Modernizar Armamar
Este projeto do sistema de modernização da câmara municipal de Armamar (CMA) teve impacto na clarificação da estratégia, no sistema de controlo de gestão, nos sistemas de custeio por atividades, no SIADAP 1 e 2, nos sistemas de informação, na definição de funções e postos de trabalho, na gestão de conhecimento, no sistema de gestão de qualidade e na gestão do risco, fraude e transparência.
Título
Modernizar Armamar
Entidade
Câmara Municipal de Armamar
Entidades parceiras
AMA; IP BRICK; SisConsult; Medidata; S2L; Fluxograma; Qualitividade
Identificação das organizações (Organismo público, Empresa, Associação, Instituição, Universidade, PALOP’s, outros) que colaboraram com a Iniciativa. NOTA
Destinatários/Beneficiários potenciais
O sistema de modernização destina-se a munícipes, cidadãos, empresas e trabalhadores do município de Armamar.
Ponto de Situação
No âmbito de um projeto de modernização de médio prazo podemos dizer que está concluída a primeira etapa relativa à estratégia organizacional e modelo de funcionamento. Encontrando-se em curso a etapa de natureza mais operacional.
Taxionomia
Modernização Administrativa; estratégia organizacional; alinhamento estratégico; avaliação de desempenho; SIADAP; CAF; Balanced scorecard; BPM; processos; objetivos; indicadores; controlo de gestão; qualidade; custeio por atividades; plano de atividades; sistemas de informação.
Descrição breve
Este projeto do sistema de modernização da câmara municipal de Armamar (CMA) teve impacto na clarificação da estratégia, no sistema de controlo de gestão, nos sistemas de custeio por atividades, no SIADAP 1 e 2, nos sistemas de informação, na definição de funções e postos de trabalho, na gestão de conhecimento, no sistema de gestão de qualidade e na gestão do risco, fraude e transparência.
Descrição pormenorizada
Criação de um sistema de gestão inovador com base em três dimensões: estratégica, operacional e tecnológica.
Dimensão estratégica: Concebida e implementada a arquitetura organizacional sistémica, baseada em Competências Organizacionais (CO), que dá suporte a um sistema de controlo estratégico em dois nivéis, sendo um de médio prazo (estratégico) e outro de curto prazo (tático) dirigido aos stakeholders estratégicos. Esta arquitetura permitiu a definição de práticas organizacionais com impacto na clarificação de responsabilidades organizacionais e individuais e na definição das atividades de custeio. Adicionalmente permitiu o alinhamento estratégico de toda a atividade, em particular dos processos operacionais e dos sistemas de informação. De salientar a renovação dos sistemas SIADAP 1 e 2, alinhados pela estratégia e pelos processos.
De referir a elaboração de um novo modelo de funcionamento do Município dando origem ao novo regulamento que vem ajudar a reforçar a apropriação de toda a abordagem e práticas de trabalho introduzidas. Esta apropriação foi acompanhada de uma disseminação gradual pela organização e facilitada pela abordagem adotada assente em workshops interativos em vez das tradicionais entrevistas individuais.
Dimensão operacional: identificadas melhorias importantes a introduzir nos processos operacionais, nomeadamente as definições das regras de imputação dos custos às tarefas, a definição dos postos de trabalho e as necessidades de informação específica para o apoio ao controlo de indicadores de gestão.
Dimensão tecnológica: Identificação de necessidades de informação para melhoria e extensão dos sistemas aplicacionais existentes. Definição de um quadro orientador para o planeamento estratégico e para os sistemas de informação. De referir finalmente a abordagem metodológica MLearn, Topdown orientada a sistemas, processos e a serviços.
Tecnologia
Reforço das aplicações iPortalDoc e Medidata. Identificadas melhorias para extensão futura do sistema de informação da CMA.
Aquisição do sistema de modelação estratégica e suporte ao repositório de conhecimento organizacional da CMA.: Mood.
Recomendações
Reforça-se a importância da adoção de abordagens estratégicas organizacionais que orientem todos os projetos de reengenharia de processos, de avaliação de desempenho e de sistemas de informação, garantindo um alinhamento estratégico efetivo.
Próximas Acções
Desenvolver o sistema ao nível operacional, completando a reengenharia de processos, a definição de funções, o SIADAP3 e o sistema de informação do suporte. Ao nível da dimensão estratégica contemplar o sistema de business inteligent e proceder ao acompanhamento da maturação do sistema de gestão implementado.
Ponto de Contacto
António José da Silva Fernandes | Chefe de Divisão Municipal de Administração e Desenvolvimento Social | Câmara Municipal de Armamar | +351 254 850 800 | afernandes@cm-armamar.pt
Anexos
http://www.cm-armamar.pt/noticias/noticias/modernizar-para-melhor-servir
http://www.cm-armamar.pt/noticias/noticias/melhoria-e-promocao-dos-servicos-prestados-pela-camara-municipal
Site
www.cm-armamar.pt
Resultados
O município de Armamar começa a afirmar-se e a distinguir-se pelas boas práticas adotadas e pela capacidade de se constituir como parceiro de referência no desenvolvimento local.
Última atualização: 11-02-2016