Plataforma de Diagnóstico de Competências em PME
O Diagnóstico de Competências em PME (DC PME) é uma ferramenta de autoavaliação disponível numa plataforma online, que permite às empresas avaliar o nível das suas competências para a formulação e execução de estratégias de crescimento sustentáveis. Este tem por objetivo, estimular as PME a refletirem sobre as suas competências e capacidades em vários domínios da sua atividade, bem como, a implementarem um Plano de Melhoria de Competências que lhes permita reforçar as áreas em que evidenciam necessidades de melhoria e a sua competitividade.

Título
Diagnóstico de Competências em PME.

Entidade
IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Entidades parceiras
Colaboração pontual de associações empresariais na promoção da iniciativa.

Destinatários/Beneficiários potenciais
PME.

Ponto de Situação
A plataforma para realização dos diagnósticos online, ficou disponível às PME em Setembro de 2013, mantendo-se desde essa data acessível aos destinatários.

Custos envolvidos
A plataforma informática de suporte à realização dos diagnósticos online foi desenvolvida e implementada com recursos do IAPMEI.

Taxionomia
Estimulo à competitividade e desenvolvimento empresarial.

Descrição breve
O Diagnóstico de Competências em PME (DC PME) é uma ferramenta de autoavaliação disponível numa plataforma online, que permite às empresas avaliar o nível das suas competências para a formulação e execução de estratégias de crescimento sustentáveis. Este tem por objetivo, estimular as PME a refletirem sobre as suas competências e capacidades em vários domínios da sua atividade, bem como, a implementarem um Plano de Melhoria de Competências que lhes permita reforçar as áreas em que evidenciam necessidades de melhoria e a sua competitividade.

Descrição pormenorizada
O Diagnóstico de Competências em PME (DC PME) foi desenvolvido através de competências internas, com vista a dar cumprimento à missão e atribuições do IAPMEI, designadamente no que diz respeito, à execução de iniciativas de reforço da competitividade das PME centradas no diagnóstico e capacitação empresarial. Este visa estimular a reflexão das empresas sobre as suas competências e capacidades para a concretização das estratégias definidas, permitindo-lhe identificar áreas de potencial de melhoria e implementar ações com vista ao reforço das mesmas.

O DC PME encontra-se disponível numa plataforma online, sendo apenas necessário realizar um registo prévio para dar início à sua realização.
O Diagnóstico composto por dez áreas de competências: Estratégia e Planeamento; Liderança; Gestão Financeira; Organização e Gestão dos Recursos Humanos; Criatividade e Gestão da Inovação; Gestão da Produção; Vigilância Tecnológica e de Mercados; Gestão da Informação e do Conhecimento; Comunicação e Marketing e Gestão do relacionamento com stakeholders. Cada área de competências enquadra um conjunto de capacidades associadas a práticas empresariais relevantes para a avaliação das mesmas.

Após a realização do diagnóstico e a consequente submissão do mesmo, as empresas obtêm de imediato um relatório com os resultados da sua autoavaliação e com a sinalização das capacidades a reforçar em cada área de competência. As empresas contam ainda com o apoio do IAPMEI, através da disponibilização de um conjunto de propostas de reforço e melhoria de capacidades, que poderão ser a base para estas elaborarem e implementarem um Plano de Melhoria de Competências.

Tecnologia
O desenvolvimento tecnológico da plataforma foi efetuado recorrendo apenas recursos internos do IAPMEI.
A plataforma de suporte ao DC PME foi desenvolvida com recurso à tecnologia Microsoft .NET Framework 4, tendo como servidor aplicacional IIS (Internet information Service) da Microsoft e como motor de base de dados o Microsoft SQL Server 2008.

Recomendações
Esta iniciativa é relevante para o reforço da competitividade das empresas uma vez que permite:

  • Estimular o diagnóstico, identificar de áreas de competências a melhorar e implementar ações que permitam o seu reforço;
  • Realizar de uma forma autónoma e online a sua autoavaliação, ao ritmo que a empresa entenda desejável e com total privacidade.

Como fatores relevantes para criação de valor para as empresas aderentes destacam-se:

  • Envolvimento de toda a equipa diretiva na realização do diagnóstico;
  • Implementação de um plano de melhoria de competências com base no conhecimento resultante da autoavaliação e nas propostas de reforço apresentadas pela entidade dinamizadora da iniciativa.

Próximas Acções

  • Reforço da promoção do Diagnóstico de Competências online junto de um leque mais alargado de PME;
  • Desenvolvimento de novas aplicações na plataforma online, que permitam a automatização das propostas de melhoria de competências e a inserção de conteúdos sobre as áreas de competências em análise e práticas de gestão no âmbito das mesmas.

Ponto de Contacto
Etelvina Nabais
Telefone: 213836133
Email: competências@iapmei.pt
Departamento de Avaliação e Competitividade Empresarial
Direção de Capacitação Empresarial

Site
Informação sobre a iniciativa no site do IAPMEI:
http://www.iapmei.pt/iapmei-art-03.php?id=2896
Acesso à plataforma através do link: https://webapps.iapmei.pt/DiagPME/Login.aspx?ReturnUrl=%2fDiagPME%2f

Resultados
Desde o lançamento da plataforma online (setembro de 2013) até à presente data (setembro de 2015), foram submetidos 283 Diagnósticos por PME de diferentes setores de atividade que, beneficiaram de apoio do IAPMEI através da elaboração de propostas consideradas relevantes para a concretização do seu Plano de Melhoria de Competências.