Modernização e Reestruturação Tecnológica de Processos
As áreas das Tecnologias de informação e sistema de informação (TI/SI) ao qual esta operação incide é fundamental no desenvolvimento das actividades dos INSA, quer para garantir a eficácia e eficiência de operações internas quer na relação com clientes/utentes, fornecedores e parceiros.
Título
Modernização e Reestruturação Tecnológica de Processos
Entidade
Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (sede)
- Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto)
- Centro de Genética Médica Doutor Jacinto Magalhães (Porto)
- Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas Doutor Francisco Cambournac (Águas de Moura)
Destinatários/Beneficiários potenciais
Funcionários do INSA, fornecedores, clientes/utentes
A operação incide sobre o reforço e melhoria das tecnologias de informação e Sistemas de informação (TI/SI),vai permitir que o INSA seja mais eficaz e eficiente nos seus processos internos e na relação com fornecedores, clientes/utentes e parceiros.
Ponto de Situação
A fase de implementação das soluções e dos requisitos funcionais inicias encontra-se concluída. No entanto, dado à capacidade de evolução das soluções adquiridas é de todo o interesse do INSARJ o constante desenvolvimento das mesmas, utilizando os conhecimentos adquiridos na fase inicial do projecto.
Taxionomia
Gestão da Qualidade
Gestão de Informação
Modernização Administrativa
Gestão por Processos
Descrição breve
As áreas das Tecnologias de informação e sistema de informação (TI/SI) ao qual esta operação incide é fundamental no desenvolvimento das actividades dos INSA, quer para garantir a eficácia e eficiência de operações internas quer na relação com clientes/utentes, fornecedores e parceiros.
Os objectivos do projecto são:
- Automatizar e optimizar os processos de suporte garantido uma maior eficiência operacional, através de uma arquitectura integrada para as várias direcções e órgãos do Instituto (Processos e Aplicações);
- Aumentar o desempenho, segurança e os tempos de resposta dos sistemas, facilitando a comunicação, a partilha de informação e espaços de colaboração com fornecedores, utentes/instituições de saúde e colaboradores (Fundações Tecnológicas), e;
- Alinhar as TI/SI com a estratégia do INSA e o reposicionamento da área TIC como um prestador de serviços internos, garantido um planeamento sustentado dos investimentos de TI/SI e uma maior satisfação das expectativas dos utilizadores (Organização e Governance das TI/SI).
Descrição pormenorizada
1.1. Processos e Aplicações:
1.1.1. Implementação da aplicação de Processo Clínico e de Integração de Equipamentos Laboratoriais no Centro de Genética Médica Dr. Jacinto Magalhães (JM).
Esta acção visa a melhorar o acesso e a eficiência dos serviços clínicos prestados aos utentes do JM. O novo sistema de informação irá integrar aplicações de apoio à decisão clínica, repositórios de documentação e dados clínicos, aplicações para processos operacionais e de gestão.
Com esta acção pretende-se suprir algumas das limitações identificadas na área de TI/SI do INSA, nomeadamente:
- O fraco nível de automatização dos processos clínicos,
- A fraca utilização dos canais Web na relação com utentes,
- Dificuldades de interoperabilidade entre os softwares existentes.
1.1.2. Implementação de ERP para áreas de suporte.
Esta acção irá tornar mais eficazes e económicos os processos internos do INSA, contribuindo para a coesão/interligação de diferentes áreas do Instituto.
O ERP vai integrar os vários dados e processos do INSA relativos às áreas de suporte, nomeadamente recursos financeiros, recursos técnicos, recursos humanos e assessorias.
Com esta acção serão debelados muitas das fragilidades do INSA, nomeadamente:
- Fraca automatização de processos;
- Existências de actividades sem suporte tecnológico;
- Dificuldades na obtenção de relatórios de gestão;
- Replicação de informação;
- Existência de sistemas desintegrados.
