Portal da Mobilidade Geral
No Portal poderá consultar o aviso da divulgação do procedimento de mobilidade, onde estão disponíveis os postos de trabalho, as áreas de atividades e os perfis pretendidos. O Portal permite ainda aceder, de uma forma cómoda e rápida, às ofertas dos serviços da Câmara Municipal de Loures, evitando assim deslocações ao próprio organismo.
Título
Portal da Mobilidade Geral

Entidade
Câmara Municipal de Loures/Departamento de Recursos Humanos

Entidades parceiras
Câmara Municipal de Loures/Departamento de Recursos Humanos e Divisão de Modernização Administrativa e Inovação Tecnológica.

Destinatários/Beneficiários potenciais
O Portal destina-se a todos os trabalhadores que tenham vínculo de emprego público, constituído por tempo indeterminado.

Ponto de Situação
O Portal encontra-se concluído.

Custos envolvidos
Realizado com recursos internos (Técnicos da Câmara Municipal de Loures).

Taxionomia
A legislação aplicada – Lei Geral de Trabalho em Funções Publicas – Aprovada pela Lei
35/2014 de 20 de junho.

Descrição breve
O Portal da Mobilidade Geral tem os seguintes objetivos:
  • Divulgar a abertura de procedimentos de mobilidade;
  • Permitir aos utilizadores o registo no Portal;
  • Permitir aos utilizadores a consulta das ofertas de mobilidades;
  • Permitir o envio e a receção de candidaturas às ofertas de mobilidade;
  • Permitir o envio e a receção de inscrição espontânea.

No Portal poderá consultar o aviso da divulgação do procedimento de mobilidade, onde estão
disponíveis os postos de trabalho, as áreas de atividades e os perfis pretendidos. O Portal permite ainda aceder, de uma forma cómoda e rápida, às ofertas dos serviços da Câmara Municipal de Loures, evitando assim deslocações ao próprio organismo.

Descrição pormenorizada
O Portal da Mobilidade Geral é constituído pelo front office, onde é publicada toda a informação útil para os seus utilizadores, de modo a facilitar uma eventual candidatura, quer seja referente a um procedimento de mobilidade que se encontre divulgado, quer seja uma inscrição espontânea.

Em ambos os casos, é possível e recomendado o envio online dos documentos pessoais, pelos
candidatos. Existe também o back office, onde se faz a gestão de todas as mobilidades publicadas, assim como, as candidaturas recebidas através do portal, ou entregue pessoalmente/via correio nos serviços.

Tecnologia
O desenvolvimento do Portal da Mobilidade Geral assenta numa plataforma Microsoft, usando
uma linguagem dotnet (VBNET), apoiada em javascript, ajax e framework 4.0.
Os dados são guardados numa estância de SQLServer 2008.

Recomendações
Acompanhando a evolução laboral e tendo em vista que os modelos de gestão de recursos
humanos da Administração Pública estão em constante dinâmica, o Portal da Mobilidade Geral
vem ao encontro das novas exigências, permitindo o acesso a todos os interessados, tornando mais célere toda a tramitação deste procedimento.

O Portal da Mobilidade Geral sendo uma ferramenta de gestão, permite o fácil acesso na procura e na entrega do pedido de mobilidade. Esta ferramenta facilita ainda a gestão de recursos humanos, através da afetação dos mesmos de acordo com a motivação do trabalhador e das necessidades das unidades orgânicas, promovendo a excelência dos serviços.

Para além de agilizar os processos, traz por consequência a redução de custos e a rentabilização de recursos. Contribui também para a qualidade do ambiente, através da diminuição do uso do papel.

Próximas Ações
Sempre que necessário (nova/alteração à legislação em vigor ou outras adaptações pertinentes), o Portal da Mobilidade Geral é atualizado e melhorado.

Ações de melhoria em curso:
  • Ligação do Portal da Mobilidade Geral à aplicação de Gestão Documental existente na Câmara Municipal de Loures.
  • Permissão dos dirigentes da Câmara Municipal de Loures, para registo de pedido/s de procedimento/s de abertura de mobilidade.

Ponto de Contacto
Departamento de Recursos Humanos/Divisão de Gestão de Recursos Humanos Tel: 211 151 241 Fax: 211 151 737 Ext: 412 050 E-mail: portal_mobilidade@cm-loures.pt

Anexos
FAQ - Frequently Asked Questions (perguntas mais frequentes)
Encontram-se descritas no Portal de Mobilidade Geral.

Legislação
A mobilidade geral de trabalhadores da Administração Pública encontra-se regulada nos termos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.

Site
http://app.cm-loures.pt/mobilidade/

Resultados
Estatísticas do Portal (Aqui pode consultar algumas das estatísticas de utilização do Portal. Tendo como base um propósito de evolução tecnológica e consequente agilização de processos administrativos, assim como poupança de recursos, estas estatísticas pretendem quantificar de modo global alguns dos proveitos da implementação deste Portal por parte da Câmara Municipal de Loures).

  • Nº de Utilizadores registados: 417
  • Nº de Ofertas total de Mobilidade: 107
  • 2015 - Nº de procedimentos: 31 Nº de postos de trabalho: 58 Nº de candidaturas: 17
  • 2014 - Nº de procedimentos: 30 Nº de postos de trabalho: 66 Nº de candidaturas: 36
  • 2013 - Nº de procedimentos: 22 Nº de postos de trabalho: 48 Nº de candidaturas: 51
  • 2012 - Nº de procedimentos: 22 Nº de postos de trabalho: 31 Nº de candidaturas: 26
  • 2011 - Nº de procedimentos: 2 Nº de postos de trabalho: 2 Nº de candidaturas: 2
  • Nº de visitas: 25019
  • Nº de visitantes únicos: 7494
  • Nº de Documentos guardados por utilizadores: 482
  • Nº de Currículos guardados por utilizadores: 6
  • Nº de Documentos enviados para inscrições: 335
  • Nº de Currículos enviados para inscrições: 2

Última atualização: 23-12-2015