PRIM@_MP - Projecto Integrado de Modernização Administrativa
O PRIM@_MP, desenvolvido pelo Município de Portalegre, tem como objectivo principal a prestação de um serviço público de excelência, centrado nos cidadãos/utentes/clientes/contribuintes e norteado por critérios de eficiência, eficácia e economia, com grande orientação aos processos.
 
Iniciativa:
PRIM@_MP - Projecto Integrado de Modernização Administrativa do Município de Portalegre
Entidade: Câmara Municipal de Portalegre
Destinatários/Beneficiários: Munícipes
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: O PRIM@_MP é constituído por várias vertentes, encontrando-se na sua 2ª fase de implementação.
Site: www.cm-portalegre.pt


Consciente da importância dos seus recursos humanos, na implementação do projecto em questão, o Município de Portalegre envolveu todos os seus colaboradores no respectivo processo, visando o seu comprometimento e a tomada de decisão participativa.

A 1ª fase do projecto em questão encontra-se já concluída, sendo constituída pelas seguintes acções:
  • Centralização de todos os serviços municipais e municipalizados num só edifício;
  • Alteração do organograma e respectivo regulamento;
  • Implementação do atendimento multicanal (presencial, e-mail, telefone);
  • Elaboração de Manuais de Atendimento e do Cliente;
  • Elaboração de fluxogramas simplificados;
  • Reengenharia de processos;
  • Formação (ministrada internamente);
  • Optimização das aplicações existentes;
  • Digitalização de licenças de utilização;
  • Manual de normalização de entidades;
  • Reformulação de requerimentos e criação de novos modelos;
  • Criação da “Intranet CMP” (já na sua 2ª versão);
  • Criação do “Portal Internet”;
  • Instalação de telefonia IP em todos os edifícios do Município;
  • Instalação de uma rede de fibra óptica;
  • Instalação de uma rede wireless - pré-WiMax;
  • Realização de acções de dinamização no Espaço Internet;
  • Implementação do plano de reestruturação das redes informáticas das EB1/JI;
  • Aplicação de questionários,
  • Sistema de Gestão de Ocorrências;
  • Formatação de Firewall, com vários níveis de permissão de acesso à Internet,
  • Sub-sites dos Museus, Biblioteca e Juntas de Freguesia;
  • Descentralização de serviços para as Juntas de Freguesia.

Recomendações

  • Envolvimento de todos os colaboradores no processo de mudança;
  • Identificação clara dos problemas e do ponto de partida;
  • Partilha de responsabilidades e contratualização de tarefas com as várias unidades orgânicas.

Próximas Acções

Acções que se encontram em curso e se pretendem desenvolver a curto prazo:

  • Implementação do balcão único de atendimento;
  • Implementação do call-center integrado (Município e Serviços Municipalizados);
  • Implementação do workflow de gestão documental;
  • Disponibilização online de serviços relativos ao abastecimento de água;
  • E-Contact – ferramenta de contacto online entre o Município e as Escolas Básicas e Jardins-de-infância;
  • Difusão de informação por SMS;
  • Expansão da rede pré-wimax às freguesias rurais;
  • Serviço de atendimento móvel (SAM);
  • Espaço Internet móvel;
  • Disponibilização de uma “Extranet CMP”;
  • Implementação da CAF (Estrutura Comum de Avaliação);
  • Continuação da implementação do plano transversal de formação.

Resultados

 

  • Atribuição de Menção Honrosa no Concurso de Boas Práticas da DGAL, no ano 2006, ao PRIM@_MP (1ª. Fase), na área da Modernização Administrativa;
  • Melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão/utente/cliente/contribuinte, bem como às empresas;
  • Simplificação de processos e procedimentos;
  • Modernização do funcionamento do Município, com a introdução e novos métodos de organização interna (Intranet), que permitiram aumentar a eficiência e eficácia da gestão;
  • Prestação de serviços na hora (plantas de localização, passes de transporte público, certidões de toponímia, entre outros);
  • Maior racionalização de recursos humanos e financeiros;
  • Promoção da responsabilidade partilhada e aumento da motivação dos funcionários;
  • Qualificação dos recursos humanos do município e desenvolvimento de novas aptidões e competências;
  • Maximização dos recursos financeiros existentes;
  • Divulgação de uma imagem de inovação, capacidade empreendedora e de abertura ao exterior por parte do Município (PORTAL);
  • Fomento do envolvimento dos cidadão/clientes/utentes nos processos de tomada de decisão;
  • Melhoria da qualidade das comunicações entre os vários edifícios;
  • Diminuição dos custos com comunicações internas e externas;
  • Introdução de métodos de avaliação do projecto e do grau de satisfação dos seus beneficiários, com a aplicação de questionários para aferir o respectivo grau de satisfação.

Ponto de Contacto

Teresa Narciso
Chefe de Divisão de Promoção do Desenvolvimento e Modernização
Câmara Municipal de Portalegre
teresa.narciso@cm-portalegre.pt

 Última Actualização: quarta-feira, 2 de Julho de 2008