Logo CM V.R.S. Antonio
Portal do Munícipe
Foi implementada na Autarquia de Vila Real de Santo António a plataforma “Portal do Munícipe” que tem como objectivo aproximar a Autarquia dos Munícipes.

O Portal do Munícipe é uma poderosa ferramenta de informação e comunicação que permite aos Munícipes acompanhar os projectos da Autarquia e contribuir activamente para o desenvolvimento do Município. Um canal de comunicação directo e desburocratizado de grande utilidade para a Autarquia e uso intuitivo para todos os Munícipes.

Iniciativa: Portal do Munícipe
Entidade:  Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
Destinatários/Beneficiários potenciais: Munícipes | Turistas | Investidores
Parceiros: Visualforma S.A.
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: Concluído, mas com novos desenvolvimentos previstos para breve.

Nos dias de hoje, o elevado volume de informação que os sites autárquicos têm de integrar leva a que haja uma dificuldade crescente por parte das Autarquias em desenvolver uma comunicação simples e eficaz com os seus Munícipes.

Para dar resposta a esta necessidade foi desenvolvido o Portal do Munícipe, um canal de comunicação directo e privilegiado entre a Autarquia e os cidadãos, promovendo uma maior interacção.

Esta plataforma permite que os cidadãos possam comunicar com a Autarquia 24h por dia, 7 dias por semana, permitindo a realização de algumas operações, que normalmente implicariam uma deslocação à Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Além disso, neste espaço é disponibilizada informação útil e direccionada aos munícipes: noticias, estratégia da autarquia, projectos e obras georreferenciados num mapa interactivo e integração com redes sociais. Desta forma, os munícipes conseguem acompanhar de perto toda a actividade e ter uma participação mais activa no seu concelho.

Através de uma área reservada, os munícipes, em apenas 3 passos, podem enviar opiniões, expor problemas e, de uma forma mais cómoda, rápida e eficaz, obter respostas por parte da Autarquia, e acompanhar, em tempo real, todo o processo.

Se por um lado, neste espaço o Munícipe sente um esforço da Autarquia em lhe fornecer informação e sente efectivamente que está a contribuir para o desenvolvimento da sua localidade, por outro, a integração deste Portal com uma plataforma de CRM (Costumer Relationship Manager), que centraliza numa única plataforma as solicitações dos Munícipes, permite à Autarquia conhecê-los melhor, comunicar de forma segmentada e possuir dados estatísticos de apoio à gestão.


Tecnologia

A Solução tecnológica que está na base do Portal do Munícipe é um gestor de bases de dados de contactos - Microsoft Dynamics CRM, e um gestor de conteúdos IMS, desenvolvido e testado pela Visualforma.

A ferramenta de CRM tem como objectivo a centralização de contactos da Autarquia e a optimização de processos e workflows de resposta ao Munícipe. Permite centralizar as solicitações dos Munícipes, quer estas cheguem por telefone, fax, internet ou até mesmo de forma presencial. A plataforma regista ainda todas as informações trocadas com os munícipes e permite a obtenção de relatórios e estatísticas, fundamentais no apoio à gestão da Autarquia.

O IMS é a solução dinâmica e integrada para a gestão de conteúdos do Portal do Munícipe, que permite total liberdade ao utilizador para efectuar alterações de conteúdos sem que haja intervenção de um técnico especializado.

Recomedações

Nos dias de hoje a afirmação numa sociedade de conhecimento e informação está dependente de um constante acompanhamento das novas tecnologias.

Às Autarquias são imputadas, cada vez mais, responsabilidades e estas precisam dar respostas rápidas e eficazes. Qualquer Autarquia moderna tem como prioridade melhorar a qualidade de vida e o bem-estar colectivo e afirmar-se na economia global através da inovação e da capacidade de implementação de novos modelos de comunicação com os cidadãos.

Quais as vantagens do Portal do Munícipe?

  • Acesso à Autarquia 24h por dia, 7 dias por semana;
  • Maior divulgação de projectos, obra feita e estratégia;
  • Munícipes mais participativos;
  • Bases de dados de contactos centralizadas;
  • Melhor conhecimento dos Munícipes;
  • Respostas mais rápidas e eficientes;
  • Desburocratização de processos na comunicação;
  • Aumento do grau de satisfação dos Munícipes; 
  • Aumento da notoriedade da Autarquia e Executivo.

O Portal do Munícipe aproxima o cidadão da Autarquia.

Anexos
mapas.pdf

Resultados

À data de 06/10/10:

Pedidos efectuados pelos munícipes – 379
Respostas dadas pelo Presidente aos munícipes – 368
Contactos (Base de Dados CRM) – 305


Próximas Acções

Face ao sucesso alcançado no primeiro ano de funcionamento, a Câmara Municipal de VRSA pretende num futuro proximo:

  • Apostar numa aplicação mobile, permitindo o acesso ao Portal do Municipe via telemóvel. Enviar sugestões e/ou reclamações em tempo real, a qualquer hora e em qualquer lugar, passa então a ser uma realidade.
  • Avaliar a possibilidade de disponibilização de serviços on-line aos municipes.
Ponto de Contacto

Dr. Pedro Pires
Chefe de Gabinete
pedro.pires@cm-vrsa.pt
Tel: 281 510 000

Visualforma
Manager I&D
Luís Sequeira - luis.sequeira@visualforma.pt
Tel.: 289 830 400 

http://www.vrsa.pt/

Última actualização: quinta-feira, 2 de Dezembro de 2010