Modernizar@Mirandela
A operação "Modernizar@Mirandela" permitiu desburocratizar e modernizar os serviços técnico-administrativos, bem como acelerar os processos de decisão. A implementação de três novos Espaços do Cidadão (EdC) e integração de diversos canais de atendimento (presencial, correio tradicional e eletrónico), constituíram ferramentas cruciais na prossecução da estratégia do município de qualificação e simplificação do atendimento.

Título
Modernizar@Mirandela

Entidade
Município de Mirandela

Entidades parceiras

  • Displax ;
  • WireMaze;
  • Medidata;
  • Fórum informática;
  • New Vision, Tensator

Destinatários/Beneficiários potenciais
Munícipes do concelho de Mirandela e cidadãos em geral

Ponto de Situação
Concluído.
 
Taxionomia
Modernização Administrativa

Descrição breve
A operação "Modernizar@Mirandela" permitiu desburocratizar e modernizar os serviços técnico-administrativos, bem como acelerar os processos de decisão. A implementação de três novos Espaços do Cidadão (EdC) e integração de diversos canais de atendimento (presencial, correio tradicional e eletrónico), constituíram ferramentas cruciais na prossecução da estratégia do município de qualificação e simplificação do atendimento.

Descrição pormenorizada
O Município de Mirandela considera que a operação executada no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa foi crucial na prossecução da sua estratégia de tornar o município numa entidade moderna, inovadora, tecnologicamente evoluída e eficiente, melhorando substancialmente a qualidade e eficiência dos serviços prestados. Como resultado das atividades implementadas de desmaterialização e interoperabilidade de processos, informatização e definição de mecanismos de controlo de gestão, o Município disponibiliza atualmente um serviço mais eficaz e rigoroso, contribuindo paralelamente para a racionalização de custos.

As ações levadas nesta operação assentaram em três premissas fulcrais:

  • Qualificação e simplificação do atendimento aos cidadãos e empresas;
  • Racionalização de estruturas e serviços
  • Reengenharia de processos.

No âmbito da qualificação e simplificação do atendimento aos cidadãos e empresas, o município de Mirandela promoveu várias ações como o Upgrade para Plataforma Multicanal, a implementação dos Espaços de Cidadão, desenvolvimento da aplicação Visitante/Munícipe e implementação de sistemas de gestão de atendimento, aquisição  de hardware e software.

De salientar ainda a aposta na segurança informática e reforço de sistemas e dados bem como aquisição de um novo sistema VOIP, investimentos integrados na rubrica de racionalização de estruturas de serviços do município.

Ciente da necessidade de inovação no que respeita às metodologias de gestão organizacional, o município complementou as ações já referidas com uma aposta na reengenharia de processos e ações de suporte e consultoria técnica especializada para apoio na implementação da operação.

 
Recomendações
O sucesso da operação será alcançado por via de um forte envolvimento dos utilizadores que fazem o atendimento descentralizado por forma a que possa haver uma correta avaliação das ações implementadas, possibilitando assim a perceção se foram atingidos os objetivos do projeto.

 
Ponto de Contacto
Fátima Verdelho Fontoura
Técnica Superior Coordenadora
Contacto: 278261173
email: fatima.fontoura@cm-mirandela.pt  

Resultados

  • Automatização e simplificação dos processos administrativos e informatização de processos ultrapassados, colmatando falhas existentes no sistema e respondendo às necessidades do Município;

    Melhoria do desempenho da organização;

    Melhoria e qualificação na gestão integrada de processos, projetos, ações e atividades, facilitando o trabalho em equipa, a comunicação e aceleração informativa de conteúdos disciplinares e transdisciplinares aos diversos departamentos da autarquia;

    Rentabilização e racionalização das estruturas tecnológicas da CM Mirandela;

    Maior facilidade de hierarquização vertical e horizontal da informação e decisão, concorrendo assim para uma maior eficácia e eficiência na adoção de procedimentos internos e externos;

    Tratamento de Indicadores de Apoio à tomada de decisão, permitirá obter informação atual para apoio às tomadas de decisão, com economias de tempo, fidedignidade de resultados, facilidade e autonomia na utilização;

    Maior disseminação de resultados junto dos beneficiários diretos e indiretos;

    Contributo para o desenvolvimento económico traduzido na redução dos custos de contexto e na criação de uma envolvente favorável a um maior sucesso das oportunidades de negócio;

    Agregação da informação histórica/cultura/turística, numa única aplicação, gerando uma mais-valia naquele que é o Plano de Comunicação do Município;

    Desburocratização, simplificação e agilização de processos;

    Diminuição dos tempos de resposta, agilizando os passos intermédios dos processos;

    Promoção turística do Concelho, com uma aposta efetiva na Economia Digital, o que gerará um ganho competitivo e de diferenciação importante