a esfera de atuação do Turismo de Portugal, IP, que neste momento abrange a totalidade do sector turístico e que por isso, inclui todos os agentes económicos de um sector que já representa 11% do Produto Interno Bruto, como seus potenciais utilizadores e cerca de 14% das exportações portuguesas. No que diz respeito à representatividade do Turismo de Portugal, IP enquanto organização, para além da sua sede em Lisboa, o nosso Instituto caracteriza-se por uma assinalável dispersão geográfica que nos garante uma representatividade em praticamente todo o território nacional, através da sua rede de escolas de hotelaria e das suas equipas de inspeção em casinos e bingos.

Ponto de Situação
Concluído.

Taxionomia
A área de enquadramento desta iniciativa é o setor do Turismo, nomeadamente a sua atividade ligada ao regime jurídico de licenciamento de empreendimentos turísticos, mas também a gestão das entidade e a disponibilização da informação gerada dentro de uma organização com a esfera de atuação do Turismo de Portugal, I.P enquanto agência turística nacional.


Descrição breve
A presente iniciativa integra-se no esforço continuado de modernização administrativa desenvolvido pelo
Turismo de Portugal, I. P. desde a sua criação. Pretendeu-se fomentar a transição entre uma infraestrutura de
governo eletrónico com um enfoque na gestão de processos, para um I-governo em que se pretende dar a
primazia à facilidade da criação e acesso online, por parte dos cidadãos e empresas, ao conhecimento e
informação criada dentro da nossa organização.
Para tal, foram desenvolvidas funcionalidades ao nível da gestão de entidades, da fusão de plataformas Web
para criação de um acesso único para os utilizadores, do fomento da ligação da informação e conhecimento da
organização a pontos de referência relevantes para os agentes económicos e do desenvolver do processo online
de licenciamento do regime jurídico dos empreendimentos turísticos.


Descrição pormenorizada
Os conceitos de base que enquadram esta iniciativa do Turismo de Portugal, IP, patentes nas ações orientadas para a melhoria da qualidade dos dados, na redução nas barreiras ao acesso ao conhecimento e na referenciação da informação, conhecimento e recursos existentes no Turismo de Portugal, contribuem de forma decisiva para uma maior eficiência na prestação dos serviços da nossa organização, aumentando a qualidade do seu conhecimento organizacional e tornando o seu acesso mais fluido e simples para todos os cidadãos e
empresas.
Ao fazê-lo, tentamos centrar-nos no esforço para evoluir a partir do conceito de e-government, para o que é comummente chamado i-government: a criação e transmissão de informação e conhecimento, alavancado no potencial da Internet para a interação com as empresas e os cidadãos. Como principais medidas tomadas para alcançar esta evolução podemos identificar:

  • Evolução do processo interno de gestão de entidades, em que o grande objetivo foi garantir por um lado a existência de uma concordância única entre os registos na base de dados e o número de entidades na organização e por outro desenvolver a possibilidade de referenciar as entidades em diferentes dimensões (geográfica, web tagging, entre outros). Isto for conseguido através da consolidação do repositório existente na organização, tanto ao nível de utilizadores internos como de utilizadores externos, da definição e implementação de perfis/classificação de entidades, da otimização na segurança de acesso às entidades, da criação de uma plataforma de interoperabilidade com cartão de cidadão e de um número único de utilizador.
  • Melhoria da experiencia do utilizador na representação o Turismo de Portugal, IP na Internet, conseguida através da criação de um acesso único para os utilizadores. Esta funcionalidade foi operacionalizada através da fusão de plataformas Web de forma a garantir uma gestão ágil de acessos seguros, adaptar a arquitetura e usabilidade da nova plataforma às necessidades reais dos seus utilizadores, garantindo igualmente a uniformidade e atualidade do seu design e evoluindo a plataforma para níveis de acesso europeus.
  • Finalmente foi objetivo desta iniciativa a ligação do conhecimento gerado na organização a pontos de referência relevantes para os agentes económicos. Pretendeu-se com esta ação criar uma referenciação relevante (geográfica, informativa ou relevante para acesso online) para toda a informação, conhecimento e recursos existentes dentro da infraestrutura do Turismo de Portugal. Desta forma tornou-se possível “garantir” que o conhecimento disponibilizado seja mais facilmente detetado e apreendido por parte dos principais utilizadores, que fazem o seu acesso cada vez mais através do canal web utilizando plataformas mais atuais de sistemas de informação.

Tecnologia
O Turismo de Portugal, I. P. utilizou o sistema Outsystems para o desenvolvimento de software base para a criação e disponibilização do SI RJET. Este desenvolvimento foi implementado por uma equipa externa especializada utilizando a metodologia de desenvolvimento Agile.
No que diz respeito à sua aplicação de gestão de entidades, o desenvolvimento foi operacionalizado por uma equipa interna especializada. A tecnologia utilizada orientou-se para a aplicação de software open source, particularmente:

  • Ao nível do servidor: Debian GNU/Linux, PostgreSQL, Apache e WSO2 WSAS
  • Ferramentas de desenvolvimento: DBDesigner4 Fork + Emacs + Ant

Resultado

  • Transformar a informação gerada dentro da organização em conhecimento relevante para os agentes económicos, particularmente cidadãos e empresas;
  • Aumento da qualidade de dados da organização e garantia do acesso simplificado dos nossos utilizadores aos conteúdos que lhes são direcionados, conseguidos através de intervenções ao nível da gestão de entidades, da fusão de plataformas Web e da disponibilização de um acesso único para os utilizadores;
  • Ligação do conhecimento gerado na organização a pontos de referência relevantes para os agentes económicos, criando uma referenciação relevante (geográfica, informativa ou outra relevante para o acesso online) para a informação, conhecimento e recursos existentes dentro da infraestrutura do Turismo de Portugal.
  • Desmaterialização e simplificação dos procedimentos ligados à aplicação do regime jurídico dos empreendimentos turísticos

Ponto de Contacto
Miguel Rodrigues
Departamento de Tecnologias
Rua Ivone Silva, Lote 6
1050-124 Lisboa
miguel.rodrigues@turismodeportugal.pt
Telefone: 211 140 200


Site
www.turismodeportugal.pt


Última atualização: 31 de Janeiro de 2012