Plataforma da Segurança Social, a nova Segurança Social Direta (SSD)
A Plataforma da Segurança Social, vulgarmente conhecida pela nova Segurança Social Direta, representa a evolução, concetual e tecnológica, do Sistema de Informação da Segurança Social.

Título
Plataforma da Segurança Social, a nova Segurança Social Direta (SSD).
 
Entidade
Instituto de Informática, I. P.

Entidades parceiras
Instituto da Segurança Social, como parceiro institucional;
Linkare, New Link Solutions, Everis Portugal e Altran Portugal, na qualidade de fornecedores.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Empresas / Entidades Empregadoras, Cidadãos, Colaboradores da Segurança Social.

Ponto de Situação
Concluída. Lançamento em 21 de novembro de 2015.
 
Taxionomia
Sistemas de informação;
Serviços a Cidadãos e Empresas.
 
Descrição breve
A Plataforma da Segurança Social, vulgarmente conhecida pela nova Segurança Social Direta, representa a evolução, concetual e tecnológica, do Sistema de Informação da Segurança Social.

Tem subjacente a mudança para um paradigma orientado aos cidadãos e empresas, assente nos seguintes objetivos:

  • Transparência;
  • Simplicidade;
  • Promoção da utilização dos serviços eletrónicos na Administração Pública.

Para atingir os objetivos definidos, o Instituto de Informática, I.P. escutou ativamente o Cidadão e a Empresa de forma a conhecer as suas necessidades e incorporá-las na estratégia de implementação de sistemas mais simples, mais transparentes e mais acessíveis.

Descrição pormenorizada
A implementação da nova Segurança Social Direta surgiu como resultado de uma análise do Instituto de Informática, I.P. sobre o Sistema de Informação da Segurança Social, com o principal propósito de potenciar um modelo de relacionamento com os Cidadãos, Empresas e parceiros institucionais assente em três pilares:

  • Permitir aos utilizadores alcançarem os seus objetivos de uma forma self-service, com rapidez e autonomia;
  • Tornar mais clara e transparente a comunicação;
  • Promover uma maior integração entre fluxos de negócio, facilitando e reduzindo as interações por parte do Cliente.

Neste sentido,  a nova Segurança Social Direta vem:
1. Responder às necessidades dos utilizadores propondo-lhes categorias de informação em linguagem corrente e familiar;
2. Garantir um interface simples e sem ruídos visuais privilegiando a simplicidade de interação e uma exposição clara dos serviços disponíveis;
3. Proporcionar mecanismos de navegação complementares que facilitam a utilização por diferentes tipos de utilizadores, nomeadamente, pesquisa de funcionalidades, menu, mosaico de opções com descritivos, atividade recente do utilizador;
4. Possibilitar uma interação proactiva  através de mensagens -  capacidade para enviar alertas e informação relevante para a Inbox de cada utilizador;
5. Disponibilizar serviços focados em:
a. Facilidade de acesso e utilização;
b. Pré-preenchimento com os dados existentes no Sistema de Informação da Segurança Social;
c. Validação à entrada para garantir a qualidade dos dados entregue pelos Cidadãos e Empresas;
d. Simplificação dos processos;
e. Integração de funcionalidades completas e coerentes com os sistemas de negócio, facilitando e reduzindo as interações por parte dos Cidadãos e Empresas;
f. Desmaterialização de processos com ganhos de eficácia e eficiência;
g. Transparência da informação de forma consistente e atualizada, e de acordo com os processos de negócio;
h. Real Time no acesso à informação;
i. Self-Service para uma autonomia na realização das operações.

Resumindo:

  • Nova página de entrada, com menu mais simples e claro;
  • Várias formas de navegar para aceder aos serviços pretendidos;
  • Inbox para comunicação entre a Segurança Social e os Cidadãos e Empresas;
  • Disponibilização de serviços de acordo com as necessidades dos Cidadãos e Empresas.

Com a nova Segurança Social Direta entraram também em produção novas  funcionalidades, como por exemplo, Validação Online de Declaração de Remunerações.

Tecnologia
A Plataforma da Segurança Social foi desenvolvida de acordo com a seguinte infraestrutura tecnológica:

Arquitetura compatível com a especificação JEE6; em particular, prevê-se a utilização das seguintes componentes da especificação ao nível da implementação:

  • CDI - Context and Dependency Injection;
  • JSF2 - Java Server Pages version 2.1, baseadas em Facelets
  • Servlet 3.0;
  • JPA 2.0 - Java Persistence Architecture - Version 2.0;
  • EJB 3.1 - Enterprise JavaBeans 3.1, nomeadamente Stateless e Stateful Session Beans;
  • JTS/JTA - Java Transaction Service / Java Transaction Architecture;
  • JAXRS - Java API for XML Rest Services;
  • JAXWS - Java API For Web Services;
  • JDBC 4.0 - Java Database Connectivity;

Utilização ainda das seguintes implementações de suporte à tecnologia identificada:

  • CDI - Weld 1.1.14 (Glassfish 3.1.2.2);
  • JSF2 - Mojarra 2.1.28 (Glassfish 3.1.2.2);
  • Servlet 3.0 -  Tomcat Web Container (Glassfish 3.1.2.2);
  • JPA2.0 - Hibernate 4.2.2.Final;
  • JAXRS - Jersey (Glassfish 3.1.2.2);
  • JAXWS - Stack Metro (Glassfish 3.1.2.2);
  • JDBC4 - ojdbc6 (Version 11.1R2 Driver for Oracle DB On JRE6+);

Recomendações

  • Constituição de uma equipa com peritos na tecnologia e negócio.
  • Dedicação em regime de exclusividade ao projeto com metas muito bem definidas.
  • Forte patrocínio do Sponsor do projeto.
  • Análise detalhada das necessidades das várias partes interessadas.
  • Envolvimento de todos os Stakeholders.
  • Investimento forte no processo de gestão de mudança, interno e externo às organizações.
  • Conseguir que a visão para projetos desta dimensão, exposição e impacto na sociedade, seja efetivamente estratégica e partilhada por todos os que terão de estar envolvidos e, mais importante, que todos, aos vários níveis, se esforcem para tornar essa visão uma realidade.

Próximas Acções
Continuação da implementação de novas aplicações assentes no modelo de relacionamento definido, como por exemplo: Consulta da posição atual dos pagamentos e recebimentos da Segurança Social.

Ponto de Contacto
Departamento de Gestão de Clientes (II-GestaoClientes@seg-social.pt), do Instituto de Informática, I. P.
  
Site
https://app.seg-social.pt/ptss

Resultados

  • Centralização num único sistema, PTSS, da Validação Online da Declaração de Remunerações, permitindo a comunicação por canais online, offline e serviços Web para comunicação direta entre sistemas.
  • Possibilidade de criação de Relações de Representação, entre o representante e o representado, com simplicidade, agilidade e a devida autorização entre as partes, para a realização de operações em nome de outro.
  • A disponibilização de uma Caixa Postal Eletrónica na PTSS que facilita a comunicação com as Empresas e Cidadãos.

Última atualização: 03-10-2016