1.1.3. Evolução da solução de gestão documental.
Esta acção visa tornar mais eficiente a gestão documental do INSA e implementar uma politica interna de segurança e de gestão do conhecimento, ou seja, permitirá ter grandes ganhos nos tempos de circulação, procura, controlo e arquivo de documentos, agilizando assim todo um conjunto de processos.
Com esta ferramenta serão supridas fragilidades da área das TI/SI do INSA, nomeadamente:
- Limitações funcionais da aplicação actual;
- Processos pouco eficientes;
- Falta de mecanismos de segurança de protecção da informação.
1.2. Fundações Tecnológicas:
1.2.1. Renovação das Infra-estruturas de Suporte às Aplicações Informáticas.
Esta acção visa melhorar a infra-estrutura aplicacional e promover os recursos partilhados, o que proporcionará ao INSA um reforço de infra-estruturas capazes de suportar o esforço de evolução do seu serviço TI/SI e baixar os custos de operação e manutenção.
Com esta acção serão resolvidas algumas lacunas, nomeadamente:
- Ineficiências na utilização;
- Manutenção de equipamentos.
1.2.2. Implementação de uma Estação de Trabalho Padrão e mais Funcional.
Esta acção visa a modernização dos postos de trabalho informáticos e o necessário suporte à evolução das aplicações e serviço TI/SI do INSA, prevendo-se uma redução dos custos de manutenção e melhorar a produtividade dos colaboradores do INSA.
Com esta acção, poderá se resolver alguns constrangimentos, nomeadamente:
- Ineficiências na utilização e manutenção de equipamentos.
1.2.3. Reforço da segurança.
Esta acção visa garantir níveis de segurança no acesso e tratamento da informação, adequados à missão do INSA, especialmente nas áreas de disaster recovery e de acessos.
Com esta acção as fragilidades existentes, nomeadamente ao nível da segurança da área de TI/SI, serão resolvidas.
1.2.4. Implementações de Redes Wireless, Mobilidade e Acessos Externos.
Esta acção visa garantir condições de trabalho modernas aos funcionários do INSA e aos seus colaboradores eventuais, incentivando a partilha de informação e reduzindo os obstáculos ao desenvolvimento das actividades de investigação, através da implementação de redes informáticas sem fios, mecanismos de mobilidade e de acesso a partir do exterior do INSA.
Com esta acção, irá se contribuir para melhorar algumas ineficiências existentes ao nível do equipamento e também para a implementação de uma política de segurança / protecção de dados.
1.3 Organização e Governance de TI/SI
1.3.1. Plano de implementação e a montagem da unidade de gestão.
Esta acção visa melhorar toda a organização e governance de TI/SI do INSA, modernizando-a e integrando as diferentes unidades geograficamente dispersas do Instituto. Este plano implica o planeamento e implementação de uma unidade que ficará com a responsabilidade de gerir a operação e de organizar e manter a área de TI/SI, que é estratégica para o desenvolvimento do Instituto.
Com esta opção pretende-se atender ao conjunto das fragilidades apresentadas pela área de organização e governance de TI/SI do INSA.
Recomendações
Para o bom desenvolvimento desta iniciativa foi crucial a realização de um diagnóstico de todos os processos da organização e da situação actual a nível tecnológico, procedeu-se à análise dos mesmos e à sua discussão com todos os intervenientes.
O objectivo final, o da desmaterialização de processo e integração em soluções próprias, tendo em conta a componente humana e toda a gestão de mudança associada, num ambiente cultural muito específico, a administração pública, como estava previsto, não foi até ao momento totalmente concluído, estando no entanto, segurado o desenho de toda a reengenharia e a ser implementado todo o processo de forma a responder a este objectivo final definido.
Próximas Acções
Evolução das soluções adquiridas de forma a abranger por completo todos os processos existentes no INSA.
Ponto de Contacto
José Gancho
Diretor da Direção dos Recursos Técnicos
Jose.gancho@insa.min-saude.pt
Tel: +351217519512