MU.SA – Museu de Artes de Sintra
O projecto MU.SA constitui-se como uma aposta na “modernização administrativa, no aumento da eficiência, eficácia, economia e qualidade”, na medida em que congrega diversas valências que se encontravam dispersas por várias unidades da CMS, ou que não estavam mesmo disponíveis para o público, como é o caso da Coleção Municipal de Arte.

Título
MU.SA – Museu de Artes de Sintra

Entidade
Câmara Municipal de Sintra

Entidades parceiras
O MU.SA pretende estabelecer protocolos com várias instituições académicas, como o IADE, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a Academia Nacional de Belas-Artes e com outras instituições culturais no âmbito de projectos que envolvam música, teatro, dança, entre outros.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Público em geral.

Ponto de Situação
O MU.SA – Museu de Artes de Sintra encontra-se aberto ao público desde o dia 17 de Maio, momento da sua inauguração. Aguarda-se a conclusão de protocolos a estabelecer com diversas entidades.

Descrição pormenorizada
O projecto MU.SA constitui-se como uma aposta na “modernização administrativa, no aumento da eficiência, eficácia, economia e qualidade”, na medida em que congrega diversas valências que se encontravam dispersas por várias unidades da CMS, ou que não estavam mesmo disponíveis para o público, como é o caso da Coleção Municipal de Arte. Assim, no mesmo espaço concentramos: Coleção Municipal de Arte, Galeria Municipal de Arte, Lab Arte (local destinado à arte emergente), Livraria Municipal, uma zona destinada ao serviço educativo com um pequeno museu para as crianças onde se expõem os seus próprios trabalhos e uma zona de restauração.
O espaço onde se encontra o MU.SA foi anteriormente ocupado pela Coleção Berardo, encontrando-se devoluto desde o momento em que a referida Coleção ali deixou de se expor. A implementação do projecto MU.SA veio ocupar um edifício municipal de grande valor arquitectónico, da autoria do premiado arquitecto Norte Júnior (1878-1962), concluído em 1924, constituindo-se uma importantíssima mais valia enquanto equipamento cultural para a Câmara Municipal de Sintra bem como para a revitalização da zona da Estefânia, assumindo-se como um importante complemento ao Centro Cultural Olga Cadaval.

Tecnologia
Os visitantes do MU.SA terão a curto prazo possibilidade de utilizar tecnologias e/ou plataformas interactivas para obter mais informações sobre obras de arte através do sistema Q Reader, por exemplo.

Recomendações
Fatores determinantes para o sucesso do projecto quando adaptado a uma realidade municipal:

• Articulação eficiente entre as diversas valências da estrutura municipal.
• Persistência.
• Motivação das equipas envolvidas no projeto.

Próximas Acções
O MU.SA continua a desenvolver e a produzir actividades que abrangem as mais diversificadas áreas culturais como exposições, congressos, conferências, entre outros.

Ponto de Contacto
Jorge Batista – Coordenador do Núcleo de Museus, Galerias e Colecção Municipal de Arte.
antonio.batista@cm-sintra.pt
Tel: 21 923 87 85

Site
http://www.cm-sintra.pt/

Resultados
Até ao dia 1 de Junho entraram no MU.SA 284 visitantes (sem contar com os visitantes presentes na inauguração que contabilizamos em mais de duas centenas).

Imagem
Logotipo

última atualização 02-07-2014