Linha Sintra Sénior da CM de Sintra
A Linha Sintra Sénior é um atendimento telefónico especializado que surge para rececionar pedidos de apoio social e facultar informações diversas, destinado principalmente a idosos que residam sozinhos e sem suporte familiar, contribuindo para diminuir situações de isolamento.

Entidade
Câmara Municipal de Sintra

Entidades parceiras
Iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra – Departamento de Solidariedade e Inovação Social – em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil, com o envolvimento das entidades de apoio à comunidade.

Destinatários/Beneficiários potenciais
Os destinatários da Linha são todos os cidadãos que pretendam sinalizar idosos em situação de risco e idosos para pedido de informação/apoio.

Ponto de Situação
Em curso.

Custos envolvidos
Custo mensal das chamadas (rececionadas e efetuadas no âmbito da Linha).

Taxionomia
A Autarquia de Sintra criou uma Linha Telefónica Gratuita, com o número 800 206 275, assegurada 24 horas por dia, que visa rececionar, encaminhar e apoiar os cidadãos em questões relacionadas com idosos residentes no Município.

Descrição pormenorizada
A Linha Sintra Sénior surge como uma estratégia para dar resposta aos cidadãos de maior idade que se encontram em situação de vulnerabilidade, evitando riscos de isolamento e proporcionando um meio de comunicação mais rápido em momentos de emergência.

Considerando os dados dos últimos censos, cerca de 14% da população total do Município são idosos. Assim, a Câmara Municipal de Sintra atenta ao envelhecimento da população, e tendo sido o ano 2012 dedicado ao Envelhecimento Ativo e à Solidariedade entre Gerações, considera ser premente cuidar mais e melhor dos seus idosos, para que possam continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, viver e envelhecer com saúde, autonomia e dignidade.

Tecnologia
Para a realização do projeto, foi necessário a existência de equipamento telefónico e informático.

Recomendações
Como pontos fortes destaca-se o envolvimento da Gestão de Topo e respetivos colaboradores na formulação e implementação da iniciativa, existindo sempre uma elevada preocupação em disponibilizar informação de serviços, equipamentos, programas e projetos de uma forma direcionada às necessidades apresentadas.

Por outro lado, é fulcral a existência de um encaminhamento e articulação com outros parceiros da comunidade, agilizando e simplificando o processo de intervenção, no sentido de existir uma sinalização de idosos isolados ou em risco de exclusão.

Próximas Ações
Consolidação da divulgação.

Site
www.cm-sintra.pt

Anexos
Linha Sintra Sénior na Imprensa
Cartaz de divulgação da Linha Sintra Sénior
Logo Linha Sintra Sénior

Resultados
A linha funciona desde o dia 15 de outubro de 2012 e regista até ao momento 99 registos de atendimento telefónico, dando origem à abertura de 33 processos de intervenção.