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PRIM@_MP - Projecto Integrado de Modernização Administrativa
O PRIM@_MP, desenvolvido pelo Município de Portalegre, tem como objectivo principal a prestação de um serviço público de excelência, centrado nos cidadãos/utentes/clientes/contribuintes e norteado por critérios de eficiência, eficácia e economia, com grande orientação aos processos.
Iniciativa: PRIM@_MP - Projecto Integrado de Modernização Administrativa do Município de Portalegre
Entidade: Câmara Municipal de Portalegre
Destinatários/Beneficiários: Munícipes
Categoria: Modernização Administrativa
Ponto de Situação: O PRIM@_MP é constituído por várias vertentes, encontrando-se na sua 2ª fase de implementação.
Site: www.cm-portalegre.pt
Consciente da importância dos seus recursos humanos, na implementação do projecto em questão, o Município de Portalegre envolveu todos os seus colaboradores no respectivo processo, visando o seu comprometimento e a tomada de decisão participativa.
A 1ª fase do projecto em questão encontra-se já concluída, sendo constituída pelas seguintes acções:
- Centralização de todos os serviços municipais e municipalizados num só edifício;
- Alteração do organograma e respectivo regulamento;
- Implementação do atendimento multicanal (presencial, e-mail, telefone);
- Elaboração de Manuais de Atendimento e do Cliente;
- Elaboração de fluxogramas simplificados;
- Reengenharia de processos;
- Formação (ministrada internamente);
- Optimização das aplicações existentes;
- Digitalização de licenças de utilização;
- Manual de normalização de entidades;
- Reformulação de requerimentos e criação de novos modelos;
- Criação da “Intranet CMP” (já na sua 2ª versão);
- Criação do “Portal Internet”;
- Instalação de telefonia IP em todos os edifícios do Município;
- Instalação de uma rede de fibra óptica;
- Instalação de uma rede wireless - pré-WiMax;
- Realização de acções de dinamização no Espaço Internet;
- Implementação do plano de reestruturação das redes informáticas das EB1/JI;
- Aplicação de questionários,
- Sistema de Gestão de Ocorrências;
- Formatação de Firewall, com vários níveis de permissão de acesso à Internet,
- Sub-sites dos Museus, Biblioteca e Juntas de Freguesia;
- Descentralização de serviços para as Juntas de Freguesia.
Recomendações
- Envolvimento de todos os colaboradores no processo de mudança;
- Identificação clara dos problemas e do ponto de partida;
- Partilha de responsabilidades e contratualização de tarefas com as várias unidades orgânicas.
Próximas Acções
Acções que se encontram em curso e se pretendem desenvolver a curto prazo:
- Implementação do balcão único de atendimento;
- Implementação do call-center integrado (Município e Serviços Municipalizados);
- Implementação do workflow de gestão documental;
- Disponibilização online de serviços relativos ao abastecimento de água;
- E-Contact – ferramenta de contacto online entre o Município e as Escolas Básicas e Jardins-de-infância;
- Difusão de informação por SMS;
- Expansão da rede pré-wimax às freguesias rurais;
- Serviço de atendimento móvel (SAM);
- Espaço Internet móvel;
- Disponibilização de uma “Extranet CMP”;
- Implementação da CAF (Estrutura Comum de Avaliação);
- Continuação da implementação do plano transversal de formação.
Resultados
- Atribuição de Menção Honrosa no Concurso de Boas Práticas da DGAL, no ano 2006, ao PRIM@_MP (1ª. Fase), na área da Modernização Administrativa;
- Melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão/utente/cliente/contribuinte, bem como às empresas;
- Simplificação de processos e procedimentos;
- Modernização do funcionamento do Município, com a introdução e novos métodos de organização interna (Intranet), que permitiram aumentar a eficiência e eficácia da gestão;
- Prestação de serviços na hora (plantas de localização, passes de transporte público, certidões de toponímia, entre outros);
- Maior racionalização de recursos humanos e financeiros;
- Promoção da responsabilidade partilhada e aumento da motivação dos funcionários;
- Qualificação dos recursos humanos do município e desenvolvimento de novas aptidões e competências;
- Maximização dos recursos financeiros existentes;
- Divulgação de uma imagem de inovação, capacidade empreendedora e de abertura ao exterior por parte do Município (PORTAL);
- Fomento do envolvimento dos cidadão/clientes/utentes nos processos de tomada de decisão;
- Melhoria da qualidade das comunicações entre os vários edifícios;
- Diminuição dos custos com comunicações internas e externas;
- Introdução de métodos de avaliação do projecto e do grau de satisfação dos seus beneficiários, com a aplicação de questionários para aferir o respectivo grau de satisfação.
Ponto de Contacto
Teresa Narciso
Chefe de Divisão de Promoção do Desenvolvimento e Modernização
Câmara Municipal de Portalegre
teresa.narciso@cm-portalegre.pt
Última Actualização: quarta-feira, 2 de Julho de 2008
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