Modernização dos Serviços - Portal de Serviços e desmaterialização do Processo CPIE
Desenvolvimento de um Portal de Serviços visando incrementar e melhorar o Interface com Clientes e Sociedade, através de investimentos que permitam a evolução para um Portal de Serviços dinâmico e que permita a gestão de conteúdos e dados estatísticos no site e no Portal de serviços.

Título
Modernização dos Serviços - Portal de Serviços e desmaterialização do Processo CPIE

Entidade
Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo

Entidades parceiras
GFI Portugal, SA

Destinatários/Beneficiários potenciais
A população-alvo da operação inclui a totalidade da população da DRAPLVT (interna e externa) - é um “projeto de todos e para todos”- com efeitos positivos em todo o Ministério. Em termos internos, a população alvo diretamente beneficiada com a presente intervenção são os recursos humanos que constituem a DRAPLVT, mas também as Alfandegas, para acesso aos certificados, fomentado a comunicação direta entre as Alfandegas e a DRAP LVT. Em termos externos, os principais beneficiários são os clientes/futuros clientes da DRAPLVT, no âmbito do CPIE.

Ponto de Situação
Concluído

 
Taxionomia

  • Modernização Administrativa.
  • Desmaterialização de processos

Descrição breve

  • Alinhar a prestação do serviço com as expectativas dos Cidadãos e das empresas, flexibilizando o acesso dos Ci-dadãos e das empresas aos serviços;
  • Produzir informação de gestão que permitisse um controlo efetivo da atividade e suporte a tomada de decisão relativamente a melhorias a introduzir;
  • Melhorar a capacidade de resposta tecnológica da DRAPLVT.

Descrição pormenorizada
O projeto visa integrar 2 Atividades, complementares, com benefícios na melhoria da sua eficiência organizacional e efeitos de disseminação em toda a AP, nomeadamente:
Atividade 1: consiste no desenvolvimento de um Portal de Serviços visando incrementar e melhorar o Interface com Clientes e Sociedade, através de investimentos que permitam a evolução para um Portal de Serviços dinâmico e que permita a gestão de conteúdos e dados estatísticos no site e no Portal de serviços.

Atividade 2: desmaterialização de um dos principais processos de negócio da DRAPLVT – CPIE. Este projeto re-flete políticas estruturantes que a DRAPLVT pretende implementar, no sentido de se tornar uma instituição moderna, inovadora e competitiva, imperativos da atual conjuntura e desafios da Administração Pública.

Tecnologia
Tecnologias consideradas
MS Sharepoint 2010, MS SQL Server 2008.

Arquitetura da solução
• Site institucional – farm Microsoft SharePoint Server 2010
• Portal de Serviços – farm Microsoft Office SharePoint Server 2010 
 

Ponto de Contacto
Chefe de Divisão
Luis Filipe da Silva Cid (Dr.)
• Divisão de Comunicação e Sistemas de Informação
Rua Joaquim Pedro Monteiro, 8 - 2600-164 V. F.de Xira
263 286 600
263 270 610
dcsi@draplvt.mamaot.pt

 

Site
www.draplvt.mamaot.pt
 
Resultados

  • Desmaterialização da relação dos utentes com a DRAPLVT, designadamente com a disponibilização de documentos assinados eletronicamente e o acesso ao estado dos processos pelos próprios (utentes/clientes) interessados
  • Disponibilização de uma área de gestão e autenticação de utilizadores externos, de forma a que passem a ser geridos por um mecanismo de autenticação próprio
  • Melhoria da qualidade do serviço prestado na emissão de certificados aos utilizadores externos da DRAPLVT

• Aumento da eficiência e da facilidade com que é feita a gestão do Site Institucional, resultando a substituição do atual Site Institucional na otimização e simplificação da forma como se define:

• Gestão de Conteúdos informativos
• Gestão de formulários
• Administração de Acessos a Utilizadores Externos
• Melhoria da estética e da ergonomia do Site Institucional e da Intranet – a disponibilização de HTML de suporte ao Site Institucional e à Intranet, em articulação com a utilização do Sharepoint permitiu melhorias significativas em termos estéticos e ergonómicos
• Aumento do controlo da utilização do site através da disponibilização de um conjunto de dados estatísticos sobre frequência de visitas de utilizadores e páginas mais requisitadas
• Melhoria da performance e da qualidade de todo o Processo CPIE
• Disponibilização de suporte para a consulta ao Processo CPIE num ambiente gráfico, simples de utilizar e ao mesmo tempo detalhado
• Implementação de áreas de consulta que permitem tanto aos utilizadores da DRAP LVT, como aos Operadores Económicos, consultarem os processos finalizados e em curso, bem como dar resposta às necessidades de auditorias aos processos CPIE
• Aumento do controlo e melhoria da capacidade de monitorização do Processo CPIE através da disponibilização de dados estatísticos inerentes ao seu tratamento
• Melhoria do controlo dos acessos dos utilizadores externos à rede da DRAPLVT
• Disponibilização de conteúdos documentais (certificados, etc.) a utilizadores externos à DRAPLVT
• Implementação de interface de registo do atendimento aos utentes (canais online, email e presencial) e ainda interface de agendamento que permite aos utentes o agendamento de reuniões de atendimento presencial pendentes de confirmação posterior .

Última atualização: 23-02-2016