Modernização dos Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde dos Serviços de Consulta, Bloco Operatório e Internamento
O Projecto de Informatização dos Serviços de Consulta Externa, Internamento e Bloco Operatório tem como principal objectivo aumentar a satisfação dos cidadãos e profissionais através de uma eficiente prestação de cuidados de saúde.

Título
Modernização dos Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde dos Serviços de Consulta, Bloco Operatório e Internamento

Entidade
Centro Hospitalar São João, EPE

Entidades parceiras
Não há.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Utentes e profissionais do Centro Hospitalar São João.

Ponto de Situação

Concluído.
 
Custos envolvidos
1.546.443,35€
 
Taxionomia
Saúde.
 
Descrição breve
Este projecto contempla a implementação de um sistema de informação global, nomeadamente ALERT® PAPER FREE HOSPITAL (ALERT® PFH), que compreende os seguintes módulos:

  • Módulo para o Serviço de Consulta Externa – ALERT® OUTPATIENT (inclui o ALERT® Waiting Room);
  • Módulo para o Serviço de Internamento – ALERT® INPATIENT;
  • Módulo para o Serviço Bloco Operatório – ALERT® ORIS

 
Descrição pormenorizada
Os actuais serviços de prestação de cuidados de saúde deparam-se com um conjunto de problemas de onde se destacam os seguintes:

  • Registos inadequados, ilegíveis ou de legibilidade duvidosa;
  • Difícil avaliação objectiva de problemas pelo facto dos registos de actividade serem insuficientes e não existir ferramentas de análise de apoio à decisão;
  • Inadequada articulação entre os profissionais de saúde que interagem nos diferentes serviços e instituições;
  • Inexistência de registos informáticos em tempo real e impossibilidade de consulta de históricos em tempo real;
  • Impossibilidade de acesso rápido à informação de episódios anteriores do utente e a passagem dessa informação para os hospitais de referência;
  • Dificuldade em partilhar informação entre serviços e instituições;
  • Dificuldade em trocar opiniões sobre um determinado caso clínico com profissionais de saúde especializados noutros locais sem haver necessidade de deslocar o utente;
  • Descontentamento dos utentes devido às demoras no atendimento;
  • Descontentamento dos utentes devido à falta de informação e articulação entre serviços e instituições.

 

O Projecto de Informatização dos Serviços de Consulta Externa, Internamento e Bloco Operatório tem como principal objectivo aumentar a satisfação dos cidadãos e profissionais através de uma eficiente prestação de cuidados de saúde.

Com a execução deste projecto pretende-se colmatar os problemas existentes e contribuir para uma melhoria da prestação de cuidados de saúde através da proliferação de novas tecnologias de informação.

Pretende-se contribuir assim, para uma melhoria qualitativa da prestação de cuidados de saúde, criando condições que permitam:

  • Facilitar o desempenho dos profissionais de saúde permitindo um acesso em tempo real à informação;
  • Registar e consultar de forma rápida e intuitiva qualquer informação a partir de qualquer instituição pertencente ao CHSJ;
  • Visualizar alertas sobre, por exemplo, tarefas importantes a realizar;
  • Interligar a actividade de todos os profissionais de saúde que desempenham funções no CHSJ;
  • Transferir e partilhar informação entre os serviços de prestação de cuidados de saúde do CHSJ;
  • Partilhar informação que poderá auxiliar a tomada de decisão dos profissionais e a programação dos cuidados de saúde;
  • Identificar de forma inequívoca todos os intervenientes (profissionais e utentes);
  • Analisar e controlar a actividade desenvolvida no HNSCV através de uma ferramenta de Data Warehouse adequada a cada realidade.

Com a implementação de um sistema de informação global pretende-se colmatar os problemas existentes e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Tecnologia

  • A solução ALERT® responde positivamente aos requisitos técnicos e funcionais do Sistema de Informatização pretendido pelo HNSCV;
  • Devido ao resultado positivo da solução ALERT® EDIS implementada no Serviço de Urgência do HNSCV;
  • Os módulos de software que compõem a solução ALERT® estão desenvolvidos usando standards como HL7, SNOMED CT, LOINC, CIPE, CDA, CID9/ICD10 e ICPC2;
  • A suite de produtos ALERT® é a única linha de produtos de software clínica com provas dadas e com implementação significativa no universo das unidades de Saúde em Portugal, garantindo a sua fiabilidade;
  • As credenciais e garantias de suporte técnico e funcional, baseado em experiências de implementação, garantem a sustentabilidade técnica pós-projecto.

Ponto de Contacto
Carlos Alberto Silva
Carsilva@hsjoao.min-saude.pt
Tel: 225 512 291

Site
chsj@min-saude.p

Resultados
Melhoria significativa na qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados nas áreas da consulta externa, bloco operatório e internamento.

Última atualização: 12-02-2016